Jump to content
Arquitectura.pt


Innovative Ideias for Porto Water Tanks


asimplemind

Recommended Posts

Carta Aberta a organizacao do concurso
“Innovative Ideas for Porto Water Tanks”

O meu nome é Mark Rego, sou português, estudante de arquitectura no Boston Architectural College, em Boston, nos Estados Unidos da América. No passado dia 20 de Janeiro, submeti a minha entrada no referido concurso de ideias. Desde essa data que tenho tentado contactar o organizador, o Sr. Luís Cadeco, na tentativa de saber quando os resultados do concurso serão revelados. Enviei vários emails, alguns em português e outros em inglês, (uma vez que a língua oficial do concurso é o inglês), de modo a satisfazer qualquer preferência dessa organização. Todos, sem excepção, foram ignorados.
Na tentativa de obter uma resposta, encontrei um blog no site arquitectura.pt, onde vi registrado o descontentamento geral de outros participantes neste concurso. Encontrei também, em sites estrangeiros, como o deathbyarchitecture.com, comentários pouco abonatórios, de outros participantes, fora de Portugal. No dia 10 de Abril, foi posto no site da organização, que devido ao volume de projectos para avaliar, o jurí iria reunir-se uma última vez. Já é dia 9 de Maio e continuamos sem saber os resultados.
A aparente total desorganização desta iniciativa, este silêncio e o desrespeito pelo trabalho, tempo e dedicação de todos os participantes, entristece-me porque, vem reflectir a realidade do nosso pais. Temos boas ideias, promovemos iniciativas interessantes, mas quando chega o momento de as concretizar não estamos á altura. Os governos, as politicas, as crises só podem ser responsabilizadas pelo nosso insucesso até a um certo ponto. O maior problema da nossa sociedade hoje (e isto é uma critica geral) é a falta de responsabilidade individual. Atitudes de cruzar os braços e apontar o dedo aos outros, têm de acabar. Temos todos, como sociedade e como indivíduos, decidir uma vez por todas, que tipo de país, queremos ser. Acredito que temos capacidade para mais. Por isto, resolvi escrever esta carta. Se não o fizesse, estaria também eu, a contribuir para que, situações semelhantes a esta, se repetissem no futuro.
Uma vez que, se trata de um concurso internacional, só vem projectar uma imagem triste do nosso valor. Pergunto se algum dos participantes estrangeiros vai querer participar noutro evento semelhante no futuro? O mais grave é a imagem que deixa em nós próprios. Passamos a ser um país de desiludidos.
Deixo uma saudação a todos os participantes, pelo seu esforço, e pela tentativa de criar algo produtivo. Apelo à organização para que divulgue os resultados deste concurso, o mais rápido possível, para que não hajam dúvidas ou insinuações fraudulentas em relação a esta iniciativa e sugiro que seja feito oficialmente um pedido de desculpas a todos os participantes.


Com os melhores cumprimentos

Mark Rego
mark.rego@the-bac.edu

Esta carta foi enviada às seguintes entidades:
Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Norte e Secção Regional Sul
Sociedades Portuguesa de Autores
Governo Civil do Porto
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Águas do Porto
Organização do concurso “Innovative Ideas for Porto Water Tanks”
Sr. Arq. Luís Cadeco
Comunicação Social –Jornal de Noticias, Jornal Público, RTP, TVI.
Link to comment
Share on other sites

alguem sabe de mais alguma coisa em relacao a este concurso? eu recebi um email dizendo que a carta que escrevi foi recebida pelo concelho de disciplina da ordem dos arquitectos (seccao regional norte) e que a mesma vai ser analisada na proxima reuniao dia 26. Vamos la ver no que isto da.

Link to comment
Share on other sites

Tentei falar por telefone para as Águas do Porto (o numero está no site), pedindo para falar com Luis Cadeco. Infelizmente perguntaram-me o nome e o assunto e agora sempre que ligo dizem-me que "está fora" (dias e horas diferentes). É inteiramente possível que seja de facto o caso mas por uma questão de coerência pedia a outras pessoas que aqui reclamaram que tentassem fazer o mesmo telefonema de modo a tentar chegar a uma simples explicação. Depois da terceira vez deixei de ligar.

