Jump to content
Arquitectura.pt


O outro lado de Fátima


pinTas

Recommended Posts

Vá lá! ja lhe passou o trauma do CCB :s Até me arrisco a dizer que passou com o do projecto de Fátima ;) Brincadeiras há parte, não há duvida que o Byrne tem trabalhos muito interessantes, e como pessoa é fantástico tive o prazer de o ter como meu professor e gostei bastante :s Voltando ao tópico, não por aí nenhum fanático que por lá a tirar umas fotos no dia da abertura? :p

Link to comment
Share on other sites

Eu, como cidadão de Portugal e de Fátima, estarei lá na inauguração... mas numa altura do dia em que não estará lá tanta gente (espero), por isso posso tentar arranjar umas fotos para colocar aqui. Quando chegar a altura eu coloco. Por agora vou colocar algumas que tirei este fim-de-semana. PS: Não consegui rodar as 2 ultimas imagens. Peço desculpa por algum incómodo que possa causar :s

Link to comment
Share on other sites

Nota: Esta estátua em aço (presumo aço cor-ten), está - para variar.. - a deixar os peregrinos e os próprios habitantes de Fátima intrigados pela expressão da estátua - neste material, com este aspecto. Eu, pessoalmente, acho-a muito interessante pelo facto de que, a expressividade do próprio Cristo que aparece nas "cruzes" comuns, está explicitamente caracterizada no modo como são organizados os diferentes segmentos da estátua e pelo modo como se ligam uns nos outros. É um modo mais ousado, a meu ver, de representar o que denominam de "Jesus Cristo crucificado". Não sei se o enquadramento com o santuário e com a nova igreja está bem resolvido, mas à primeira vista está curioso.

Link to comment
Share on other sites

Saudações pessoal!! Eu não quero estragar os diálogos que tenho vindo a ler em relação a este história do "merchandising da igreja", mas penso que os mesmos começam a cair no ridículo. Se formos falar nessas bugigangas que se vendem no exterior do recinto, temos que comentar o enorme número de famílias que vivem à custa desse comércio, não tendo, sequer algo a ver com a igreja instituição.:s Concordo quando afirmam que existe cada vez mais idosos, não esquecendo que é essa geração, e a dos nossos pais, que vão, maioritariamente habitar esse espaço. Além disso, o conhecido Santuário de Fátima não só reúne todas essas pessoas, como também aloja diariamente aqueles que são sem dúvida os principais utilizadores deste espaço, que são os constituintes oficiais da igreja, e os quais são de um número consideravelmente elevado nesta região, falo claro dos padres, sacerdotes, freiras e monges, entre outros. O projecto em si, tem um grave problema com a relação que estabelece com a estrada nacional ali presente. Não só foi obrigada a contornar parte do lote da basílica, cortando a estrada anteriormente lá presente, como a escala desta (a basílica) é demasiado grande para pouca extensão do terreno que se segue. Desta maneira sim, acho que, sem dúvida, a proposta do Gonçalo Byrne respondia muito melhor em termos de relação com o território, e fundamentalmente, a manutenção do ambiente introspectivo previamente existente, mas como sabemos estamos num país em que o que vem de fora é que é bom...:icon_pistoles: Fiquem bem!!!

Link to comment
Share on other sites

joaoneves concordo com a tua opinião sobre o 'Cristo'. Já sabia que ia ser algo mais contemporâneo e estava curioso para o ver. E tal como tu dizes o 'desenho' poligonal da mesma consegue transparecer a expressão do Cristo 'tradicional'.

:s

PS: Thanks pelas fotos! Esperamos pela abertura :s
Link to comment
Share on other sites

O impressionante é terem gasto 40 Milhoes de Euros, e foram pagos a PRONTO, segundo notícia que li no jornal. Se nós pensarmos que à umas semanas atrás uma pessoa ganhou no euromilhoes 55 milhoes de euros e passou a ser mais rica que os filhos da princesa Diana, isto dá que pensar. O negócio que Fátima não se tornou e o dinheiro que eles não têm.

