Jump to content
Arquitectura.pt


Plotter A1 - Que modelo escolher?


lpio

Recommended Posts

Olá a todos, necessito de uma plotter cores para tamanhos A1.

Qual o modelo que me sugerem? por aquilo que tive oportunidade já de pesquisar parece-me que a HP Designjet 110plus, poderá ser uma boa opção preço/qualidade, sobre este modelo conhecem alguma campanha*, ou qual a loja com o melhor preço?

*caso conheçam alguma situação com campanha de retomas, tambem estou interessado pois tenho uma HP designjet 230 A0, so que esta já nao mes serve completamente porque é apenas monocromática e eu necessito agora de uma A1 a cores...

Caso saibam de algum negocio interessante nesta área (novo ou usado), por favor partilhem.

Podem deixar mensagem ou enviar para luis.santos.pio(at)gmail.com


Muito obrigado,

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Boas,

Também estou interessada em comprar uma plotter a cores pa imprimir a A1 e que tenho já suporte para rolo de papel... :icon14:

Já tive a ver aqui no forum, e a k aconselham é a HP Designjet 110 Plus nr e a HP Designjet 130nr, já tive a ver os preços, e a diferença é bastante grande....mas se compensa-se, porque ñ....

HP Designjet 110 Plus nr
HP Designjet 130nr

E se houvesse usada, em bom estado ainda era melhor... :)

Digam-me o que acham e o que me aconselham, é basicamente para imprimir cenas de arquitectura....não é pa nada fotográfico, mas queria bastante precisão ao imprimir as linhas dos projectos.... ;)

Link to comment
Share on other sites

Pelo que sei a 130 é mais vocacionada para trabalhos gráficos do que a 110, por isso se o que pretende são desenhos de arquitectura, na minha opinião a 110 talvez seja a mais apropriada, já que nesse campo comporta-se muito bem... e a diferença de preço talvez o justifique :)

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Pelo que sei a 130 é mais vocacionada para trabalhos gráficos do que a 110, por isso se o que pretende são desenhos de arquitectura, na minha opinião a 110 talvez seja a mais apropriada, já que nesse campo comporta-se muito bem... e a diferença de preço talvez o justifique :)



Pois, já tive a ler e a 130 é mais para designers e assim.... Vou talvez optar por pela 110 plus nr....

Mas à alguém aqui no forum que tenha uma, e me possa falar dela?! É que não queria estar a comprar sem primeiro ouvir a opinião de quem já trabalha com ela.... ;)
Link to comment
Share on other sites

No gabinete onde trabalho temos uma e até hoje tem-se portado bem, particularmente em relação a desenhos de arquitectura. Penso que tem uma boa relação qualidade/rapidez de impressão, mas como também não tenho outro termo de comparação, não posso adiantar muito mais...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho uma HP Designjet 110plus... não aconselho o modelo nr a ninguém! Só serve para encarecer o equipamento e poderão utilizar rolos da mesma forma na 110plus. Dado que estou a pensar sair do país, ponderei vender a minha designjet 110plus... se alguém estiver interessado ou tiver alguma dúvida, poderá enviar uma mensagem privada.

Link to comment
Share on other sites

Atenção à 110 plus nr... É o modelo que tenho usado e escolhio de propósito pelo suporte de rede. Esta impressora é exactamente igual à 110 plus tem as mesmas caracteristicas e suporte de rolo. Tem é suporte de rede, com placa de rede incluida para ligação directa a routers ou hubs de rede e permitir que mais do que um computador possam imprimir nela sem ter de se ligar via USB. Hoje em dia eu não compro nenhuma impressora que não permita este tipo de ligação, já que cada vez é mais comum ter mais do que um pc em casa.

Link to comment
Share on other sites

Atenção à 110 plus nr... É o modelo que tenho usado e escolhio de propósito pelo suporte de rede.

Esta impressora é exactamente igual à 110 plus tem as mesmas caracteristicas e suporte de rolo. Tem é suporte de rede, com placa de rede incluida para ligação directa a routers ou hubs de rede e permitir que mais do que um computador possam imprimir nela sem ter de se ligar via USB.

Hoje em dia eu não compro nenhuma impressora que não permita este tipo de ligação, já que cada vez é mais comum ter mais do que um pc em casa.


