Jump to content
Arquitectura.pt


Cubic Houses - Rotterdam


3CPO

Recommended Posts

  • 1 month later...
  • 1 year later...

continuando.. a fazer 90 graus umas com as outras que vai deixar de ser uma casa ou ser pior por causa disso. Aarquitectura tem que ser vi~sta como um organismo vivo em constante mutação. É certo que as grandes revoluções ja nao existem. Aliás ja ninguem inventa nada. Mas ela desenvolve-se muda e reflecte uma mentalidade. Olhando a volta do local onde foram construidas estas casa acho fantastica a integração e a relação com todo o local e as arvores. Há uma simbiose do elemento envolvente. Agora se o arpirador nao cabe no canto.. Pá isso nao é pensar a arquitectura.


Não podemos nos deixar levar pelo formalismo. Não sou a favor do funcionalismo austero também, mas afinal, que real motivo tem esta forma desta casa? Lembremos que a arquitetura tem como maior mérito servir às pessoas com o intuito de melhorar de uma forma ou de outra suas vidas ou relações com o meio em que se insere. Ao meu ponto de vista estas habitações só servem para saciar uma necessidade auto-afirmativa e quase que egoísta do próprio arquiteto.

Como arquitetura, para mim não passam de mega esculturas, e feias ainda por cima. ;)
Link to comment
Share on other sites

Deveriam ver mais coisas do Piet Blom... Team ten. O espírito desta época é a crítica ao moderno. É uma experiência de novo tecido urbano, e como experiencia deve ser avaliado. Não funciona, prontos, mas alguém teve a coragem de o experimentar. Quanto a essa via, não conheço detalhes da história, mas talvez não estivesse prevista em 74, que é o mais certo.

Link to comment
Share on other sites

Zuka:

Eu concordo com algumas das coisas que disseste,até porque não acho que o funcionalismo deva guiar o processo, mas sim que deva ser um dos intervenientes. O problema é que pegando no teu texto, ele não se aplica de maneira alguma e este projecto, já que dizes que "Arquitectura tem que ser vista como um organismo vivo em constante mutação". A tal mutação aqui não se aplica pura e simplesmente. É um objecto formal cuja (extensão, reorganização, readaptação, seja lá o que for que entendas por mutação) torna-se claramente impossível, tamanha a complexidade geométrica do interior. Quem já construiu e fez mais do renders, sabe daquilo que estou a falar.
Recapitulando, é um exercício de estilo engraçado, mas uma obra com muito pouco conteúdo.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.