Link to comment
Share on other sites

Para responder ás questões colocadas: _ O projecto de G. Byrne era sem dúvida muito superior a este projecto que tem um aspecto algo "fascizante." _ O espaço exterior ficou completamente alterado. _ Segundo fontes correntes na imprensa escrita de Leiria, o santuário "rende" em média 5 milhões de €, por ano.

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente desilude-me a questão de que cada vez mais a religião se tornar num negócio....e diz-se k Cristo e a Igreja defendiam a austeridade, a pobreza...condenavam as luzúrias... então o que éisto??? 40milhoes de Euros??? esse dinheiro dava tanto jeito a tantas instituições necessitadas...o dinheiro poderia ter um bom fim... ainda n fui ver a nova basilica...ainda nem tenho opinião formada em relação á Arquitectura, mas desilude-me as proporções que isto está a tomar...cada vez mais a igreja é um negócio e os padres,bispos, cardeais que em vez de viverm na austeridade e sem luxos são dos mais ricos, vejam o exemplo: o padre da minha aldeia natal em Esposende tem um Mercedes SLK, um kasarão, e cada vez mais mete dinheiro ao bolso aproveitando-se do fracos de espirito... vergonha...

Link to comment
Share on other sites

meus amigos... a igreja enquanto instituição está no topo da hierarquia! fazem-se gozar de grandes luxos deturpando o verdadeiro cristianismo. não creio que Cristo tenha bebido de cálices em ouro, isto para dar um exemplo.No caso de Fátima, esta passou a ser uma maquina de fazer dinheiro que por acaso é lugar de peregrinação! Mas esta discussão iria entrar noutros campos que não o da arquitectura, por isso fico por aqui!

Link to comment
Share on other sites

quanto é que se gastou nos estadios do euro, para se ver 4000 no estadio? Acho sinceramente que a Igreja como negocio, vai ser sempre uma eterna questão, o problema do que se vende é acima de tudo de quem compra, existe fé, fanatismo, e desespero, para mim Fátima é acima de tudo o ambiente exelente de um espaço tão amplo completamente cheio de pessoas até as tantas da manha todos pelo mesmo, ai sim sentimo-nos pequenos... O projecto conheço muito pouco, mas do que vi, parece muito bem planeado ( vi muito pouco), sei que o Siza colaborou no piso subterraneo....

Link to comment
Share on other sites

Mas esta discussão iria entrar noutros campos que não o da arquitectura, por isso fico por aqui!


Fantástico Peter! Acertaste mesmo no que eu queria dizer.... Isto é um fórum de arquitectura, há uma secção "Conversas de Café" para este tipo de discussões, limitemos a nossa discussão ao edifício em si!
Link to comment
Share on other sites

Então como ficou "prometido" coloco neste endereço ( http://www.flickr.com/photos/14986342@N04/sets/72157602403867940/ ) as fotografias tiradas ontém, 13 de Outubro, e coloco também um pequeno documento com algumas informações da igreja.

Combinação de luz, som e tecnologia

É o maior recinto público fechado do País, de forma circular. Com cerca de 130 mil metros cúbicos de volume e altura média de 15 metros, a nova igreja de Fátima tem uma nave central de nove mil lugares sentados, configurada para duas capacidades diferentes: um primeiro espaço para 3175 pessoas, separado por um biombo, que pode ser completamente aberto em caso de necessidade. Treze portas dão acesso ao novo templo: 12 laterais, em bronze, dedicadas aos Apóstolos; e a porta central, de 64 metros quadrados, dedicada a Cristo, com simbologia teológica trinitária.
Desenhado pelo arquitecto greco-ortodoxo Alexandros N. Tombazis, o projecto combina harmoniosamente luz, som e tecnologia. De grande simplicidade arquitectónica, mas com alguma complexidade na engenharia civil, é uma obra singular pela sua grandiosidade e, ao mesmo tempo, pela atenção aos pormenores. O interior da igreja é iluminado pelo tecto, através de janelas viradas para Norte (sheds), dando prioridade à luz natural. Será possível mudar a iluminação, em diferentes lugares e com diferentes intensidades, com a ajuda de um sistema computorizado. Simbolicamente, a orientação dos sheds lança o olhar em direcção à Basílica já existente.
Além das cerimónias religiosas, há espaços polivalentes que podem ser também utilizados para acolher grandes eventos que decorram em Fátima. Os espaços exteriores estão pavimentados com calçada portuguesa (cerca de 22 mil metros quadrados).
João Paulo II vai ter um lugar de destaque, com uma estátua e uma frase do Papa polaco a ficarem perto da entrada principal. As palavras inscritas são de uma oração à Santíssima Trindade, que o próprio fez na Capelinha das Aparições, ao iniciar a sua peregrinação em 1982.
A chamada "zona da reconciliação", junto à entrada do lado sul, é um local privilegiado para a confissão sacramental e a reflexão. Uma rampa assegura o acesso alternativo às escadas. O átrio conta com dois espelhos de água, um alusivo ao Baptismo (água a cair) e outro à Criação (água a jorrar). Entre estes dois espelhos há uma ligação de acesso ao espaço de convívio que adoptará o nome de Santo Agostinho, onde ocorrerão encontros de evangelização ou outros eventos congéneres. Curiosamente, o altar da nova igreja fica em linha recta em relação ao altar do Recinto do Santuário de Fátima, local onde é celebrada a Eucaristia.

