Jump to content
Arquitectura.pt


Innovative Ideias for Porto Water Tanks


asimplemind

Recommended Posts

Acho que a organização de um concurso destes deve ser é bastante complicado. 6 locais, bastante informação, muitos participantes, júris ocupados... etc Mesmo assim, esperava mais alguma "simpatia" pela parte da organização! Os 3 meses de espera sem qualquer informação nem comento! e Já nem falo em divulgarem as decisões, que se calhar ainda não as há. Mas a simples actualização da mensagem que aparece no site é rápida e fácil de se fazer ... é q dia 10 já lá vai! No entanto, se o resto correr bem não nos podemos queixar. É um concurso raro de se ver, realizado em Portugal, com divulgação e participação internacional, que se foca numa situação real e num tema bastante actual. Já para não falar que é dirigido para estudantes e jovens arquitectos! Não é todos os dias! Por isso, espero que o final corra bem e que se aprenda com os erros para se poder repetir várias vezes!

Link to comment
Share on other sites

Concordo que nao deve ser facil organizar este tipo de evento, mas os 3 meses de silencio demonstram alguma falta de consideracao pelo trabalho de todos os participantes. Fico preocupado quando vejo alguns comentarios sobre este concurso em sites internacionais, como o deathbyarchitecture.com, deixam uma imagem muito redutora daquilo que somos capazes, tudo isto reflecte na nossa imagem como pais. Apesar de tudo espero que continuem com estas iniciativas e espero que a participacao seja ainda maior no futuro. E importante que os estudante e jovens arquitectos tenho um lugar para debater ideias. E citando Lebeus Woods os projectos que mais influenciam o modo como projectamos sao muitas vezes de cariz teorico ou nunca construidos, o que so evidencia a importancia deste tipo de evento.

Link to comment
Share on other sites

Ao analisar as propostas e constatar a qualidade geral das propostas e até a quantidade, este concurso tinha tudo para ser um grande concurso, que caso tivesse alguma organização poderia dar lugar a uma grande divulgação das propostas dentro da cidade, país e mundo. É realmente uma pena esta organização e eu como participante sinto-me desconsiderado (como todos os outros deverão estar) por não se notar um empenho na organização que deveria ser equivalente ao empenho dos participantes no concurso. Deixa muito a desejar. Sinceramente, já passou tanto tempo desde a entrega do concurso que a mim tanto me dá neste momento saber os resultados. Aquela vontade que temos em conhecer os projectos e os resultados assim que entregamos vai-se dissipando por todo este tempo e as consecutivas faltas de actualizações e de contacto com os participantes desmoralizam-nos perante um concurso que teria tudo para ser grande e ter algum impacto no meio social. Como o JJesus disse, por mais trabalho que dê em analisar todas as propostas e a tomar a decisão final, não custa absolutamente nada, passado o dia 10 mudar a mensagem para mostrar que ainda estão vivos e tentar dar alguma credibilidade ao concurso. A organização de concursos é complicada mas não é difícil. Tem é de haver organização. Coisa que aqui não há, como já estamos fartos de ver. Nem sequer respondem aos emails?!

Link to comment
Share on other sites

E continua o silencio da parte da organizacao. Ja comeca a passar pra falta de educacao. Tenho participado em varios concursos e nunca vi nada assim. Enfim! Acho que devemos de nos proprios ignorar esta organizacao e discutir e criticar os projectos aqui. Alguem interessado? Alias, acho que o maior objectivo deste tipo d iniciativa e o debate de ideias. O local do meu projecto e localizado no amial. e o ultimo dos slides. Nao sei porque mas para alem dos meus paneis estarem na ordem inversa, o meu painel numero 2 e repetido no projecto anterior, do qual nao sou elemento da equipa. Mas enfim acho que isso acaba por ser o menor dos problemas com esta organizacao. A ideia deste projecto baseia-se no parasita, um corpo estranho que necessita de um hospede para sobreviver. A minha intervencao pode ser considerado o parasita e a torre o hospede, em que a estrutura que proponho nao pode existir sem o hospede, a torre. Quem tiver interressado de uma vista de olhos nos meus paineis e deixem aqui uns comentarios. Eu farei o mesmo. Vejamos se conseguimos tirar algum proveito disto. Nem que seja pelo debate de ideias, crescemos um pouco como arquitectos. (desculpem a falta de acentuacao mas tou nos estados unidos a estudar e aqui os teclados nao sao iguais)

Link to comment
Share on other sites

e os dias passam.... Absolutamente lamentável. É lamentável para as águas do porto, para os júris, para o próprio organizador que continua a revelar uma enorme falta de respeito ao ter deixado de responder aos inumeráveis emails que já lhe enviei desde o dia 20 de janeiro. Nunca vi nada assim... que tristeza Quanto à apresentação dos projectos aqui, o que sugiro é que cada um de nós crie um tópico na zona de exposição de trabalhos e exponha aí devidamente os painéis para que toda a gente possa comentar e discutir. Estes trabalhos não merecem ficar engavetados e merecem ser discutidos. Quando saírem os resultados assim o farei.

