Jump to content
Arquitectura.pt


Cubic Houses - Rotterdam


3CPO

Recommended Posts

Cubic Houses - Rotterdam
Piet Blom

Os primeiros desenhos de Piet Blom datam 1973/74. As primeiras experiencias (testhouses) foram construídas em Helmond em 1975. Mais 18 edifícios foram construídos junto ao centro cultural em 1977.
Os primeiros desenhos das Cubic Houses de Rotterdam foram apresentados em 1978. A construção foi iniciada em 1982 devido a problemas financeiros. Esta aventura construtiva terminou apenas em 1984, simultaneamente com outro projecto contiguo de Piet Blom - Spanish Kay Housing.

O projecto inicial apresentava 74 casas cúbicas e um centro cultural. A versão final e definitiva, alberga 38 casas cúbicas, zonas comerciais, uma escola, uma torre de apartamentos.

Todas as 38 casas foram vendidas antes de terminarem a sua construção estão habitadas desde essa altura.

Em 1997/98 a comissão de moradores decidiu remodelar as coberturas, revestindo-as a zinco.
Em 2001 todos os espaços públicos foram remodelados: escadas, pavimentos, iluminação exterior, plantas e zonas verdes.

Imagem colocada


Exterior:
Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada
Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada



Interior:
Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada
Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada

Abraços
Link to comment
Share on other sites

Adoro estas habitações... já as tinha estudo a uns tempos atrás, mas nunca tinha encontrado imagens tão porreiras como aquelas que tens ai... Fora do convencional, interessantes e inovadoras... é assim que as classifico... Além de que no skyline da cidade, as mesmas se transformem numa metáfora arborea, ainda que amarela, o que sugere que na data em que as mesmas foram projectadas - construidas, o conceito de natureza ainda se encontrava muito ligada à arquitectura... Mas isto é só uma opiniao pessoal Abraços Arquitectonicos

Link to comment
Share on other sites

Repara bem nos recantos...o que se torna fantástico para as limpezas diárias... Aspirador especial a 45%? ... :nervos: Sao habitacoes com algum grau de experiementacao e inovacao, mas na vivencia diária penso que se possam tornar um pequeno pesadelo...vou tentar falar com alguém que lá more e saber a opiniao... Abracos

Link to comment
Share on other sites

Eh pá! Chateia-me um bocado o chamado funcionalismo em arquitectura. Mas a arquitectura tem que ser funcional para ser boa arquitectura? Há pouco a falar sobre a casa Toló do filho do siza vieira fiquei indignado com o facto de alguem achar que aquela casa não era uma casa. Quer dizer a casa não é um inferno por ter 6 lanços de escadas. Tenha o que tiver. Há um proposito para isso. Era dificil uma outra solução mas vá lá foi a solução encontrada. De qualquer forma nao e por uma casa nao ter paredes

Link to comment
Share on other sites

continuando.. a fazer 90 graus umas com as outras que vai deixar de ser uma casa ou ser pior por causa disso. Aarquitectura tem que ser vi~sta como um organismo vivo em constante mutação. É certo que as grandes revoluções ja nao existem. Aliás ja ninguem inventa nada. Mas ela desenvolve-se muda e reflecte uma mentalidade. Olhando a volta do local onde foram construidas estas casa acho fantastica a integração e a relação com todo o local e as arvores. Há uma simbiose do elemento envolvente. Agora se o arpirador nao cabe no canto.. Pá isso nao é pensar a arquitectura.

Link to comment
Share on other sites

Gostava de ver trabalhos teus Zuka... para poder perceber o que é para ti boa arquitectura... Para mim a boa arquitectura tem de ser necessariamente um nivelar de formalismo e funcionalismo, sem que uma se sobreponha em demasia a outra... As tuas palavras fazem-me pensar que um hospital, um quartel dos bombeiros, uma prisão, ou qualquer outro espaço não têm necessariamente de ter a sua componente funcional... A Toló pode ser uma solução interessante para o terreno, mas concerteza outras soluções haveria que resolvessem de igual forma o problema sem entrar em extremismos. Será que quando forem velhos os actuais donos da casa ainda continuaram a habitá-la? Podem já ter pensado nisso e decidido que daqui a uns anos se vão dali para fora... mas será isso boa arquitectura?...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Repara que a Academia de Arquitectura ocupou esses cubos por apenas uns meses... Tal como aconteceu com a obra da Zaha Hadid, nao aguentaram a vivencia diária... Creio que isso explica muita coisa... Hoje comentei este projecto com alguns arquitectos holandeses e a opinião deles é que é uma obra apenas para os turistas. A espacialidade tem tudo para se tornar um pesadelo na vida das pessoas. Repara que nem os vãos estão pensados de acordo com a propria vivencia interna. No caso do escritório, encerraram parte da janela derivado ao encosto da secretária...e se te sentares naquela cadeira, nao poes os pés no chão, mas na parede. Já para não falar que não podem pendurar quadros na parede... Até podia ser diferente, inovador, organico, etc, mas construir com qualidade... A integraçao que falas nao existe...ao lado das Cubic Houses existe a chamada Casa do Lápis... (um predio em forma de lápis)...do outro lado, a enormissima estação do metro (Blaak). Um dia destes volto lá para fotografar os recantos gerados pelos edificios na malha urbana... E eram para ser 74...mas ficaram 38...logo aí o projecto perde metade da sua consistencia... E existem outras Cubic Houses (iguais) noutras cidades... PS: Se nao pensares na forma como as pessoas vao habitar os teus projectos, corres o risco de ficar uns meses largos à espera que vendam as casas... Gosto de perceber como as pessoas irão viver nos espaços que desenho, e isso inclui esses pequenos detalhes... É como aquela historia da cozinha minimal que nao tem lugar para o balde nem esfregona...voltas lá dois anos depois para rever a "tua" cozinha minimal e até tens um desgosto... :)

