Jump to content
Arquitectura.pt


Torres Vedras | Edifício Multifamiliar - "Edifício do Castelo" | Autor Desconhecido


lllARKlll

Recommended Posts

Continuando as viagens pela minha terra, hoje, captei umas imagens de um Edifício Multifamiliar, empreendimento "Edifício do Castelo" que achei algo singular e na minha modesta opinião, com algum interesse. Não sei quém é o autor do projecto, plantas nada, memórias descritivas idem.

http-~~-//i2.photobucket.com/albums/y8/lllRAKlll/Forum%20Arquitectura/DSC00006Large-1.jpg
http-~~-//i2.photobucket.com/albums/y8/lllRAKlll/Forum%20Arquitectura/DSC00005Large-1.jpg
http-~~-//i2.photobucket.com/albums/y8/lllRAKlll/Forum%20Arquitectura/DSC00001Large.jpg
http-~~-//i2.photobucket.com/albums/y8/lllRAKlll/Forum%20Arquitectura/DSC00002Large-1.jpg
http-~~-//i2.photobucket.com/albums/y8/lllRAKlll/Forum%20Arquitectura/DSC00004Large-1.jpg
http-~~-//i2.photobucket.com/albums/y8/lllRAKlll/Forum%20Arquitectura/DSC00003Large-1.jpg

Link to comment
Share on other sites

1 . As fotos podiam ser mais apelativas. Tenta fotografar com luz solar com ceu limpo. O tempo nublado nao ajuda na boa leitura do edificio. Torna o projecto pouco fotogenico. 2 . Dah a ideia que aquela rampa eh essencial para este projecto. 3 . Nao se compreende a relacao entre o edificio que expoes com a envolvente. 4 . Penso que devia haver da tua parte uma nota explicativa e analitica de como deve funcionar este projecto. De acordo com a tua experiencia de arquitecto devias ter escrito uma pequena analise deste edificio para explicar como funciona esta arquitectura. Porque razao o edificio eh assim, qual a relacao com a envolvente, a escolha dos materiais, a forma, etc. 5 . Porque eh que escolheste este edifico, porque eh que achas este edificio interessante. Ainda ontem pedi aos meus alunos do 8 ano para explicar na introducao porque eh que tinha escolhido o objecto e o aluno na sua simplicidade referiu que tinha escolhido aquele objecto por ser interessante ao qual eu perguntei porque era interessante... o mesmo se aplica a ti caro arquitecto. 6 . A escolha de materiais parece-me muito incoerente. revestimento de pedra com guardas metalizadas e depois madeira clara nos separadores fica um tanto estranho. 7 . Devo tambem salientar a relacao entre o aspecto duro do revestimento de pedra e o aspecto fragil dos separadores de madeira. Revela uma contradicao que nao oferece muita seguranca... contrasta bastante. 8 . E existe tambem uma relacao estranha entre o corpo de pedra e o corpo do emsamaneto em branco. O aspecto pesado em cima da leveza parece-me a mim nao estar bem resolvido. 9 . As colunas de seccao redonda de cor azulada escura... nao tenho palavras para exprimir a minha incredulidade. 10 . Mais uma vez peco aos meus alunos que escrevam sempre uma pequena legenda em baixo de cada imagem. Quando observo a ultima imagem fico a questionar para mim mesmo qual serah a funcao daquele espaco. Serah para estacionar motas, automoveis ou deverah ser para abrigar sem abrigo? Espero atempadamente uma resposta do colega. :)

Link to comment
Share on other sites

JVS não sejas tão duro... :) Os putos estão a dar-te a volta a cabeça... lol O nosso bom companheiro, ARK é arquitecto... não tem que ser um grande fotografo! :p Ele não explicou... porque não teve tempo... x( --- Mas pronto... tenho que concordar com alguns pontos do JVS... Mas certamente irão surgir novas fotos... A única foto, apesar de pouca luz... que me fiz pensar que ate poderá ser um edifício interessante é esta: Segundo esta fotografia, mas só com base nesta, faz-me não concordo com o ponto 8 do JVS, mas num contesto geral... faz gerar outra opinião... Veremos o que o ARK, tem a declarar, visto ter estado no local...

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

5 . Porque eh que escolheste este edifico, porque eh que achas este edificio interessante. Ainda ontem pedi aos meus alunos do 8 ano para explicar na introducao porque eh que tinha escolhido o objecto e o aluno na sua simplicidade referiu que tinha escolhido aquele objecto por ser interessante ao qual eu perguntei porque era interessante... o mesmo se aplica a ti caro arquitecto.

JVS, eu não seu teu aluno... um Arquitecto licenciado devia saber que aquelas guardas não estão metalizadas (camada de zinco por projecção), aço escovado, inox 304/316 talvez! A metalização é levemente branca e sempre acompanhada com pintura posterior...

