Jump to content
Arquitectura.pt


Computadores da apple(Mac) ou os normais !!!


Koolhas

Recommended Posts

Se é para bulir rápido no photoshop e na renderização precisas é de 1 bom CPU (no minimo 2 em paralelo) e de mt memória! Já para não falar de uma boa placa grafica para puderes aplicar qualquer textura á vontade! Logo tudo isso só encontras numa workstation e não num portatil! :\

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 69
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

É engracado porque a Toshiba poe mais CPU ...mas depois a RAM só corre a 533Mhz... (DDR2 RAM (533 MHz)) Ao contrario disto, o S1 tem RAM a 667Mhz o que permite tirar excelentes resultados no desempenho, mesmo tendo um CPU mais fraco... O Satellite P100-279 é um modelo só lancado em Portugal... PS: Tenho um S1 e estou extremamente satisfeito... :)

Link to comment
Share on other sites

Guest carlos.pedro

(...) no meu 1 ano de arquitectura trabalhava com o archicad num Mac...depois desisti dos mac´s e passei a trabalhar nos pc´s normais com o autocad...habituei-me com o autocad e esqueci o archicad...no entanto gostaria de voltar a trabalhar com o Mac porque a grande vantagem que o Mac tem em relação aos outros pc´s normais é que o mac trabalha a 100% no programa em que um gajo estiver a trabalhar...nao bloqueia e é muito bom, para o photoshop e tambem para programas 3D na renderização...mas desisti porque não há autocad que funcione com o sistema operativo da Mac (...)


Um arquitecto têm que estar toda a vida a reciclar o seu conhecimento por causa das evoluções do Hardware. Agora pertencer á relgião do AutoCad só pela preguiça de aprender outro software (que pelos vistos já sabes mexer!!) é "confortável". Fazendo um paralelo: quando todos andem de Segway, continuarás a pedalar o triciclo pois foi isso que aprendeste em pequeno…

Gostava ainda de acrescentar que todo o software que vêm incluido (sistema operativo e restante) não se compara em termos de qualidade com o que qualquer PC nos oferece.

Outro aspecto que não têm preço é a Estabilidade e a Fiabilidade e nisso nenhum PC bate os MACs....além disso como disse um amigo meu que recentemente viu a luz e comprou MACs para o atelier e passou para o Archicad:
-Não faz sentido que a nossa profissão trate de projectar edificios funcionais e bonitos, e depois termos o atelier cheio de máquinas feias e problemáticas...simplesmente não é corente…

Abraços MAC,
CP
Link to comment
Share on other sites

Há pessoas aqui, que nunca tiveram o prazer de montar um PC de raiz, com a enormidade de Hardware disponível por ai, e com a facilidade de obter Drivers para todos eles. Para estas pessoas, um Mac é recomendado. Não é tão personalizável, e portanto o espaço para erros é menor. E depois há a velha questão, é que nem de perto, o Archicad se compara ao Architectural Desktop, ou mesmo ao superior Revit, que simplesmente não trabalham em Mac. Eu trabalho em Archicad no ateliê, detesto aquilo, é lento a carregar as Bibliotecas, não se pode ter dois files abertos na mesma sessão do programa (não sei se a versão 10 já dá), e é necessário utilizar um programa à parte para a documentação (Plotmaker), importar ficheiros de um lado para outro e não sei quê! Já para não falar em algumas comandos 2d, que existem no Autocad/Architectural ("align"), e que parecem não ter semelhante no Archicad. O Archicad, devido a estas contigências, tem um aspecto absoleto. Enquanto o 3ds Max, o Revit, Architectural Desktop e afins não correrem nativamente em Mac, o PC é ainda o Hardware de eleição para Arquitectura. E não me venham com a conversa dos renders, porque o V - Ray também não existe para Mac, e é um dos Motores de Topo em Renderização. O Mac é uma maravilha a fazer o que faz, mas qual é a percentagem de Ateliês que apenas trabalham com Cinema 4d, Maya, Archicad e Vector Works? Isto é uma franja do mercado de trabalho, o que para nós, Arquitectos, é um problema.

