Jump to content
Arquitectura.pt


Torres Vedras | Clínica Cuf | Autor desconhecido


lllARKlll

Recommended Posts

Imagens da recém inaugurada (Março) Clínica Cuf em Torres Vedras, nas "traseiras" do Modelo e Pingo Doce. Não sei quem foi o Autor da Obra

Clínica CUF Torres Vedras já iniciou a actividade Imagem colocadaImagem colocadaImagem colocadaImagem colocadaImagem colocadaImagem colocadaImagem colocadaImagem colocadaImagem colocada Clínica CUF Torres Vedras já iniciou a actividade Imagem colocadaImagem colocadaImagem colocadaImagem colocadaImagem colocadaImagem colocadaImagem colocadaImagem colocada A Clínica CUF Torres Vedras assume-se como uma unidade distinta de toda a oferta existente em toda a Região Oeste, ao longo do eixo formado pela auto-estrada A8, com a introdução de novos serviços, associados à excelência e qualidade da marca Saúde CUF.
Localizada perto de uma das principais entradas de Torres Vedras, a nova Clínica CUF dispõe de internamento, com 15 camas, e de um bloco cirúrgico com duas salas e recobro, no qual é possível realizar todo o tipo de cirurgias. O corpo clínico integra 80 médicos, das mais variadas especialidades médicas e cirúrgicas, alguns dos quais em regime de exclusividade.
Uma das principais valências é o atendimento permanente, pediátrico e de adultos, 24 horas por dia, 365 dias por ano, em funcionamento a partir de 1 de Março.
A novidade deste atendimento é a realização de consultas de Medicina Dentária, a qualquer hora do dia ou da noite, bem como nas áreas de Medicina Interna, Clínica Geral e Pediatria.
As especialidades médicas e cirúrgicas disponíveis vão das mais generalistas às mais diferenciadas, sendo acompanhadas de todos os respectivos meios complementares de diagnóstico, tornando-se desnecessária a deslocação por vários centros para realizar os exames necessários, encontrando tudo num só lugar com o maior conforto e conveniência.
Ao estar integrada na rede Saúde CUF, a Clínica CUF Torres Vedras funciona em estreita articulação com as restantes unidades do Grupo, especialmente com o Hospital CUF Infante Santo e para o Hospital CUF Descobertas, em Lisboa.
Imagem colocadaImagem colocada14/2/2008

Fonte: hospitalcuf

Imagens a partir de um SE K800i
Link to comment
Share on other sites

Hmmm... por acaso tenho que concordar com alguns membros do forum quando me criticam quando não escrevo nada sobre os projectos que coloco no forum. É que eu olho para este projecto e fico um tanto surpreendido pela banalidade arquitectónica que este projecto apresenta. Com uma análise mais cuidada dá para ver que o projecto apresenta uma certa qualidade mas não é um projecto surpreendente. Gostava de saber porque razão o colega apresenta este projecto e porque teve o trabalho de tirar fotografias e de partilhar conosco este exemplo arquitectónico.

Link to comment
Share on other sites

Epa... JVS andas mal disposto ou que!? (Sem ofensa...) :) Apesar de esta obra arquitectónica num contexto geral ser "banal" acho bom mostrar-se esse trabalho. Assim como certamente ninguém banaliza as obras de Picasso por seguírem todas a mesma linha, acho que na arquitectura deve-se dar o mesmo nível de "importância" a todas elas, mesmo que sigam linhas semelhantes, como ocorreu por exemplo na altura do Gótico! --- Em relação a obra, realmente tem uma arquitectura "típica" para centros médicos. Mas a nível geral tem a devida qualidade e ocupa o seu lugar na arquitectura portuguesa, ou em Portugal. Não deve ser banalizada... JVS... :p

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

Existe 2 formas de olhar para este edifício.

Uma é meramente como mais uma obra arquitectónica, mais um edifício. Se virmos por esse lado, este edifício não acrescenta nada de novo ao panorama arquitectónico português. Podendo ate a nível técnico estar melhor do que outros ao seu nível em relação do desenho/estilo.

Se olharmos com mais uma obra artística, independentemente de ser semelhantes a outras, devemos dar o seu devido valor, pois também teu o seu espaço no panorama arquitectónico português. Talvez ate se fizermos uma analise as obras realizadas por este arquitecto, esta poderá ser a sua melhor obra a nível estético, independentemente se é da mesma linha que outros ou não.

Mas uma coisa é certa, foge ao estilo tradicional de edifícios que hoje em dia se esta habituado a ver nas cidades, e isso por si só já deve ser valorizado.

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

Comparado com a envolvente é uma obra de arte lol De resto ... se tirassem o letring nem diria que era uma clinica lol agora n sei se isso é um bom ou mau sintoma :) Mas se o letring está em 3 dos alçados ... mmmm será que é para os srs do INEM n se perderem e n andarem a volta do quarteirão a procura da dita clínica ? lol

Link to comment
Share on other sites

Honestamente não percebo o que é que este edifício tem de assim tão ofensivo. A julgar pelos comentários do JVS até parece que estaria ao nível das obras do nosso Primeiro Ministro. Gosto do facto de uma pessoa facilmente conseguir identificar a função do edifício apenas por olhar para ele. Trata-se de um equipamento com um público alvo muito alargado e criar uma imagem que se traduza igualmente a pessoas de diferentes estratos é complicado. Não acho que seja um edifício perfeito, nem que seja o supra sumo da arquitectura, contudo parece-me que respeita a imagem das clinicas CUF e tem alguns elementos interessantes.

Link to comment
Share on other sites

Gosto do facto de uma pessoa facilmente conseguir identificar a função do edifício apenas por olhar para ele. Trata-se de um equipamento com um público alvo muito alargado e criar uma imagem que se traduza igualmente a pessoas de diferentes estratos é complicado.
Não acho que seja um edifício perfeito, nem que seja o supra sumo da arquitectura, contudo parece-me que respeita a imagem das clinicas CUF e tem alguns elementos interessantes.

É exactamente isso, tem uma imagem coorporativa e facilmente identifica-se a sua função!

Tomara muitos dos wanabees que por aqui andam, alguma vez assinarem uma coisa tão respeitosa.

Para a semana, coloco o centro de saúde, que está logo um quarteirão a cima, com total desdém, pelo eventual comentário, que poderá aflorar por parte do sempre incoveniente JVS.
Link to comment
Share on other sites

Nem todos os edifícios têm de carregar com o letreiro do "Look at me, i´m a monument"... bem sei que nas universidades muitas vezes é isso que ensinam, mas ainda bem que nem todos procuram esse protagonismo... Desconheço completamente o projecto, mas concordo que tem muito de imagem corporativa, o que a meu ver é bom.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Retiradas do Site da Beiroeste. Bela fonte que eu encontrei. Agora eh que o ark se tramou... eh eh eh...:) Dah para ver a relacao entre este edifico que se trata de uma tipica clinica. Cinzenta... confesso que odeio clinicas. Tem aquele cheiro de clinicas e depois sao cinzentas... eh um prolongamento do cemiterio.

Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...

infelizmente os projectos Hospitalares nao dao muita margem de manobra, e ainda menos quando sao publicos. os Hospitais sao edificios de grande desgaste, com requerimentos tecnicos e programaticos vastissimos, nao e a toa que existem companhias de arquitectura especializadas nestes edificios, que geralmente contam com arquitectos especializados em HealthCare. posso dizer que estou neste momento a judar na entrega de um edificio de um Hospital, que estara pronto em Abril, e todo o processo do Hospital vai durar ainda mais 5 anos (isto volvidos 8).

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.