Mas reconheço, o enorme mérito, inexcedível contributo, imaginação inflamada, pertinência estética do trabalho da tua autoria por aqui exposto, és um esteta que realmente está um passo a frente de todos nós, e nós, consumidos pela inveja, nada resta a não ser esmorecer, comer pó e dormir na lama.

P.S. E eu ainda perco tempo a responder a coisas destas...
Link to comment
Share on other sites

Tenha maneiras. Nao estamos a falar de meros esquissos da minha autoria mas sim dos projectos que aqui apresentas. Se tens algumas coisa a referir em relacao a esse projecto fala no devido local e nao nos teus posts. Portanto seria bom para a tua participacao aqui no forum que respondesses as questoes que te apresentei e nao estares aos pulos cheio de raiva e furia. Portanto o menino acalme-se e responda as questoes. O senhor arquitecto tem que ter calma. Nao pode exaltar-se dessa maneira. Faz-lhe mal ao coracao. Imagine que lhe dah um AVC. Por amor de Deus nao se exalte.

Link to comment
Share on other sites

JVS, eu não seu teu aluno... um Arquitecto licenciado devia saber que aquelas guardas não estão metalizadas (camada de zinco por projecção), aço escovado, inox 304/316 talvez! A metalização é levemente branca e sempre acompanhada com pintura posterior...


destas...



Não... não és. Peço desculpa pela comparação. Mas não esperes que todos os arquitectos tenham o mesmo grau de cultura de projectos de execução do que tu.

Por outro lado não podes ser meu aluno mas podes ter o bom senso e a humildade de escrever um texto introdutório sobre aquilo que colocaste neste tópico. É o minimo que um licenciado com a tua cultura prática arquitectónica, assistente do forum e membro de 1820 participações devia fazer.

Como também o colega devia escrever aquilo que acabou de escrever em todas as fotos que apresentou neste tópico.
Link to comment
Share on other sites

Pela informação disponivel, este edificio parece-me extremamente normal, sem nada de grande relevância, apenas uma operação urbanistica comercial, igual a tantas outras em que se explora os indices de construção.


Não interessa se é normal, banal ou etc. No momento em que um projecto é colocado no forum qualquer um tem a liberdade de escrever e dar a sua opinião. Isto é um forum. Nãoi um blog.
Link to comment
Share on other sites

JVS... tem calma!!! Se não quem tem um AVC és tu!!! :p ARK... tambem tem calma... O que o nosso jovem amigo JVS, quer dizer é que visto o fórum ser utilizado por pessoas que não são de arquitectura e alguns deles não conseguírem fazer uma boa apreciação das obras e por sua vez utilizado por jovens estudantes que estão a dar agora os primeiros passos nesta área, e lerem apreciações sobre diversas obras, poderá ser útil no futuro. Vá... visto ninguém estar com vontade de fazer uma pequena apreciação a esta obra... eu faço... :p --- Apesar de as fotos apresentadas não serem muito perceptíveis de forma a se poder fazer conclusões mais concretas, poderemos destacar um ou outro pormenor que pode ser ou não ser favorável para esta obra. Vendo a obra num contesto geral, segundo o que é apresentado, a interligação espaço envolvente e obra em si, poderá não ser a melhor, talvez um pouco devido as construções envolventes e também devido a paisagem que poderá não ser a melhor, talvez um pouco mais de cuidado paisagístico e a obra ficaria melhor naquele local. Destacando novamente esta fotografia, acho que os materiais utilizados foram bem escolhidos, a pedra (resta saber se é mármore ou não) fica bem enquadrado com a madeira utilizada. Dado uma boa interligação entre a construção e os elementos utilizados para os acabamentos. Não colocaria aquele tipo de divisórias entre as varandas, pelo menos não daquela cor. Pois isso causa um cansaço visual a nível da cor, por se ver o prédio todo do mesmo tom. --- Aguardo agora criticas a minha critica... :)