FONTE: Jornal Semanario

FOTOS: http://www.flickr.com/photos/14986342@N04/sets/72157602403867940/

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Encontrei fotografias de amadores ingenuos caminhantes da arquitectura que captam pormenores sem qualquer sentido estetico e critico das obras arquitectonicas.

Portas laterais da nova Igreja da Santíssima Trindade

http-~~-//i148.photobucket.com/albums/s24/Lourenco_SSC/fatima/PICT9715.jpg

http-~~-//i148.photobucket.com/albums/s24/Lourenco_SSC/fatima/PICT9716.jpg

http-~~-//i148.photobucket.com/albums/s24/Lourenco_SSC/fatima/PICT9758.jpg

Interior da Igreja

http-~~-//i148.photobucket.com/albums/s24/Lourenco_SSC/fatima/PICT9721.jpg

O altar

http-~~-//i148.photobucket.com/albums/s24/Lourenco_SSC/fatima/PICT9730.jpg

Pormenor do altar

http-~~-//i148.photobucket.com/albums/s24/Lourenco_SSC/fatima/PICT9732.jpg

Os 9000 lugares

http-~~-//i148.photobucket.com/albums/s24/Lourenco_SSC/fatima/PICT9735.jpg

O Crucifixo de bronze e uma das portas laterais

http-~~-//i148.photobucket.com/albums/s24/Lourenco_SSC/fatima/PICT9737.jpg

Acesso para as quatro capelas menores.

http-~~-//i148.photobucket.com/albums/s24/Lourenco_SSC/fatima/PICT9757.jpg

http-~~-//i148.photobucket.com/albums/s24/Lourenco_SSC/fatima/PICT9738.jpg

Uma das capelas menores

http-~~-//i148.photobucket.com/albums/s24/Lourenco_SSC/fatima/PICT9740.jpg

As fontes

http-~~-//i148.photobucket.com/albums/s24/Lourenco_SSC/fatima/PICT9765.jpg

http-~~-//i148.photobucket.com/albums/s24/Lourenco_SSC/fatima/PICT9741.jpg

http-~~-//i148.photobucket.com/albums/s24/Lourenco_SSC/fatima/PICT9743.jpg

A entrada principal da Basilica

http-~~-//i148.photobucket.com/albums/s24/Lourenco_SSC/fatima/PICT9746.jpg

A relacao entre o novo e o velho.

http-~~-//i148.photobucket.com/albums/s24/Lourenco_SSC/fatima/PICT9752.jpg

in Skyscrapercity

Link to comment
Share on other sites

Também fiquei completamente esmagado com esta "reportagem". Eu já o tinha dito, mas confirmo agora que o fotógrafo Fernando Guerra chegou a um nível que já não é nacional, é universal. Fica demonstrado, se provas faltassem, que se trata de um Fotógrafo e não de um fotógrafo de arquitectura. É provavelmente essa a grande diferença entre o seu trabalho e o dos outros. ZM

Link to comment
Share on other sites

Encontrei fotografias de amadores ingenuos caminhantes da arquitectura que captam pormenores sem qualquer sentido estetico e critico das obras arquitectonicas.


