Sputnik Posted February 13, 2008 Report Posted February 13, 2008 Título: Tristes TrópicosAutor: Claude Levi Strauss Desculpem, mas não tenho informação de preços nem imagem da capa. Tem à volta de 300 páginas, ou coisa que o valha. Mas lê-se facil e rapidamente. Não é própriamente um livro de arquitectura, mas faz bem ler outras coisas de vez em quando. Strauss era um antropólogo / etnólogo, e percebe mais de arquitectura do que muitos arquitectos. Não é propriamente um relato de viagens porque ele não se limita a descrever. Enfim, o melhor mesmo é darem uma vista de olhos. [ame="http://www.amazon.com/Tristes-Tropiques-Claude-Levi-Strauss/dp/0140165622/"]Amazon.com: Tristes Tropiques: Books: Claude Levi-Strauss,John Weightman,Doreen Weightman[/ame] Quote
Sputnik Posted February 15, 2008 Author Report Posted February 15, 2008 É tão nervológicamente oposto à grande maioria dos relatos históricos e documentários comerciais daqueles canais de televisão ditos "cultos", que cativa imediatamente a nossa atenção. "Odeio as viagens e os exploradores. E aqui estou eu disposto a relatar as minhas expedições... O facto de serem necessários tantos esforços e depesas inúteis para se atingir o objectivo dos nossos estudos não (lhe) confere qualquer valor... As verdades só tem valor quando libertas dessa ganga ... dessa escória da memória." Quote
Sputnik Posted February 15, 2008 Author Report Posted February 15, 2008 Depois de uma extenuante e atribulada viagem até ao coração da America Latina para estudar as tribos nómadas dos Bororos, ainda antes da guerra, eis que o autor chega a tempo de registrar a profunda relação que existem entre a ocupação do espaço e as relações sociais e sistema hierarquico entre os membros da tribo: Dispostas as aldeias em circulos, passavam uma linha imaginária que subdividia a população em dois grupos: de um lado os Cera, do outro os Tugaré. Essa divisão é essencial por duas razões: primeiro, um indivíduo pertence sempre à mesma metado do que a sua mãe; a seguir não pode desposar senão um membro da outra metade. Desta forma evitam a consanguinidade, por exemplo. A organização espacial estava tão entranhada na cultura ancestral dos Bororos que os exploradores rapidamente descobriram que a melhor forma de "civilizá-los" era transferí-los para uma rua com casas paralelas... Quote
Recommended Posts