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

as fotos realmente não são as melhores, e efectivamente susceptíveis de geral alguma discórdia. pessoalmente não me parece que a relação obra/lugar esteja assim tão descurada. existe um certo cuidado no estabelecimento de relações com o que de interessante lá existe, seja o castelo, sejam as costruções, as ruas mais antigas e típicas da cidade, e todas as vivências a que elas estão implícitas. no entanto devo dizer, não desculpar, que a sua implantaçao é bastante ingrata. relativamente ao desenho do projecto, acho que precisaria de alguma limpeza. foi dos primeiros pontos que reparei quando visitei o edifício, a confrontalidade algo bruta dos materiais e dos seus elementos. falo por exemplo do confronto da pedra utilizada, um mármore ligeiramente bujardado, com as guardas metálicas que se desenham algo ruidosas, desde a sua espessura até à "forma" propriamente dita. as divisórias em madeira seguem a mesma ideia. pessoalmente acredito que a arquitectura passa por uma leitura limpa e clara dos seus elementos primordiais, neste caso o bloco habitacional revestido a pedra. os restantes elementos estão lá, são essenciais, e contribuem para o desenho e beleza da obra, agora a sua leitura está implícita e não em confronto com o resto. passa um pouco por aí, os elementos arquitectónicos estão todos demasiado presentes e chocam mutuamente, o que transmite a tal sensação de cansaço visual que o JAG aponta. devo dizer também que esta obra teve alguns problemas de conflito entre arquitecto e constructor. houve uma luta frequente entre ambos para ser aplicado o que estava proposto e como foi proposto, o que nem sempre foi conseguido.

Link to comment
Share on other sites

humm...
sem envolvente fica dificil perceber alguma coisa deste projecto..


Ora nem mais. O que falta aqui sao boas fotografias mas o nosso queridissimo colega eh indiferente a criticas. Faz-me lembrar alguem que ele precisamente criticava... porque eh que a nossa classe eh tao avestruz?
Link to comment
Share on other sites

Freguesia: São Pedro
Concelho : Torres Vedras

Estado: Novo
Ano construção: 2006
Descrição:
Apartamento, composto por cozinha equipada c/ placa, forno, exaustor, máquina de lavar louça, frigorifico, máq. de lavar e secar roupa, as madeiras são maciças, ar-condicionado. 3 Espaços de garagem.

IN http://beiroeste.com/


Estive a investigar sobre o edificio. Jah que o interessado nao partilha mais info.
Link to comment
Share on other sites

Bem, as últimas fotos fresquinhas adicionadas a este tópico, para elucidar a populaça acerca da entourage.

http-~~-//i2.photobucket.com/albums/y8/lllRAKlll/Forum%20Arquitectura/DSC00001Large-1.jpg

http-~~-//i2.photobucket.com/albums/y8/lllRAKlll/Forum%20Arquitectura/DSC00002Large-2.jpg

http-~~-//i2.photobucket.com/albums/y8/lllRAKlll/Forum%20Arquitectura/DSC00003Large-2.jpg

http-~~-//i2.photobucket.com/albums/y8/lllRAKlll/Forum%20Arquitectura/DSC00004Large-2.jpg

http-~~-//i2.photobucket.com/albums/y8/lllRAKlll/Forum%20Arquitectura/DSC00005Large-2.jpg

http-~~-//i2.photobucket.com/albums/y8/lllRAKlll/Forum%20Arquitectura/DSC00006Large-2.jpg

Reparo agora numa coisa (última foto), fumeiros no terraço? Eles tem que estar 0.5m acima da parte mais alta do telhado, serão a ventilação do tubo de queda/casa de banho?

Link to comment
Share on other sites

Em ultimo caso e enquanto o ARK não repõe as imagens, pode copiar o directório da imagem colocar numa aba nova e pronto, isto se for mesmo muito urgente! O Projecto... Bem! Nem sei! Coitado do arquitecto (ou não), ou ele teve um azar daqueles!!! com o empreiteiro e dono de obra ou então,:icon_pistoles: nem digo! Parece que sobrou pouco do gesto primeiro, daquele gesto que tão difícil é, manter, a cada problema que surge. Não tenho muito a dizer... Ou melhor não sei dizer muito sobre isto! Já que sabe tanta coisa arranjam plantas? é que não gosto de dizer mal e deste não sei dizer bem! Bem mas uma coisa tenho que dizer hahahah aduela de madeira que vem como uma linha desde o rodapé e depois portas brancas? ui! e isto sou eu que n sou mau como o outro...:D

Link to comment
Share on other sites

Em ultimo caso e enquanto o ARK não repõe as imagens, pode copiar o directório da imagem colocar numa aba nova e pronto, isto se for mesmo muito urgente! O Projecto... Bem! Nem sei! Coitado do arquitecto (ou não), ou ele teve um azar daqueles!!! com o empreiteiro e dono de obra ou então,:icon_pistoles: nem digo! Parece que sobrou pouco do gesto primeiro, daquele gesto que tão difícil é, manter, a cada problema que surge. Não tenho muito a dizer... Ou melhor não sei dizer muito sobre isto! Já que sabe tanta coisa arranjam plantas? é que não gosto de dizer mal e deste não sei dizer bem! Bem mas uma coisa tenho que dizer hahahah aduela de madeira que vem como uma linha desde o rodapé e depois portas brancas? ui! e isto sou eu que n sou mau como o outro...:D

Link to comment
Share on other sites

  • 7 months later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.