Mas a diferença entre a 110plus e a 110plus nr, é mesmo só essa da placa de rede?! :)

é que se for, então não me vale a pena estar a dar mais € pela nr, visto eu só ter um pc em casa.... no futuro talvez possa ser uma mais vantagem ter essa placa de rede, mas no presente isso não me interessa.... ;)

Para acabar com as duvidas, a 110plus, tem suporte para rolo de papel?! :nervos: a 110plus nr sei que tem, e isso é uma das minha prioridades na compra....
Link to comment
Share on other sites

Também tenho uma HP 110 plus .... A 110 plus não passa de uma mera impressora A1 , quanto muito pode ser uma pseudo-plotter com o tal acessório de rolo. A 130 já é outro nivel , tem calibradores, tem mais tinteiros ( o que dá uma maior gama de cores ) e com software RIP da para regular os níveis das varias cores dos tinteiros. Em relação à impressora A1 / curso ... aconselho apartir do 3º ano ... eu estou a fazer Arquitectura II na Lusíada do Porto e como para plottar lá é sempre um filme, comprei uma no final do 1º semestre ... Como não tenho o acessório do rolo , comprei uma resma de 625 x 1000 mm , o que a nível de arrumação me obrigou a comprar uma secretaria dedicada as impressoras e suporte para arrumar a tal resma ( na horizontal ). Cheguei ao final do ano e pouco uso lhe dei ( vamos a ver se para Setembro já a aproveito melhor ), se soubesse o que sei hoje não a teria comprado e tinha esperado por Projecto I e tentaria ir para uma daquelas plotters mais baratas da HP. Para quem tiver pressa e quiser ir treinando umas plotagens e não queira/possa gastar tanto dinheiro numa plotter HP a 110 plus da para fazer umas brincadeiras.

Link to comment
Share on other sites

Também tenho uma HP 110 plus ....

A 110 plus não passa de uma mera impressora A1 , quanto muito pode ser uma pseudo-plotter com o tal acessório de rolo.

A 130 plus já é outro nivel , tem calibradores, tem mais tinteiros ( o que dá uma maior gama de cores ) e com software RIP da para regular os níveis das varias cores dos tinteiros.


É mesmo 130 plus?!.... é que na net só encontro 130, 130nr, 130gp.... x(

Já agora, onde a compras-te?! :nerd:
Link to comment
Share on other sites

Cuidado com algumas afirmações... A 130 apesar de aparentemente superior à 110, tem menor qualidade nas linhas (definição e garantia das espessuras de linhas). Se falarem com um especialista da HP ele irá com certeza recomendar a 110 para o mercado da arquitectura, e a 130 para o mercado das artes gráficas. Isto quer dizer que a 110 tem melhor qualidade nas linhas e garante qualidade qb para imagens e renders (já que poucos posters serão impressos) e a 130 por ter mais tinteiros está mais vocacionada para imprimir posters com 100% de mancha, mas tem piores desempenhos nas linhas (precisamente porque usa mais tinteiros e por isso é mais difícil de calibrar em espessuras reduzidas... Estas foram as informações que me foram dadas, já que também eu estava na dúvida na escolha do modelo a comprar. No fim saí bastante satisfeito, já que com um papel de qualidade superior (com brilho por exemplo) as imagens impressas ficam com uma qualidade bastante elevada. E acabei por poupar uns euros (muitos)...

Link to comment
Share on other sites

boas meus caros! eu tenho a 130nr e tb ja tive a 110 nr. para mim a grande diferença entre as duas é mesmo a qualidade de impressão. para quem estiver a pensar imprimir painéis de apresentação com renders...a melhor opção é mesmo a 130 pq a qualidade de impressão é bem visível...há que ter tb em atenção os consumíveis das mesmas. a 110 leva 4 tinteiros enquanto que a 130 leva 6 tinteiros. sao mais duas cores auxiliares para uma melhor qualidade de impressão :)

Link to comment
Share on other sites

pergunto-me se compensará comprar uma plotter A1...é certo que dá jeito, se eu tivesse tido uma este ano de certeza que teria mudado umas tantas vezes de tinteiros :)...mas a verdade é que estava no 2º ano, agora vou para o 3º e tenho uma ligeira impressão que vou precisar de um tamanho superior a A1 para os meus trabalhos :icon_pistoles: o que é que vocês acham, vocês que teem mais experiencia ;):) quanto ás plotters aqui faladas, ja trabalhei com a HP DesignJet 110 Plus num gabinete, e fiquei fã...muito boa para o preço que custa

