Jump to content
Arquitectura.pt


Importância de desenho e geometria descritiva em arquitectura


Lacerda

Recommended Posts

Olá. Agradeço desde já a vossa disponibilidade. Gostaria que me "aconselhassem", se puderem claro, acerca de uma dúvida que tenho tido há uns tempos. Frequento actualmete o 11º ano de Ciências e Tecnologias e, estranhamente eu sei, gostaria de seguir Arquitectura. Ora, as minhas específicas são Matemática A, Biologia e Geologia e Física e Química A. Sei que posso entar em Arquitectura em certas universidades com apenas Matemática A como prova de ingresso. O problema é que acho que não tendo Geometria Descritiva e Desenho no secundário vou sentir bastantes dificuldades no decorrer do curso. O que acham? Obrigada :)

Link to comment
Share on other sites

A geometria descritiva é uma iniciação para o teu dia-a-dia enquanto estudante ou arquitecta. A geometria descritiva são as ferramentas que usamos todos os dias para representar aquilo que imaginamos no espaço, no papel, em projecção. Se perguntas se é essencial, digo-te que mais essencial não pode ser. Mas com esforço e dedicação todos nós conseguimos, por isso se achas que conseguirás estar apta a prosseguir os estudos, com este esforço acrescido continua, no entanto, nada é melhor do que fazer o secundario no curso de artes visuais para seguir para arquitectura.

Link to comment
Share on other sites

Muito obrigada. Mas, não frequentando o curso de Artes Visuais, deverei fazer algum tipo de estudo de Geometria descritiva e Desenho antes de ingressar na faculdade? P.S. Adorei o espírito de colaboração que encontrei ao ler os fóruns. É bestial. :):clap:

Link to comment
Share on other sites

Para te dizer realmente aquilo que penso, o ideal seria voltares ao 10º e ires para Artes, mas de preferência numa das muito raras escolas do país que te dão um bom ensino em artes. Isso era o ideal. Caso queiras continuar com o teu curso, aconselho vivamente que te inscrevas nalgum curso de geometria descritiva ou até que tenhas explicações e que vás ao exame de geometria descritiva A, não para obteres um 20 (era o ideal) mas para te integrares no pensamento e no método da geometria de forma a teres boas bases para quando chegares à faculdade. Se qualquer aluno de artes chega à faculdade e sente logo o choque que é em termos de exigência e método de trabalho, para um aluno de outro curso esse choque será necessariamente superior. Conheço vários casos de gente que chegou a arquitectura vinda de outros curso e teve que fazer um esforço enorme para se adaptar. Mas em tudo é preciso trabalho e dedicação. Ao mesmo tempo 80% dos alunos nas faculdades de arquitectura foram para lá sem saber o que queriam e andam lá a arrastar-se até ao dia em que decidem desistir ou acordar e andar para a frente. Por isso depende de cada um, da dedicação de cada um e do esforço. Só depende de ti.

Link to comment
Share on other sites

É verdade que não estou no curso certo. Sempre tive essa dúvida: ciências ou artes. Por fim acabei por escolher aquele que me dava mais opções de escolha para curso superiores. Agora penso que deveria ter escolhido Artes mas não sou capaz de pensar em "deixar" dois anos de estudo para tráz e começar de novo. Mas não vou desistir de Arquitectura. Muito obrigada pelo esclarecimento, ajudou-me um pouco em relação ao que devo fazer. :)

Link to comment
Share on other sites

Olá Lacerda. Eu conheci imensa gente que iniciou o curso de Arquitectura sem os devidos conhecimentos de Geometria e nem de História da Arte / Arquitectura - tiveram alguma dificuldade a principio. Eventualmente repetiram o primeiro ano, o que compensa mais do que recomeçares do 10º ano agora... E com tempo apanharam o barco. A chatice é que, se não me engano, ser-te-há pedida a específica de Geometria Descritiva para qualquer curso de arquitectura. Essa só por si vale mais do que toda a média do Liceu, e valia a pena começares a ler uns livros sobre isso. Incluso penso que está muitíssimo mais facilitado do que o que era, acho que até retiraram a "perspectiva cónica", que era a mais interessante... É isso, boa sorte, e vê lá em que é que te estás a meter...

Link to comment
Share on other sites

É o que farei. Ler uns livros, ter umas explicações talvez. Penso que posso entrar no Porto e no Minho só com Matemática mas se estiver preparada para fazer o exame de Geometria melhor ! Muito obrigada mais uma vez. Estava mesmo confusa, pois, na escola, ninguém nos dá a devida informação e temos que a procurar por nós mesmos.

Link to comment
Share on other sites

Um dos seguintes conjuntos: 16 Matemática ou 03 Desenho 16 Matemática ou 10 Geometria Descritiva 16 Matemática Isto em relação á do minho. FAUP: Uma das seguintes provas: 03 Desenho 10 Geometria Descritiva 16 Matemática Isto não quer dizer que posso entrar só com matemática ?

Link to comment
Share on other sites

Sim... é isso mesmo. Mas cuidado com essa dependência da Matemática... Ou tens uma excelente média de secundário... Ou és muito boa aluna a matemática e tiras 20 no exame... Ou és muito boa aluna a matematica, tens uma boa média e tiras 20 no exame... Ou então aproveitas a Geometria para tirar o tal 20 que o asimplemind falou. Boa sorte :)

Link to comment
Share on other sites

Estudando sozinha só se fores mesmo muito boa no assunto, apesar de haver bons manuais, há muitos pormenores que nunca consegues verificar, sem teres alguém que te explique. Geometria é muito fácil, mas é preciso entrar no "espaço", compreender muito bem. Também há quem a tivesse feito decorando. Vai de cada um.

Link to comment
Share on other sites

na faup podes entrar só com matemática... conheço quem o tenha feito e vai-se safando. tenta ter aulas de geometria durante o 12º e fazer o exame. com alguma dedicação tiras boa nota. o que me parece que te faria mais falta nem era a geometria mas sim a historia da arte e teoria de design, para n falar do desenho!!

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

Olá Lacerda! Se precisares de explicações de GD na cidade do Porto, poderei ajudar-te, sem que te fique demasiado caro. Dou explicações já há bastante tempo e pelo menos creio que poderias ficar com umas luzes da disciplina no global ou nalguma matéria em específico. Tudo depende também da tua dedicação em trabalhares e resolveres o maior número de exercícios por ti própria, pois a prática é essencial. Desejo-te as maiores felicidades para conseguires entrar em Arquitectura onde pretendas. *******

Link to comment
Share on other sites

Se este ano lectivo abrir alguma turma de geometria na minha escola vou tentar assistir às aulas. Na realidade as possíbilidades de pagar explicações são mínimas por isso apenas me resta vontade e dedicação para estudar sozinha : ) Obrigada pela disponibilidade e incentivo.

Link to comment
Share on other sites

Bem importância da GD? No meu entender 0. Mas venham lá os puristas que ainda pensam que sabem mais do que os outros. No entanto eu apenas estou a dizer o que penso. Que venha então alguém que saiba realmente algo sobre o assunto e dê a sua opinião fundamentada.


Então peço-te o mesmo, fundamenta a tua opinião! :D
Link to comment
Share on other sites

a geometria descritiva e importante no ambito em que nos ajuda a compreender objectos no espaco, ainda que nao usemos as metodologias que nos sao ensinadas no dia a dia, e na verdade a disciplina que nos ajuda a compreender e resolver problemas dos mais variados. no caso da perpectiva conica e tambem importante para estruturar o desenho a mao levantada.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.