Link to comment
Share on other sites

Guest carlos.pedro

4Gb de memória e centenas de processos? bué fixe....e conseguiu arrastar isso tudo?
Deixo algumas perguntas no ar para todos pensarem…

  • Quantos ecrãs azuis?
  • Quantas vezes tiveste que fazer restart à máquina?
  • Quantas incompatibilidades de hardware e software?
  • Quantas vezes reinstalaste o sistema?
  • Quantas vezes um bloqueio de um programa te bloqueou o computador?
Tenho um Powerbook Aluminio 15' (Plástico!!!! nãaaa…) à dois anos. Deixo-o sempre em sleep, até quando viajo de avião e conto pelos dedos da mão (ok...das duas mãos!!) as vezes que me crashou. Queres mais fiabilidade?

Tenho eMACs (850€ com IVA) há dois anos no atelier. Quantas chatices? ZERO.Melhor relação preço qualidade? Não existe...

Deixei de usar os PCs por isso. Além disso os MACs são muito mais agradáveis de trabalhar. Desde 1985 que o Windows anda a imitar o sistema operativo da Apple. a Microsoft diz que vai lançar agora um novo sistema, mas parece que se vai chamar Windows Hasta La Vista

Abraço,
CP
Link to comment
Share on other sites

Um dos nossos servidores têm 4 processadores 3.06Ghz Xeon, 8GB de RAM e 80Gb de disco.
Usa o Red Hat AS 9.0 (Linux), está neste momento a correr 121 processos; mensalmente processa a entrada de 235.865.598 e saida de 341.126.203 mensagens de e-mail, gasta 500GB de banda e está ligado à 2 ano e meio online com apenas 10 minutos offline para reiniciar o sistema após actualizações de Kernel.

Aloja 120 sites um dos quais o Origo.pt e o Arquitectura.pt, que gasta 2.5GB mensalmente de banda, recebe 5000 visitas mensais e em média 5 registos diários, com introdução de mensagens desde às 6 da manhã até às 2 horas da noite diariamente, excluindo os restantes sites que usam sistemas semelhantes.

Custou €2053, mais €250 para a manter mensalmente. Penso que esta é uma verdadeira máquina :)

Link to comment
Share on other sites

Guest carlos.pedro

Ai já estamos a falar de servers. Outras necessidades e caracteristicas. Não? Abraço, CP ps: os reviews falam super bem do Xserve da Apple...hehehehehe...

Link to comment
Share on other sites

|||ARK|||, acredita que ja montei muitos pc's, e mesmo assim acho que mac's são superiores. Só por uma simples razão enquanto tu em pc as tantas tens mesmo que andar a esventrar aquilo tudo e por componentes novos para conseguires fazer com que as coisas funcionem em Mac não, as coisas podem até demorar um pouco mais a funcionar mas acabam sempre por fazer o trabalho. E atenção que digo isto não por publicidade do fabricante mas sim por experiencias de outros utilizadores mac que eu conheço. Tu neste momento em mac podes usufruir de todos os softwares porque podes instalar o windows e linux, portanto esse argumento foi chão que já deu uvas, com a vantagem que podes usufruir do melhor do que todos te podem oferecer.

Link to comment
Share on other sites

Ai já estamos a falar de servers. Outras necessidades e caracteristicas. Não?
Abraço,
CP

ps: os reviews falam super bem do Xserve da Apple...hehehehehe...


Neste caso a referência é ao sistema operativo, porque parece que já chegaram à conclusão que o hardware entre PC e Apple pode ser semelhante. Se se fala em erros, ecrãs azuis e restantes falamos de sistemas e não de hardware.