Link to comment
Share on other sites

Uma das vantagens dessa dimensão de rolo é que se podem fazer impressões de 2 módulos de altura, pelo comprimento que se quiser ou 3 módulos de largura, o que cobre já uma boa percentagem do tamanho de folhas que é usual usar-se para projectos de pequena média dimensão.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Quanto ao tamanho superior ao A1, cada um deve ponderar na hora do investimento. Eu no meu 2º ano optei por uma Hp designjet 500 plus 42". E há sempre determinada altura em que essa diferença de tamanho compensa e dá jeito. Conheço quem usa a 110 plus, e queixa-se bastante pelo tamanho. Aconselho também a opçao da designjet 500 plus 24". Mostra-se uma boa opção para quem nao precisa de A0++. Cumprimentos

Link to comment
Share on other sites

Quanto ao tamanho superior ao A1, cada um deve ponderar na hora do investimento. Eu no meu 2º ano optei por uma Hp designjet 500 plus 42". E há sempre determinada altura em que essa diferença de tamanho compensa e dá jeito. Conheço quem usa a 110 plus, e queixa-se bastante pelo tamanho. Aconselho também a opçao da designjet 500 plus 24". Mostra-se uma boa opção para quem nao precisa de A0++.

Cumprimentos


Raramente usei A0... :(
Link to comment
Share on other sites

Para estudantes... penso que é um exagero de investimento a quisição de uma PLOTTER HP500 ou superior. Para um atelier, apesar de ser raro a utilização de formatos A0, uma pessoa fica descansada na altura de imprimir, pois tem o equipamento necessário para qq eventualidade ( é chato um cliente necessitar de uma impressão e dizer ao mesmo... Desculpe mas vai ter que vir cá daqui a umas horas, que naõ tenho maneira de imprimir isto!!!), também compensa, na impressão de A1 devido ao facto de se imprimir em landscape (menos tempo de impressão). No meu caso, temos apenas duas máquinas de impressão no atelier. Uma HP Designjet 800-42" (plotter jacto de tinta) e uma XEROX WORKSTATION M24 [Multifunções Laser a cores até A3 - Impressão 1200dpi; Scanner 600dpi; fotocopia 600dpi e Fax G4(o qual não utilizamos, pois usamos Fax por software)]

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

A questão disto é variável, e tal como eu disse, depende da forma como pensam no investimento, no meu caso apostei em investir neste equipamento, para não ficar enrascado noutras situações, sempre ouvi dizer que do grande se pode fazer pequeno, já do pequeno , grande não se faz. Também devo dizer que o uso que dou ao equipamento, não será apenas em função dos trabalhos provenientes das aulas... Mas acima de tudo, ponderem as compras em função da utilização futura a medio prazo, não só num período de 2, 3 anos.

Link to comment
Share on other sites

É precisamente por se pensar no médio tempo que o recurso ou investimento numa ploter de formato A0 para fins académicos é, quanto a mim, desnecessário. Isto porque várias razões: - é raro imprimir em formatos superiores ao A1 (quer a nivel académico quer a nivel pessoal (aliás eu no meu caso evito sempre formatos superiores ao A1, e quando não posso fugir a peças excessivamente grandes, divido os desenhos em várias folhas e com isso evito os formatos maiores, nem que tenha de cortar os desenhos em dois). - a diferença de peço de uma ploter A0 para uma A1 é enorme e como tal deve ser considerado este valor para que se possa avaliar o custo benefício. - hoje em dia já se começam a entregar os projectos nas câmaras em formatos digitais, coisa que com o tempo (médio prazo) irá substituir integralmente o papel, pelo que o volume de impressões será muito reduzido com a passagem às entregas em formatos digitais. Os mais conservadores acham que esse dia não irá chegar, mas convençam-se que mais cedo ou mais tarde isso irá acontecer, e até mesmo as revisões do projecto serão feitas em formato digital, facilitando a avaliação dos projectos e a implementação das várias revisões ao longo do processo de projecto. Aliás já começa a ser mais frequente mesmo dentro dos ateliers as revisões do arquitecto sénior serem feitas sobre ficheiros digitais e não sobre papel impresso - os custos são reduzidos e o ambiente agradece. Portanto tenham algum critério na hora da escolha da ploter e na perspectiva que fazem para o futuro. Esta é pelo menos a minha opinião. Mas cada qual sabe de si e dos investimentos que fazem para o futuro...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.