Jump to content
Arquitectura.pt


Viana do Castelo | Biblioteca Municipal de Viana do Castelo | Alvaro Siza Vieira


Peter

Recommended Posts

  • 3 weeks later...

Viana: Biblioteca desenhada por Siza Vieira visitada por arquitectos gregos e alunos de Taiwan
Viana do Castelo, 07 Mar (Lusa) - A nova Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, desenhada por Siza Vieira, já recebeu cerca de 11 mil visitas, entre elas de alunos da Universidade de Arquitectura Dayeh, em Taiwan, e de um grupo de arquitectos gregos.

Em comunicado, fonte camarária sublinha que a nova biblioteca, inaugurada a 20 de Janeiro pelo primeiro-ministro, José Sócrates, "começa a ser um dos principais pólos de atracção da cidade e tem vindo a merecer grandes elogios por parte dos especialistas em engenharia e arquitectura".
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, já disse mesmo que nesta fase inicial o edifício tem funcionado mais como uma espécie de "museu visitável" do que propriamente como biblioteca.
Para além dos normais utentes da biblioteca, foram registadas 1259 visitas marcadas por parte de escolas, universidades, associações culturais e de muitos arquitectos e fotógrafos.
Situada na Praça da Liberdade e orçada em 4,5 milhões de euros, a nova Biblioteca Municipal começou a ser construída em Janeiro de 2004 e tem uma área total de 3.130 metros quadrados, divididos por dois pisos.
Acolhe um acervo de cerca de cem mil livros e documentos do Município de Viana do Castelo.
No piso superior ficam os três espaços de leitura, designadamente a Sala Luís de Camões, voltada ao rio Lima, que está apetrechada com uma mesa oval em bétula com 32,5 metros de perímetro e executada pelo marceneiro José Simões, sob o projecto do arquitecto Siza Vieira.
As outras duas salas foram baptizadas com os nomes de José Saramago e de Fernando Pessoa.
No piso inferior, ficam instalados serviços técnicos, gabinetes de trabalho e de consulta de especialidade, áreas de depósito e de atendimento.
O edifício foi construído em betão branco, que recobre uma complexa estrutura em ferro, sendo a base em granito.
"As salas são inundadas de luz natural, graças às grandes janelas panorâmicas sobre o rio Lima e sobre o centro histórico e aos originais lanternins (clarabóias).
Dispõe ainda de um berçário, de um espaço infanto-juvenil e de um outro espaço de leitura para invisuais.
No período nocturno, as salas de leitura serão iluminadas por candeeiros anexados às estantes de livros, especialmente desenhadas para o efeito", explicou fonte municipal.
Estas são as primeiras instalações construídas de raiz para a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, que foi criada em Fevereiro de 1888 e que até aqui "passou" por cinco palacetes existentes na cidade.
VCP.
Lusa/Fim

in http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=331532&visual=26

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...

gosto do edifício, mas há sempre um mas. mas o siza, agora faz coisas muito melhores. parece um projecto antigo no meio dos "novos" projectos que o siza agora faz. ou estou muito enganado, ou o projecto é recente, e como tal, a meu ver, poderia seguir a nova ordem de projecto que o siza nos habituou em gondomar, no brasil, na coreia, em barcelona. há uma evolução muito positiva do siza na forma, no material, na desistencia do promenor elaborado como contraponto à clara limpeza formal e material... em viana, vemos apenas construção, e da melhor, o espaço, esse não tem os laivos de genialidade que siza ainda tem e terá, não há nada que nos surpreenda, nas aberturas, nas palas, na ortogonalidade, no mobiliário. estava à espera de me surpreender, como surpreendo com as coisas que o siza faz hoje, é fabuloso ainda me surpreender com o siza, é mau, ele não me surpreender em viana, não contruir algo que me deixe de boca aberta, algo que eu não saiba copiar. claro que é um biblioteca, lá deve-se ler e não se deve estar de boca aberta o tempo todo, mas falta qualquer coisa, a mim falta-me ali qualquer coisa, que não pode ser dado por um pátio que contorna a gravidade e a luz...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 7 months later...
  • 1 year later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.