Os servidores Apple ficam muito mais caros (infelizmente) e impossíveis de sustentar, a manutenção é cara e o suporte a hardware como firewalls, tape backup e etc é diminuto e o preço exurbitante. Já tivemos um para experiência durante 3 meses, mas não tinha muita viabilidade económica, mas o sistema operativo concordo que é bastante bom, não fosse ser Unix :)
Link to comment
Share on other sites

Guest carlos.pedro

Para estas pessoas, um Mac é recomendado. Não é tão personalizável, e portanto o espaço para erros é menor.

Também é personalizável. Não há tantas opções, mas enfim...nós nos contentamos com o melhor. Além disso, quando gerimos um atelier, não pode haver margem para erros pois significa perder-se dinheiro e tempo.

E depois há a velha questão, é que nem de perto, o Archicad se compara ao Architectural Desktop, ou mesmo ao superior Revit, que simplesmente não trabalham em Mac.

Architectural Desktop foi resposta ao Archicad… Enquanto uns criam, outros copiam. Prefiro que os meus colaboradores sejam Arquitectos e não Operadores de CAD. A maioria do pessoal que têm o canudo sabe usar todas as opções do 3DS Max mas não sabe desenhar uma cozinha em condições muito menos orientar uma casa.

é lento a carregar as Bibliotecas, não se pode ter dois files abertos na mesma sessão do programa (…) e é necessário utilizar um programa à parte para a documentação (Plotmaker), importar ficheiros de um lado para outro e não sei quê!

Bibliotecas lentas? Cheira-me a má gestão no atelier. E que me lembre, sempre foi um inferno trabalhar com os blocos do AutoCad. Mas acho que devem ter aprendido algo nos últimos anos.

Dois files abertos? Isso é coisa de AutoCadista. A vantagem do Archicad é que tens tudo em um só arquivo. Nada de plantas colocadas lado a lado e os cortes na outra ponta, que originam erros na cópia. Com o Navigator do Archicad, tens tudo organizado no sitio certo. Um clique e estás lá.

Precisas de Arquivos de Referência? XREF. Também aceita os DWGs dos Engenheiros…

Quanto ao Plotmaker, é muito mais eficaz do que o Paper Space. Tanto na gestão de escalas como de canetas. Além disso permite organizar um processo completo (incluindo DWG das Especialidades) que depois, dependendo do destino (licenciamento, medições, etc.) faz-se um Publish do Set respectivo. Instantâneo. Os desenhos actualizam-se de modo automático a partir do Archicad e a impressão é muito mais fácil e tranquila.

Enquanto o 3ds Max, o Revit, Architectural Desktop e afins não correrem nativamente em Mac, o PC é ainda o Hardware de eleição para Arquitectura. E não me venham com a conversa dos renders, porque o V - Ray também não existe para Mac, e é um dos Motores de Topo em Renderização.

Na renderização estão ao mesmo nível. Em termos de Design Gráfico, Comunicação e Impressão, muito melhor o MAc.

O Mac é uma maravilha a fazer o que faz, mas qual é a percentagem de Ateliês que apenas trabalham com Cinema 4d, Maya, Archicad e Vector Works? Isto é uma franja do mercado de trabalho, o que para nós, Arquitectos, é um problema.

Grandes ateliers utilizam Archicad. Exemplo? Carrilho da Graça, ARX e Promontório. Franja de Mercado? Talvez...mas são a franja mais criativa de todas.

BMWs e Porsches também são uma franja de mercado, mas todo mundo deseja -nem que seja secretamente- ter um.

Abraço,
CP
Link to comment
Share on other sites

Carlos.Pedro :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:


Ja agora |||ARK||| muito bem uma review a falar de uma versão beta do bootcamp, ja agora...

Conclusions
While Boot Camp isn't perfect, it's still a semi-miraculous solution that lets you dual boot between Mac OS X and Windows XP on an Intel-based Mac. That, folks, is what's known as the best of both worlds in these parts, and I'm personally very excited at the prospect of, or at the opportunity to, purchase Apple notebooks and desktops in the future. There's precious little chance I'd ever want to switch to Mac OS X, but I do need to maintain OS X systems for testing purposes. Life would surely be a lot simpler for me if I could run both Windows and OS X on the same hardware. I suspect the same is true for many other people as well. Rejoice.