Link to comment
Share on other sites

Boa Noite!! Eu nunca participei ,num concurso, com tanta falta de decência com este. È inacreditável o que se está a passar, desde a data de recepção dos projectos. Espero que a organização no dia em que publicar os resultados, no mínimo peça desculpas a todos os participantes. E repense seriamente. se algum dia voltar a organizar outro concurso, se tem capacidades de dignificar a instituição que represente. Por vezes não basta ter uma boa ideia, temos que fazer uma autocrítica para avaliar se somos capazes de a desenvolver de forma correcta, principalmente quando está directamente relacionado com o trabalho de outras pessoas. Este concurso para realmente acabar em beleza, só falta que o prémio seja atribuído a um AMIGO participante. ENFIM!! Pelo menos, não faziam o concurso internacional, porque nós por cá, já estamos habituados a balbúrdia que nos bate á porta todos os dias.

Link to comment
Share on other sites

TLRPS: Duvidas? A partir do momento em que nos podemos identificar nos painéis tudo é possível!!! Só não me arrependo de ter participado no concurso porque estou orgulhoso dos trabalhos que apresentei, porque de resto mais vale a pena nem pensar nisto. Pedido de desculpas? Era bom era! Mas mais uma vez duvido! Participei na organização do concurso do arquitectura.pt e sei bem o trabalho que dá organizar e dar seguimento a um evento deste género. Estes pura e simplesmente estão-se nas tintas para os participantes. Actualizam quando lhes apetece, não respondem aos e-mails desde o dia 20 de janeiro, atrasos atrás de atrasos... Enfim, pior que isto é difícil! Acho que em vez de atribuírem um prémio aos vencedores haviam era de atribuir um prémio aos promotores pela bela palhaçada que organizaram!

Link to comment
Share on other sites

Mais um fim de semana e nada! Ainda se respondessem aos mails, mas parece que estamos todos iguais! também já enviei um par deles e nada, completamente ignorados! Se alguem obtiver alguma resposta, por favor, transmita aqui a informação. Ironia ou realidade: Demoraram 7 dias entre a 1ª reunião e a comunicação dessa reunião (o email que recebemos dia 7 de Março dizia que a reunião foi 28 de Fervereiro). Agora, a tal "final meeting" de dia 10 de Abril já foi ha outros 7 dias. Ou seja, pela amostra deveria estar agora a ser comunicada a decisão, mas parece que esta decisão ainda é mais complicada de comunicar que a primeira! Quer dizer que lá para Junho devemos receber a seguinte comunicação "O júri teve uma reunião final no dia 10 de Abril onde decidiu blá blá blá" Em relação a não ser anónimo, ouvi numa das visitas o arq. Luís Cadeco justificar esse facto! Basicamente ele defende que se alguém quisser viciar o concurso não precisa lá estar estampado o nome, basta dizer "fiz uma parede de escalada cor-de-laranja" ou "tem um balão vermelho no canto"! Cada proposta é única à sua maneira e às vezes o nome nem é o elemento que melhor identifica uma participação. Até compreendo o ponto de vista dele. Mas por outro lado também não se justifica pois não se percebe essa necessidade de identificar o trabalho! Aliás não existe qualquer necessidade se a organização fizer as coisas como deve ser quando os publicar num futuro catalogo. (devo confessar que eu, um pouco na dúvida um pouco na ignorância, lá resolvi - muito timidamente - me identificar)

Link to comment
Share on other sites

Em relação a não ser anónimo, ouvi numa das visitas o arq. Luís Cadeco justificar esse facto! Basicamente ele defende que se alguém quisser viciar o concurso não precisa lá estar estampado o nome, basta dizer "fiz uma parede de escalada cor-de-laranja" ou "tem um balão vermelho no canto"! Cada proposta é única à sua maneira e às vezes o nome nem é o elemento que melhor identifica uma participação. Até compreendo o ponto de vista dele. Mas por outro lado também não se justifica pois não se percebe essa necessidade de identificar o trabalho! Aliás não existe qualquer necessidade se a organização fizer as coisas como deve ser quando os publicar num futuro catalogo. (devo confessar que eu, um pouco na dúvida um pouco na ignorância, lá resolvi - muito timidamente - me identificar)


Precisamente! Se qualquer um pode indiciar que foi autor de tal projecto, para que é preciso chapar o nome nos painéis? Desde logo retira credibilidade. Nunca vi um único concurso (a sério) onde nos identificássemos nos elementos de entrega... Não faz sentido.
Link to comment
Share on other sites

e só a título de comparação (se é que se pode comparar). O concurso para a nova sede da AMI terminou dia 11 de março com 58 propostas entregues. Era um programa bastante complexo e os elementos de entrega eram também eles bastantes e com grande grau de complexidade que exigia do júri algum envolvimento. Os resultados do concurso serão anunciados na próxima segunda-feira dia 21 de Abril. Temos um concurso sério, com uma dimensão incomparável com este e que em pouco mais de um mês são anunciados os resultados. Quais são as dificuldades?

