Jump to content
Arquitectura.pt


Casa da Música_Informações


shadow_z0ne

Recommended Posts

Pessoal é a primeira vez que tou a postar no forum, por isso desde ja peço desculpa se o topico ja teja repetido. Gostaria de obter informaçoes sobre a casa da musica, nomeadamente desenhos tecnicos..e fundamentalmente saber kal a referencia e pormenor construtivo do pavimento exterior lá utilizado. Agradecia quem pudesse fornecer isso. Cumprimentos.

Link to comment
Share on other sites

A titulo de curiosidade, uns meses antes do concurso para a Casa da Musica, Koolhaas "despediu" um cliente devido a algumas imcompatibilidades e atritos gerados entre eles, tendo ficado apenas o projecto de uma habitação, a Y2K, muito semelhante a nivel formal, à nossa Casa da Musica, mas numa escala habitacional.
Aquando o concurso, pela informação que tenho, Koolhaas "reformulou" o projecto da Y2K, "convertendo-o" engenhosamente, num espaço publico destinado à musica. Claro que a Casa da Musica, não foi um aproveitamento de algo feito e enfiado na gaveta. Mas a ideia e o conceito inicial, advêm sem duvida, nem que seja das semelhanças evidentes entre os dois projectos.
Actualmente a obra que vemos na Boavista, sofreu muitas alterações ao nivel do projecto desde a sua eleição no concurso até à sua consepção. Pelo que também sei, todo o espaço exterior do edificio, era inicialmente plano. Possivelmente devido ao espaço destinado às lojas ( que ainda se encontra encerrado), não constante no projecto inicial e a algum equipamento, que "obrigaram" a toda aquela superficie ondulante que erradamente a meu ver, leva muitos a especular que a intenção do autor, seria reforçar o impacto que o "grande meteorito" ( infelizmente já vi e ouvi muita gente chamar-lhe assim) causou ao "aterrar" na Boavista.

Bem, esquecendo estas trivialidades e atendendo à tua questão, deixo ficar um link que penso ser interessante a nivel construtivo e uso de materiais embora não sei se te ajude:
http://www.ordeng.webside.pt/Default.aspx?tabid=1017

Boa sorte!:icon_joy:

Link to comment
Share on other sites

desculpem o off topic, mas gostava de partilhar com voces uma expressao de uma certa pessoa que n vou dizer o nome: "A casa da Música é um poio de M*rda que caiu do céu..."lol Está tudo dito............Podia era ter caido no Dubai

Link to comment
Share on other sites

não concordo e gostava que te justificasses... É algo que caiu do céu, que poderia ter caído noutro sítio qualquer, mas teria de ser num sítio com as características daquele onde está. Acima de tudo aquilo que valorizo na obra não é o objecto de arquitectura mas sim a visão urbana perante a cidade. E nisso a CdM é uma obra que faz todo o sentido lá estar e acredita que no Dubai não ia desempenhar a sua função, ia ser mais um.

Link to comment
Share on other sites

A Rotunda da Boavista, Avenida da Boavista e restante envolvente, é por si só uma referencia na cidade, é um local mais ou menos consolidado. Não seria necessario, uma obra tao dispendiosa e tão invulgar naquele local. Faria muito mais sentido em Gondomar por exemplo, para criar referencias numa cidade difusa, sem simbolos. No entanto n deixo de gostar da casa da música, e como nós somos uma sociedade burguesa, igual ao povo Romano que n se importava de passar 30 anos de fome, para chegar ao fim e dizer: "Nós temos o maior Coliseu!!!!!!"

Link to comment
Share on other sites

Não seria necessario, uma obra tao dispendiosa e tão invulgar naquele local. Faria muito mais sentido em Gondomar por exemplo, para criar referencias numa cidade difusa, sem simbolos.


Acho que te estás a esquecer que a obra em questão foi resultado de um concurso, ao qual apenas concorreram 3 gabinetes ( ao que parece mandaram o Toyo Ito passear se não seriam 4). Seja como for, o local destinado à implantação foi previamente escolhido pela organização e não deixado ao critério dos concorrentes. Se actualmente ao olharmos para a Casa, sentirmos que esta cria referencias na Boavista, é perfeitamente compreensivel, atendendo que esta avenida se tornou num "carnaval de estilos" e dada a sua extensão, é normal que a Casa da Musica se imponha como um ponto de referencia. No entanto, não sei se tiveste oportunidade de ver os outros projectos concorrentes, mas devo-te dizer, que qualquer um deles marcaria essa mesma diferença, infelizmente por aspecto negativos. Logo feliz Casa da Musica by Koolhaas!!!
Em relação a ser implantada em Gondomar, tenho as minhas duvidas. Aí sim, talvez podesse aplicar algumas barbaridades que já ouvi dizer em respeito à obra, pois surgiria completamente desintegrada a nivel de contexto, numa "cidade difusa" e "sem simbolos". Aí talvez resultasse apenas como um elemento do mera referencia, fruto de uma sociedade burguesa, sedenta de ostentação, como tu próprio disseste, "igual ao povo Romano que n se importava de passar 30 anos de fome, para chegar ao fim e dizer: Nós temos o maior Coliseu!!!!!!"

Já agora, em tom da piadinha, não me admira nada que um dia destes, a Camara do Porto substitua a Torre dos Clerigos pela Casa da Musica, dada a tamanha referencia que a obra parece provocar na cidade. :D
Link to comment
Share on other sites

Em gondomar? Não faria o mínimo sentido! Qual era o interesse de teres a casa da musica em gondomar? E não te esqueças que há 8 anos atrás aquela zona da boavista estava decadente! A ideia da casa da música em conjunto com a estaçao de metro e de autocarros fez parte do plano de revitalização daquela zona. E como se vê hoje em dia não tem nada a ver com o que existia antes de lá estarem. Estão-se a recuperar edifícios, a construir novos. Investiu-se para se criarem novas oportunidades. Até o shopping brasília vai ser restaurado depois de décadas de decadência.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Aproveito este tópico para deixar aqui duas imagens, uma da Casa da Música do Rem Koolhaas, obviamente a contruída, e a outra da Casa da Música do Rafael Viñoly, um dos projectos vencidos no concurso.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Dreamer muito interessante! nunca tinha visto mais nenhum projecto para lá... Faz-me lembrar o kursaal do Moneo, no entanto pelo que parece, em termos urbanos este projecto acaba por se apoiar na avenida de frança e avenida da boavista e esquecer um pouco a rotunda e o espaço público, coisa que na obra construída é bastante evidente. No entanto poderia ser também algo interessante

Link to comment
Share on other sites

Não conheço o projecto e arrisco-me a estar a falar sem fundamento, mas aquele anfiteatro exterior, no miolo do edifício, sugere uma abertura coberta para a rotunda, talvez localizando-se aí a entrada do edifício. As grandes diferenças ao nível urbano são a nível volumétrico e na forma como cada um encara o espaço público. Encontrei um site com a história de todo o processo relativo à Casa da Música que vou colocar num novo tópico no fórum de arquitectura nacional.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.