--Paul Thurrott
April 7, 2006

tirado deste site Ja agora vê la o rating que ele dá...

E tens mais esta q é das reviews mais completas que eu ja vi ao BootCamp

E ainda nem começamos a falar do Parallels...
Link to comment
Share on other sites

Guest carlos.pedro

Rapaz... no meu mac não entra windows.
Porém tenho essa possibilidade se eu quizer, sem grande esforço e com bons resultados. Tu podes dizer o mesmo?

No meu também não entra. Como não uso autoCad, não me faz falta nenhuma. Acho graça que os testes ao MacBookPro tenham revelado que é a melhor máquina a correr Windows (rapidez). É a vingança da Maçã…

Neste caso a referência é ao sistema operativo, porque parece que já chegaram à conclusão que o hardware entre PC e Apple pode ser semelhante. Se se fala em erros, ecrãs azuis e restantes falamos de sistemas e não de hardware.

Era impossivel separar o Sistema Operativo do Hardware. Agora podemos comparar na mesma máquina os dois sistemas. O Windons no MAC continua a dar os mesmos problemas que num PC qualquer. Infelizmente.

Acho que o facto de se poder instalar Windows no MacBookPro permite a mudança de algumas pessoas para a Paltaforma MAC, e preparar o ataque do Apple OS X como sistema operativo para os "PC normais".

The winner? Apple OS X....hehehehehe....

Abraço,
CP
Link to comment
Share on other sites

Á beleza de um programa (Archicad), que não consegue ter dois *.pln abertos na mesma sessão de programa, isto é coisa de autocad 14, que já tem algum tempinho.

A Malta do Windows, descende do 128K, do Win 3.1, do Dos, daquelas coisas com aspecto de expert...e encara um Blue Screen como um desafio. Those where the days!

A malta do Mac é mais, aiii, tantos botões.

EDIT:

Mas na minha opinião, o melhor que anda por ai (software), é o Revit (ainda não experimentei o Vector Work´s)

Link to comment
Share on other sites

Á beleza de um programa (Archicad), que não consegue ter dois *.pln abertos na mesma sessão de programa, isto é coisa de autocad 14, que já tem algum tempinho.

A Malta do Windows, descende do 128K, do Win 3.1, do Dos, daquelas coisas com aspecto de expert...e encara um Blue Screen como um desafio. Those where the days!

A malta do Mac é mais, aiii, tantos botões.


Tendo em conta que a malta que eu conheço que mais advoga a favor dos macs é tudo pessoal de in formática acho piada ao teu comentário.
Ja agora que falas do win 3.1, mais um belo exemplo de uma cópia do OS da Apple... mas enfim isso são águas passadas.
Em relação ao ArchiCAD não falo porque não é o programa que uso, mas asseguro-te que com VectorWorks não tens problemas em ter vários ficheiros abertos...
Link to comment
Share on other sites

Guest carlos.pedro

Á beleza de um programa (Archicad), que não consegue ter dois *.pln abertos na mesma sessão de programa, isto é coisa de autocad 14, que já tem algum tempinho.

A Malta do Windows, descende do 128K, do Win 3.1, do Dos, daquelas coisas com aspecto de expert...e encara um Blue Screen como um desafio.Those where the days!

A malta do Mac é mais, aiii, tantos botões.

Tantos botões? Muito menos do que no windows. Para tudo. Interfaces gráficos totalmente User Friendly. O Windows veio do DOS e guinou para uma cópia mal feita do Apple LISA de 1983. E também o rato: hoje omnipresente.

Abraço,
CP

ps: não preciso de dois arquivos abertos no Archicad. Tenho todos os desenhos dentro do mesmo arquivo, organizados com clareza.
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.