Link to comment
Share on other sites

Repetindo-me: Telefonando para a Águas do Porto podem pedir á funcionária para passar ao Luis Cadeco (que não é arquitecto). Seguramente não residirá nas instalações desta companhia... Algum tipo de intervenção para além de reclamar num fórum seria um contributo recomendável no interesse de todos.

Link to comment
Share on other sites

Greetings from Finland, found your forum through some searching and a little luck! Glad to see that there are still people active on this matter. I don´t speak Portuguese but went through your messages with Google translate and understood most of the text. Our team participated in the competition, but we haven´t heard from the results any more than you have. At least I´m "glad" to see that we Finns are not the only ones wondering about this mess. I sent an email to the addresses I found from the deathbyarchitecture.com comments, no reply so far. Since this forum seems to be the only place to obtain any information about the competition, I´ll probably keep visiting here until we get some closure on this...

Link to comment
Share on other sites

Hi Sampura although we are trying to find what's going on with this contest, I'm affraid that this won't have an ending... We have seen how the organization has worked (or not worked) so far and probably this will go on and on... The only thing I wanted to find is that if our work has used in other purposes other than this (almost fake) contest. I've already heard of another small idea contest that resulted in a lot of work to include in a thesis of the guy who promoted the contest. I don't know if this is the case, but we should be aware of this... A lot of people have tried to contact the responsable entities, even the college of architects of Portugal and it seems that nobody cares about it...it's a shame and a big shame for our country.

Link to comment
Share on other sites

Como diz a explicação oficial o atraso deve-se ter devido ao numero alto de propostas mas nota-se que a decisão ou reunião do júri foi sendo adiada e secondarizada. Duvido que tenha sido por má fé mas mais por desleixo (como quase tudo o que corre mal no país), no entanto, como diz o simplemind, não custava nada por no site uma simples frase ocasional a tranquilizar os muitos participantes interessados. Espero que avançe também o concurso das ribeiras com um tema igualmente interessante e rico mas com lições de organização retidas deste último. Boa sorte a todos

Link to comment
Share on other sites

se pensarmos que já passaram 2 meses desde esse anúncio, é no mínimo ridículo!!! Qualquer novo anúncio que ponham devia vir seguido de um imenso pedido de desculpas :) É uma enorme falta de respeito para com todos os participantes que dedicaram o seu tempo a isto.

Link to comment
Share on other sites

ola pessoal tive fora uns dias mas nunca pensei que isto ainda estivesse vivo. sei que a carta que escrevi foi recebida pela ordem e foi levada ao concelho de disciplina no passado dia 26, mas nao tenho mais nenhuma informacao sobre o que se passou. O mais certo foi cair em ouvidos surdos. Este concurso foi um grande barrete que nos enfiaram!

Link to comment
Share on other sites

resposta a um mail enviado 6a feira ao Eng. Poças Martins: A entrega de prémios terá lugar no dia 30 de Junho. O Júri já decidiu há algum tempo sobre os prémios. A principal razão da demora, foi o grande número de candidaturas e a forma cuidadosa com que o Júri pretendeu analisar todas as candidaturas em pormenor e não apenas seleccionar as premiadas. A edição de um livro (grande!) com os trabalhos, que será lançado simultaneamente e a decisão de organizar uma sessão pública de apresentação dos projectos premiados, também contribuiu bastante. Poderíamos ter divulgado antes apenas os premiados, mas optámos por não o fazer sem indicar a data e o local da cerimónia. Agradeço a participação e espero que, no final, todos fiquem/fiquemos com o sentimento de que valeu a pena desafiar jovens Arquitectos, para projectos em que habitualmente não são chamados a intervir. Cumprimentos, Joaquim Poças Martins

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.