Jump to content
Arquitectura.pt


desenhos...


Rake de Rama

Recommended Posts

Olá Rake, bem-vindo

só uma coisa... na primeira imagem como é que suportas aquele volume em consola?

Depois em termos dos alçados, tens um longo caminho a percorrer, nota-se claramente uma falta de boas referências.

Nada que o curso de arquitectura não te possa ensinar! :p


volume em consola??? bem, suponho que estejas a falar do quarto suspenso... bem, o objectivo era ser mesmo suspenso... sendo a base em betao, nao dara para sustentar? eu so desenho mesmo por gosto... XD

so procuro mesmo umas opinioes sobre os meus desenhos, de alguem que perceba de arquitectura! :icon_pistoles:
Link to comment
Share on other sites

gostei bastante XD

para quem nao e arquitecto esta muito porreiro :p

so nao gosto das cores...

eh eh eh, obrigado... é bom ouvir que um arquitecto gosta dos meus desenhos!

bem, quanto as cores, eu detesto casas brancas... por isso tento sempre usar cores diferentes... ha pcos projectos que gosto de ver em branco, e nenhum é meu... :p
Link to comment
Share on other sites

Rake, isso em betão não segurava teria de ser uma caixa feita de terliças metálicas o que te impedia de teres essas aberturas. De resto, (desculpa a frontalidade) são imagens bastante "naïves" potenciadas pelo uso de determinados programas 3d. Preferia ver apenas um desenho do que todas estas imagens, se calhar nos teus desenhos à mão terás melhores resultados formais que nas imagens 3d.

Link to comment
Share on other sites

Rake, isso em betão não segurava teria de ser uma caixa feita de terliças metálicas o que te impedia de teres essas aberturas.

De resto, (desculpa a frontalidade) são imagens bastante "naïves" potenciadas pelo uso de determinados programas 3d. Preferia ver apenas um desenho do que todas estas imagens, se calhar nos teus desenhos à mão terás melhores resultados formais que nas imagens 3d.

nao precisas de pedir desculpas, vim aqui mesmo para ouvir opinioes... entao e se tivesse um poste de sustentaçao? ja daria para fazer?

aqui esta mais um boneco... :p

Link to comment
Share on other sites

Mas nesse caso já não era um volume suspenso... Devias procurar nos desenhos que apresentas o porquê de eles serem como são. O que apresentas aqui para a comunidade, sem nenhuma referência de contexto e sem mais dados para além de algumas vistas exteriores, pouco permite dizer para além de fazer alguns julgamentos sobre o volume e os alçados. Não chego a perceber, por exemplo, porque é que chegas ao ponto de desenhar a platibanda na cobertura ou as almofadas das portas. Fazem crer que, como disse o asimplemind, a determinada altura deixaste o programa 3D interferir nas tuas intenções.

Link to comment
Share on other sites

bem pessoal, acima de tudo nao se podem esquecer que eu nao sou arquitecto... desenho unica e exclusivamente porque gosto... de certeza que voces sao muito bons naquilo que fazem mas sao arquitectos e nao queiram por isso comparar o trabalho de alguem que nao tem formaçao com o vosso. de certeza que o senhor arq. Souto de Moura nao começou a desenhar sem erros, e neste momento é so o melhor arq. deste pais... ou pelo menos é o que tem os projectos que eu mais gosto. todas as casas que ai estao desenhadas tem uma ideia por detras... o que eu nao acho que seja importante para o caso, porque eu so procuro mesmo uma opiniao sobre o desenho em si. mas houve uma coisa que nao entendi, o que quises te dizer com o: "a determinada altura deixaste o programa 3D interferir nas tuas intenções"?

