Jump to content
Arquitectura.pt


Gente da Casa - Monitorização de uma obra de arquitectura


Recommended Posts

Gente da Casa - Monitorização de uma obra de arquitectura

Imagem colocada

O projecto Gente da Casa nasce da vontade de dar expressão e visibilidade a um conjunto de profissões e profissionais que normalmente, só por acidente ou por ocorrências relacionadas com questões laborais e legais, são alvo de notícia e interesse por parte do resto da sociedade civil. No entanto, essas profissões e pessoas são os edificadores do território em que habitamos, das nossas casas, das nossas cidades, dos lugares onde vivemos. São os construtores dos cenários reais das nossas vidas e da qualidade do seu trabalho depende uma boa parte da qualidade da vida de todos nós. Fazendo da actividade de construir, sempre para outros, a forma de construir algo para si próprios, acabam por ter uma relação muito desprendida e algo indiferente para com aquilo que constroem; isto aparentemente; porque em muitos casos sentem e expressam, quando questionados, o orgulho no trabalho que realizam, algo que aprenderam a pulso, começando a trabalhar muito novos e conquistando passo a passo esse saber de experiência feito. São por isso pessoas com um rosto forte, que acusa o esforço do trabalho físico pesado e a exposição quer à intempérie quer a uma certa tensão, sempre presente no sistema de relações que estabelecem uns com os outros.

Partindo de um contexto profissional, o acompanhamento como autor do projecto de arquitectura de uma casa e responsável pela direcção técnica da obra, Carlos Gomes, arquitecto e director artístico do projecto Gente da Casa, propõe revelar, relacionar e questionar todos os seus intervenientes; sondar o seu posicionamento técnico profissional, ético e estético com esse trabalho específico de erguer construções para outros, tendo em conta a profissão e enquadramento cultural de cada um.

A monitorização da construção através da fotografia e do vídeo resultará, após a conclusão dos trabalhos (prevista para Fevereiro de 2007) numa exposição do material recolhido (fotografias, vídeo entrevistas, ambientes sonoros e outros materiais) e num filme/documentário.

Para além do acompanhamento das sucessivas fases do trabalho, através do registo em vídeo da obra e dos seus intervenientes, os 8 planos fixos no exterior e 4 no interior (a partir da compartimentação definitiva do espaço interior da casa) permitirão ao longo do tempo em que a construção decorrer, acompanhar passo a passo a transformação da obra na casa e os sucessivos reflexos do trabalho dos seus intervenientes nesse processo de transformação, como que construindo-a em paralelo por sucessivas camadas de imagem.

Querendo documentar a realidade de um contexto de trabalho, na sua especificidade técnica e humana, o projecto Gente da Casa tem também por objectivo constituir-se como objecto de memória colectiva, actuante na consciência e auto-valorização profissional de cada um dos intervenientes, nas imagens que vamos construindo uns dos outros, como profissionais de um mesmo sector da actividade económica e na imagem que as pessoas em geral tem do sector da construção e dos seus “actores”.

Quando no final da obra, a obra der lugar à casa, como o resultado final do trabalho de uma equipa de profissionais, a visibilidade dessa equipa deverá ser o resultado final deste projecto.

Fonte: http://www.gentedacasa.net
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.