Sendo o autor das fotos que apresentou, o "amador ingénuo sem qualquer sentido estético e crítico" , fico feliz por verificar que neste caso teve o cuidado de indicar a origem das fotos, ao contrário do que sucedeu no tópico sobre a capelinha das aparições.

Sou um mero entusiasta por arquitectura e, não sendo esta a minha área de estudo, o meu olhar sobre a obra arquitectónica jamais terá o mesmo sentido estético e crítico do olhar de um profissional. O que, obviamente, não implica que este esteja ausente da minha apreciação (leiga) da obra arquitectónica.

Aproveito a ocasião para dar os meus sinceros parabéns aos membros deste forum pela qualidade dos textos e discussões que regularmente pontuam estas páginas e que tanto têm contribuído para saciar a minha sede de conhecimento nesta área apaixonante. :clap:
Link to comment
Share on other sites

Sendo o autor das fotos que apresentou, o "amador ingénuo sem qualquer sentido estético e crítico" , fico feliz por verificar que neste caso teve o cuidado de indicar a origem das fotos, ao contrário do que sucedeu no tópico sobre a capelinha das aparições.


Vou corrigir isso.
Link to comment
Share on other sites

  • 11 months later...

Publicação: 13-10-2008 11:12 | Última actualização: 13-10-2008 11:40

Um ano após inauguração em Fátima

Igreja da Santíssima Trindade é foco de atracção

Um ano depois de inaugurada pelo Legado Pontifício, Cardeal Tarcisio Bertone, a Igreja da Santíssima Trindade, no topo oeste do recinto do Santuário de Fátima, assume-se, a par da Capelinha das Aparições, como foco de atracção para os peregrinos.
Lusa

Igreja da Santíssima Trindade

O novo templo tem capacidade para nove mil lugares sentados Ultrapassada a fase de alguma polémica inicial face ao custo da obra - estimado em cerca de 60 milhões de euros -, a nova Igreja impôs-se na paisagem do Santuário e actualmente é um dos primeiros locais que os peregrinos querem visitar.

Ao longo dos últimos 52 fins-de-semana, foram milhares os visitantes - muitos em excursões organizadas propositadamente para a visita ao novo templo - que foram a Fátima apenas para verem a obra desenhada pelo arquitecto grego Alenxandros Tombazis.

A procura tem sido tanta, que o Santuário se viu obrigado a lançar um desdobrável com indicações desenvolvidas para uma visita guiada à Igreja.

Neste documento, que tem sido distribuído às centenas, é explicado que o edifício comporta 8.633 lugares sentados e um volume de construção de 130 mil metros cúbicos.

O projecto começou a germinar em 1973, a construção foi iniciada em Fevereiro de 2004, tendo sido dedicada em 12 de Outubro de 2007 pelo Secretário de Estado do Vaticano, no encerramento do programa comemorativo dos 90 anos das aparições da Cova da Iria.

Com uma vasta iconografia interior de que se destacam o painel do presbitério, com cerca de 500 metros quadrados, e o crucifixo suspenso sobre o altar, é na envolvente externa que se encontra um dos principais pontos de procura dos peregrinos: a estátua do Papa João Paulo II.

Verdadeiro ponto de romagem, ali se encontram quase em permanência pessoas que tentam tocar na imagem do "Papa de Fátima", deixando ali flores e velas ou mantendo-se em silêncio em recolhimento.

A constante concentração de fiéis junto da estátua do Papa polaco faz ignorar quase completamente as restantes imagens colocadas nas imediações, nomeadamente as de dois outros Sumo Pontífices: Paulo VI, que visitou a Cova de Iria em 1967, e a de Pio XII.

in http://sic.aeiou.pt/online/noticias/vida/20081013+Igreja+da+Santissima+Trindade+e+foco+de+atrac%C3%87ao.htm

Slideshow - http://sic.aeiou.pt/online/noticias/vida/slideshows/20071012+Igreja+da+Santissima+Trindade.htm

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.