Link to comment
Share on other sites

Rake, antes de mais sê bem vindo :p Acho que ninguém está a criticar só porque é arquitecto e tu não. Se pensas seguir um curso de arquitectura, concerteza iras perceber o erro de algumas coisas que estás aqui a dizer. Das duas uma, ou queres uma análise ao desenho/renderização, ou seja, a técnica que usaste nas imagens que nos mostras, ou então queres comentários sobre as peças em si, os volumes, os alçados, etc... Se estamos a falar da renderização e se não tens experiência, devo dizer que realmente estás a conseguir alguma coisa. Se fosse a ti, inicialmente experimentaria fazer modelos mais simples onde possas experimentar as técnicas de renderização. Nisto não te posso ajudar muito, mas tens cá no fórum pessoas que te podem dar umas luzes. Se estamos a falar da peça em si, tal como o asimplemind disse, nota-se alguma ingenuidade nas opções tomadas, o que é de todo justificável já que estás apenas a fazer experiências. Se seguires o curso, vais perceber que a arquitectura é um pouco mais complexa do que se juntar umas formas, abrir umas janelas e umas portas, fazer uma piscina e temos um desenho. Ao contrário do que dizes, o mais importante é perceber-se quais são essas ideias que estão por trás destes desenhos, o que levou a tomares essas decisões, o que motivou o desenvolvimento do projecto nesse sentido... Se estás a pensar seguir o curso de arquitectura, aquilo que te recomendo, mais do que estes trabalhos porque concerteza te vão deixar alguns "vícios", é pegares num bloco de folhas e passares para o papel as tuas ideias, é saires à rua para desenhar à mão aquilo que vês. Se gostas mesmo disto, vais ver que tens muito que aprender, no curso e fora dele... e olha que apesar de ser arquitecto, eu ainda tenho muito que aprender e não quero deixar de o fazer tão cedo... Concluindo, continua a alimentar esse bichinho XD

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Rake, antes de mais sê bem vindo :p

Acho que ninguém está a criticar só porque é arquitecto e tu não.
Se pensas seguir um curso de arquitectura, concerteza iras perceber o erro de algumas coisas que estás aqui a dizer.

Das duas uma, ou queres uma análise ao desenho/renderização, ou seja, a técnica que usaste nas imagens que nos mostras, ou então queres comentários sobre as peças em si, os volumes, os alçados, etc...

Se estamos a falar da renderização e se não tens experiência, devo dizer que realmente estás a conseguir alguma coisa. Se fosse a ti, inicialmente experimentaria fazer modelos mais simples onde possas experimentar as técnicas de renderização. Nisto não te posso ajudar muito, mas tens cá no fórum pessoas que te podem dar umas luzes.

Se estamos a falar da peça em si, tal como o asimplemind disse, nota-se alguma ingenuidade nas opções tomadas, o que é de todo justificável já que estás apenas a fazer experiências.
Se seguires o curso, vais perceber que a arquitectura é um pouco mais complexa do que se juntar umas formas, abrir umas janelas e umas portas, fazer uma piscina e temos um desenho.
Ao contrário do que dizes, o mais importante é perceber-se quais são essas ideias que estão por trás destes desenhos, o que levou a tomares essas decisões, o que motivou o desenvolvimento do projecto nesse sentido...

Se estás a pensar seguir o curso de arquitectura, aquilo que te recomendo, mais do que estes trabalhos porque concerteza te vão deixar alguns "vícios", é pegares num bloco de folhas e passares para o papel as tuas ideias, é saires à rua para desenhar à mão aquilo que vês.
Se gostas mesmo disto, vais ver que tens muito que aprender, no curso e fora dele... e olha que apesar de ser arquitecto, eu ainda tenho muito que aprender e não quero deixar de o fazer tão cedo...