Link to comment
Share on other sites

Finalmente que consigo ver imagens interiores disso!!! Já aí estive 2 vezes e não deu para entrar... Bem isso do exterior só posso dizer que é mesmo medonho!! não só esses edificios mas toda a área circundante! é um centro de cidade "à la taveira" no maior explendor do pós-modernismo! Mas de facto agora fiquei impressionado pois os interiores até são interessantes, mas a foram exterior é de facto medonha... é bom estudar esse exemplo! kandisnky: como vai a vida pelo país das águas e do vento? Já agora... Gostava era que enviasses fotos daquele conjunto de edifícios em Rotterdam do atelier Die Architecten Cie que se situam junto ao teatro Luxor. São uma série de edificios de habitação em tijolo às "escadinhas" com terraços magníficos! Se poderes publica algo sobre isso! vale a pena

Link to comment
Share on other sites

Fora do convencional, interessantes e inovadoras... é assim que as classifico...


Acho estas jóias cúbicas muito fascinantes! Um autêntico jogo de volumes...vemos arestas e inclinação em tudo o que é parede! :)

Ora atendemos que desde que nascemos vimos o nosso redor habitável com ângulos rectos. Viver nesta casa, seria como um novo nascer para um mundo no qual, os ângulos e as intersecções de planos se tornaram moldáveis...;)

Estou curiosa em saber as opiniões dos habitantes...e por outro lado, questionar-me se não seria de extremo interesse tornar estas habitaçoes em locais para os turistas poderem usufruir de uma dimensão habitável diferente do habitual...
Link to comment
Share on other sites

Cina: Achas fascinante porque não moras lá...sem dúvida que o fascinio acaba ao final de uma visita de 20 ou 30 minutos... As questões práticas, vivência diária e bem estar sobrepõem-se a qualquer tipo de inovações irreverentes que poem em causa o modo de viva dos seus habitantes... Mesmo assim, aconselho a quem puder uma visita ao local... Abraços

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Aqui ficam algumas panoramicas dos espaços exteriores às Cubic Houses...

Imagem colocada
Imagem colocada

Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada

Agora reparem na foto aérea...
Imagem colocada

No centro da imagem, nota-se bem a presença destas casas...cortam por completo uma via, existindo necessidade de ser criar um tunel...

Imagem colocada

Não consigo perceber que tipo de integração urbana se tentou com este edificio...e aquele espaço interior nos edificios com forma triangular? Parece-me que o arquitecto ficou cego perante tudo o que o rodeava para poder realizar as suas formas magnificas...

Abraços

Link to comment
Share on other sites

este é um daqueles exemplos que funcionam bem enquanto ideia, mas dpois...não cumprem a função como deve ser. agrada-me o jogo de volumes que sai dali, agrada-me o facto de se ter explorado e tentado uma situação diferente, mas parece-me que este era um daqueles projectos que devia ter ficado no papel...ou então numa ocasião efémera, tipo uma exposição mundial qualquer... o pormenor de isto 'arrasar' com a estrada...mito mau :\

Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião acho que têm um caractér mais experimental, falhando então como espaço vivêncial que é o que se pretende em habitações! Eu pessoalmente acho claustrofóbico, agressivo e barulhento como espaço. . faz-m lembrar aquelas experiências em que colocam diferentes pessoas de diferentes idades, em diversos espaços, com cores variadas e formas variádas para estudar as suas reacções. . Eu acho que deve ser engraçado como residencia temporaria. Mas é um projecto panfletário e desafiante!

Link to comment
Share on other sites

Mas está lá e bem patente na forma como aquele espaço é usado...é como uma ferida...os espaços anexos a esse edificio tornam-se confusos...

O projecto poderia ter ajudado a resolver um nó viário que liga a Burgeemester van Walsumweg (avenida principal) à Mariniersweg (outra avenida logo acima)...o projecto desliga-se de toda esta malha urbana tendo sido elevado propositadamente...depois é aquele jogo de escadas horriveis...
Repara:

Imagem colocada Imagem colocada

Assinalei os pontos onde existem escadas...
Imagem colocada

Abraços...

Link to comment
Share on other sites

Não sou do tipo de arquiteto que defende a funcionalidade a todo custo; acho que deve haver um equilíbrio entre forma e função e creio que nós, arquitetos, temos o dever de abdicar (ás vezes) um pouco dessa racionalidade exacerbada e fornecer alternativas de boa qualidade estética. Satisfaz o espírito e nos diferencia de meros técnicos. Mas quanto a este projeto, só posso dizer que é uma palhaçada. Quanto do espaço é realmente aproveitado? 50%?! E se eu quiser instalar armarios, quadros? e instalações elétricas? hidráulicas? O pior é que nem é bonito!!!!!!!!! Sinceramente, deprimente.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.