Link to comment
Share on other sites

os resultados nao deveriam sair dia 10 de abril??? eu sugiro aqui publicamente k se deveria denunciar as entidades competentes desta fraude, entidades essas tais como TVI, SIC e etc... acreditem k teriamos logo resposta a todas as nossas perguntas e finalmente sairiam os resultados k acham?? pk isto ja é abuso, desculpem la

Link to comment
Share on other sites

tive fora estes dias e sinceramente pensava que vinha a casa e já tinham saído os resultados. Afinal não... Parece que é preciso tudo continua na mesma... Uma autêntica palhaçada e uma "belíssima" imagem para quem está envolvido: Águas do Porto, Arq Luís Cadeco, Prof. Poças Martins, Arq. Francisco Barata, ... Que as coisas possam demorar o seu tempo e que possam haver imprevistos e atrasos tudo bem. Mas simplesmente ignorar todos os emails que recebem, não comunicarem com os participantes, não comunicarem os atrasos e consequentemente pedirem desculpa pelo mesmo, só demonstra um enorme desrespeito pelo trabalho das dezenas de pessoas que perderam o seu tempo a dedicar-se a este concurso e que, com toda a razão, querem saber novidades e entender os porquês desta situação. Começo a voltar a achar que tudo isto não passou de um belo esquema de angariação de ideias para um futuro trabalho pessoal (já não é a primeira vez que assisto a algo deste género), com falsas expectativas e conteúdos. Começo a achar que os nomes dos júris apareceram escritos apenas como forma de tentar convencer as pessoas de que isto alguma vez na vida terá um fim. Segundo o regulamento o júri do concurso não seria divulgado até 20 de janeiro. Ora, se eu nunca tivesse lido o que foi transcrito aqui no fórum pelo malaise (que segundo ele se tratava de um email que lhe enviaram e que tanto a mim como a outros participantes nunca chegou a ser recebido) nunca saberia os nomes do tal júri e apenas teria tido conhecimento do que escreveram no site sobre o dia 10 de abril. É tudo no mínimo incoerente! E ainda estou para entender como é que a empresa Águas do Porto tem 6000€ para entregar a cada um dos vencedores por cada local num concurso de ideias.... Acho que tudo isto que se tem vindo a assistir poderá ser estar constantemente a atirar areia para os nossos olhos, na esperança de que um dia nos esqueceremos do tempo que passamos a trabalhar para este concurso. E com este tópico no fórum e com outras mensagens que vão aparecendo em blogs, etc, pretende-se que este assunto não caia no esquecimento e que a maior quantidade de pessoas possa entender o que se está aqui a passar.

Link to comment
Share on other sites

por isso acho k nos devemos mexer.. concordo contigo, em relação aos prémios a atribuir aos vencedores (6000€ x 7 sitios = 42000€), um pouco elevado, para se gastar num concurso de ideias. contudo não podemos de deixar de falar nisto, pelo menos desde k começou toda esta contestação foram aparecendo novidades, é certo que de nada valeram, mas vamos continuar... e continuo a achar a opção TVI uma exelente hipotese... pensem nisto

Link to comment
Share on other sites

Por mim falem para a TVI ou para qualquer outro meio de comunicação. Não sei como se processa isso. Mas duvido muito que algum meio de comunicação generalista se interesse por este caso...

http://jn.sapo.pt/2008/03/13/porto/174_ideias_para_abrir_reservatorios_.html

Seria interessante contactar o jornal ou a jornalista que escreveu este artigo e contar-lhe a história do concurso de forma a surgiu um novo artigo que desmascarasse o que aqui se está a passar...

