Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá, Será que alguém me podia esclarecer qual a diferença entre o termo ritmo e ritmica, no contexto da arquitectura? É que me parece que se confunde fácilmente os dois termos e precisava esclarecer realmente quais as diferenças entre ambos. Obrigada, S.

Posted
Ritmo é o tempo que demora a repetir-se um qualquer fenómeno repetitivo, mas a palavra é normalmente usada para falar do ritmo quando associado à música, à dança, ou a parte da poesia, onde designa a variação (explícita ou implícita) da duração de sons com o tempo. Quando se rege por regras, chama-se métrica. O estudo do ritmo, entoação e intensidade do discurso chama-se prosódia e é um tópico pertencente à linguística. Na música, todos os instrumentistas lidam com o ritmo, mas é freqüentemente encarado como o domínio principal dos bateristas e percussionistas.
Segundo alguns autores, os conceitos de ritmo podem variar.
  • Para Berge [2] o ritmo é uma lei universal a que tudo submete.
  • Dalcroze [3] o caracteriza como princípio vital e movimento.
  • Platão [4] sistematiza o ritmo, colocando-o como definição de movimento ordenado.
A rítmica é uma ciência do ritmo que objetiva desenvolver e harmonizar as funções motoras e regrar os movimentos corporais no tempo e no espaço, aprimorando o ritmo.
Embasado-se nestes conceitos, fica clara a importância que o ritmo tem na nossa vida, tanto através de influências tanto externas quanto internas. O desenvolvimento e aperfeiçoamento do mesmo torna-se muito importante, pois o ser humano é dependente do ritmo para todas as atividades que for realizar, como na vida diária, profissional, desportiva e de lazer.
O ritmo é de grande importância para os professores de Educação Física, pois ele se reflete diretamente na formação básica e técnica, na criatividade e na educação de movimento. [5]
O ritmo pode ser individual (ritmo próprio), grupal (caracterizado muito bem pela dança, o nado sincronizado e por uma série de atividades por equipe), mecânico (uniforme, que não varia), disciplinado (condicionamento de um ritmo predeterminado), natural (ritmo biológico), espontâneo (realizado livremente) e refletido (reflexão sobre a temática realizada), todas estas variações de ritmo podem ser trabalhadas na escola com diferentes atividades.

Fonte: Wikipedia
Posted

No contexto da arquitectura, poderás considerar o ritmo como a modulação do edifício. Terá um ritmo base consoante a modulação estrutural, expressa ou não na linguagem do edifício. Podes falar em ritmo da decoração, ou em "ritmo do alçado", que será tanto maior ou menor conforme o espaçamento e proporção dos vãos, por exemplo. Pode-se falar em acelaração do ritmo quando, por algum efeito perspectico, as dimensões são alteradas ou distorcidas (perspectiva acelarada ou retardada). Se nos referimos a um edifício concreto, e descrevemos algum aspecto, a palavra a empregar deverá ser "ritmo". Se nos referimos à metodologia que foi aplicada à sua concepção, os processos através dos quais foi feito e desenhado, provavelmente "ritmica" será mais adequado. Seja como for são palavras emprestadas da Musica para falar de arquitectura, é sempre de evitar quando existem termos concretos que satizfazem a necessidade de comunicação.

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.