Concluindo, continua a alimentar esse bichinho XD

bem, antes de mais, obrigado pelas boas vindas...

depois, o que é renderização? de facto nao tenho qq experiencia, ou melhor, nao tenho qq formaçao para desenhar, simplesmente tenho ideias e trabalho nelas. acho a arquitectura nacional um pco ridicula, ja visitei cidades como Barcelona que simplesmente me pasmou pela arquitectura, tb compreendo que nos somos um pais mais pobre e a maior parte das nossas casas devem ter sido construidas sem recurso a um arquitecto, e por isso existem estes mamarachos...

eu agradeço as dicas e as opinioes que me possam ajudar a melhorar, quanto ao desenhar á mao, ja tenho um pequeno bloco de esboços onde vou fazendo uns desenhos, mas nao considero que seja muito dotado para o desenho manual, tanto que nem fiz o secundario em artes mas sim em ciencias e a minha indecisao é entre eng. civil e arquitectura, por isso vim ate aqui para ver o que os arqs. pensavam dos meus trabalhos e talvez atravez disso decidir mesmo o que seguir. talvez ate mesmo seguir o percurso do sr. eng. arq. Calatrava que complementou o curso de arq. com o de eng.

bem quase todos os meus desenhos tem uma ideia inicial de onde parto. como ja disse anteriormente nao gosto muito de casas brancas e tb de casas quadradas... por isso tento sempre criar algo diferente do que habitualmente se ve. ja varias vezes me inspirei nas letras do abecederio.
como podem ver pela 2ª e 3ª casas, forum inspiradas na letrea P e Y respectivamente, a primeira foi inspirada nuns cartoons,

este aqui é um modelo bem mais simples, era suposto ser uma pequena casa para construir num bairro, nao teve uma fonte de inspiraçao em ter-mos de forma, fui desenhando e acabou nisto:





fui umas das primeiras coisas que passei num prog de 3D, ja tem uns anos...

ja agora, a quem posso pedir para me dar umas dicas sobre renderizaçao?
Link to comment
Share on other sites

Consegues tirar o tecto e mostrar os interiores?


consigo pois, como nao pediste de nenhuma em particular ponho de 2 ao acaso.









Já agora, aquela consola é perfeitamente possível de realizar em betão armado, é uma questão de espessura e dose de aço.

obrigado... :p eu tinha a ideia que se poderia fazer em betao armado, mas nao quis entrar em discuçao por causa disso! :icon14:
Link to comment
Share on other sites

bem, antes de mais, obrigado pelas boas vindas...

depois, o que é renderização? de facto nao tenho qq experiencia, ou melhor, nao tenho qq formaçao para desenhar, simplesmente tenho ideias e trabalho nelas. acho a arquitectura nacional um pco ridicula, ja visitei cidades como Barcelona que simplesmente me pasmou pela arquitectura, tb compreendo que nos somos um pais mais pobre e a maior parte das nossas casas devem ter sido construidas sem recurso a um arquitecto, e por isso existem estes mamarachos...

eu agradeço as dicas e as opinioes que me possam ajudar a melhorar, quanto ao desenhar á mao, ja tenho um pequeno bloco de esboços onde vou fazendo uns desenhos, mas nao considero que seja muito dotado para o desenho manual, tanto que nem fiz o secundario em artes mas sim em ciencias e a minha indecisao é entre eng. civil e arquitectura, por isso vim ate aqui para ver o que os arqs. pensavam dos meus trabalhos e talvez atravez disso decidir mesmo o que seguir. talvez ate mesmo seguir o percurso do sr. eng. arq. Calatrava que complementou o curso de arq. com o de eng.

bem quase todos os meus desenhos tem uma ideia inicial de onde parto. como ja disse anteriormente nao gosto muito de casas brancas e tb de casas quadradas... por isso tento sempre criar algo diferente do que habitualmente se ve. ja varias vezes me inspirei nas letras do abecederio.
como podem ver pela 2ª e 3ª casas, forum inspiradas na letrea P e Y respectivamente, a primeira foi inspirada nuns cartoons,

este aqui é um modelo bem mais simples, era suposto ser uma pequena casa para construir num bairro, nao teve uma fonte de inspiraçao em ter-mos de forma, fui desenhando e acabou nisto:

[ATTACH]3189[/ATTACH]

[ATTACH]3190[/ATTACH]

fui umas das primeiras coisas que passei num prog de 3D, ja tem uns anos...

ja agora, a quem posso pedir para me dar umas dicas sobre renderizaçao?