Link to comment
Share on other sites

Não participei no concurso, mas partilho a opinião e estou solidário com a vossa posição. Denoto em todo este processo algumas semelhanças com o processo de eleições do Zimbabué... uma tremenda falta de respeito...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

tb partilho da opiniao de que devemos denunciar esta situacao, pois se nao o fisermos apenas estamos a contribuir para que situacoes semelhantes se voltem a repetir. Sugiro que cada um envie um email ou carta aberta as varias identidades, nao so a comunicacao social mas tb as identidades governantes como, a ordem dos arquitectos, a sociedade de direitos de autor, o governo civil, aguas do porto etb ao senhor arq. Luis Cadeco e aos senhores juris Prof. Poças Martins e Arq. Francisco Barata, assim como as instituicoes ondes estes leccionam, sei que provavelmente o juri pouco teve a ver com a organizacao desta iniciativa mas acho que deveriam estar a par da situacao para poderem proteger o seu bom nome.

Link to comment
Share on other sites

Para não deixar morrer este tópico venho citar uma das primeiras mensagens e relembrar o que este concurso era ou foi, e o que se está a tornar!

174 ideias para abrir reservatórios de água à cidade

Carla Sofia Luz

Que outra função pode ter um reservatório na cidade do Porto, para além da vocação primordial de guardar água? A questão foi colocada em Setembro do ano passado pela empresa municipal Águas do Porto através da Internet e obteve 174 respostas possíveis com assinaturas portuguesa e estrangeira, desde a Coreia do Sul ao México.
(...)
E há ideias para todos os gostos, como a colocação de um restaurante no topo do reservatório dos Congregados; a transformação das torres em peças de escultura ou em paredes de escalada; a instalação de um spa; ou, ainda, a criação de hortas nos terrenos na envolvente dos equipamentos para servir os moradores da zona. As sugestões estão a ser analisadas pelo júri do concurso - por Poças Martins, por Francisco Barata, director da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, e pelo arquitecto Luís Tavares Pereira - e será conhecida uma decisão no final deste mês, seguindo-se uma exposição e a edição de um livro com todos os trabalhos a concurso.

As sete melhores ideias (uma por cada reservatório) receberão seis mil euros cada e poderão ser atribuídas menções honrosas não remuneradas. "Pedimos que as propostas fossem economicamente sustentáveis", continua.
(...)
"Queremos reabilitar estes espaços sem gastar dinheiro. O júri está a equacionar a possibilidade de criar uma rede temática que envolva os sete reservatórios, ainda que venham a ter usos e conceitos distintos", acrescenta Poças Martins. (...)

Link:
http://jn.sapo.pt/2008/03/13/porto/174_ideias_para_abrir_reservatorios_.html


Esta é a ideia que ficou! A informação que foi dada a conhecer sobre um concurso aliciante e interessante principalmente para quem participou, mas também para quem um dia poderá utilizar tais ideias, basicamente para todos. E esta foi a única ou uma das únicas fontes que foram dadas à opinião pública sobre o concurso - um concurso que tudo tem/tinha (teve? terá?) para dar certo mas continua sob uma enorme dúvida! Essa dúvida só poucos a têm - os que a eles lhes diz respeito. Porque para o resto do mundo, o que ficou foi o cor-de-rosa da notícia!

Eu pessoalmente tenho cada vez mais dúvidas, algumas bastante ofensivas sobre o que se está a pensar e por isso prefiro nem as colocar aqui, mas por quanto tempo?! Não sei! Sei que não há justificação para tanto silêncio e ponho cada vez mais em causa a organização e os seus recursos! O pior é que esses começam a ser os preocupações menores das minhas dúvidas e pelo que vejo doutras pessoas também. O silêncio é tão longo que o nome da empresa começa a ser o principal sujeito e mesmo o próprio júri não sai bem na fotografia!

De alguma forma isto há-de acabar. Parece que o esquecimento toma cada vez mais forma, mas ainda espero que seja a bem e que haja realmente resultados, prémios, honras, discussões, etc! E se não for assim, ao menos que haja uma denúncia por isso!
Link to comment
Share on other sites

JJ: envia essa tua mensagem com a notícia em anexo para o JN! Digo-te mesmo a sério. Eu só não o fiz já porque tenho tido bastante que fazer... Porque já nem há adjectivos para descrever este concurso! Eu até já praticamente me esqueci que participei neste concurso e que perdi bastantes horas de trabalho nisto.. apenas quando chego ao atelier e vejo os painéis na parede é que me relembro... enfim.. É uma palhaçada! nem sei o que dizer... os dias passam e continua tudo na mesma. Tenho dúvidas que até junho saia alguma coisa! vamos a apostas?! E quanto aos prémios ainda mais dúvidas tenho! :D 6.000 vezes 7? Alguma vez na vida a aguas do porto ia premiar dessa forma um concurso de ideias?! que ilusão...

Link to comment
Share on other sites

este concurso foi uma grande fraude! nao tenho outra discricao sem comecar a ofender esta direccao. A nossa realidade continua a ser esta tristeza. Um abraco a todos que se didicam e se esforcam a criar algo relevante na arquitectura.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.