Ora comecemos;):
1- Quando se referem a renderização querem dizer o tratamento da imagem de modo a não ter aquelas linhas "aos picos", ter texturas realistas, tratamento da luz, etc etc etc (acho que já percebeste).
2- Quanto á arquitectura nacional.... Há de tudo e vais aprender isso. Em barcelona também há mamarrachos, simplesmente não os viste. Se conheceres bons arquitectos portugueses vais aprender que nesse plano não somos nada atrasados..
3- Desenhar ninguem sabe antes de entrar na faculdade... E muitos não sabem mesmo depois de sairem!! É algo que se aprende, como tudo. O importante é treinar e ter umas dicas de um bom prof.
4- Não gostas de quadrados? ok isso é perfeitamente aceitável:) se seguires arquitectura vais aprender que há muuuuuuuuuuuuuuuuuuito mais que podes fazer. E não vais precisar de te inspirar em letras... Vais ver que há tantas condicionantes que inspiração não vai faltar

Já agora, bem vindo ao arquitectura.pt e parabéns pela coragem e iniciativa de mostrar o teu trabalho;)
Link to comment
Share on other sites

humm, muito bem... e como trabalho a renderizaçao? normalmente uso as ferramentas disponiveis no sketch up... as texturas disponeiveis que nao sao muitas... quanto ao trablho de luz... nao faço ideia como se faz isso no sketch up... é possivel? pode ser uma ferramenta nao disponivel no free version do sketch up e é esse que eu uso. eu sei que nao fica-mos atras de ninguem em termos de arq. mas nao foi isso que quis dizer... estou que ao longo dos tempos fomos construindo com muito mau gosto em Portugal desvirtuando as nossas lindas cidades, uma vez que somos um pais antigo cheio de historia e em minha opinioao demos cabo do ambiente circundante as zonas historicas nas nossas cidades. mas é so uma opiniao. bem, tenho uma casa que acabei á pco tempo, que fiz a pedido de uma amiga que foi inspirada, vou tirar uns screen shots e po-los aqui. essa foi inspirada numa coisa completamente diferente.

Link to comment
Share on other sites

aqui esta: esta casa foi inspirada na proporçao dourada. criei um lado x, multipliquei pelo numero dourado (phi- 1,618) ciando assim um rectangulo perfeito, que constitui o maior volume da casa. tem uma grande zona redonda envidraçada que foi desenhada para aproveitar a grande vista desta casa. tal como a casa, a piscina é construida nas proporçoes douradas. o aumento da area do rectangulo mais peq. para o seguinte tem tambem como base o numero phi. é construida na beira do precepicio para que do lado da casa e com o oceano em fundo, a piscina de a sensaçao de ser infinita. foi pintada de cinzento a pedido da pessoa que me a pediu para desenhar, apesar de nao desgostar, tb nao é do que mais gosto... lol>:p ps - ja percebi que o sketch up nao é dos programas mais apreciados para modelaçao 3D. alguem me pode dizer qual o melhor para este trabalho?

Link to comment
Share on other sites

Caro amigo. Não esperes que daqui venham boas opinões acerca deste teu trabalho! Em primeiro lugar nunca deverias ter dito q não és arquitecto. Pois isso só agudiza o nosso espirito critico! Em segundo lugar sinceramente em termos arquitectónicos não vi nada de inovador... tudo o q apresentaste é muito " dejá vu" Por último, reconheço q já devo ter feito algo pior, mas também não me orgulho muito. Mas isso são outras questões...de sobrevivência!

Link to comment
Share on other sites

Caro amigo. Não esperes que daqui venham boas opinões acerca deste teu trabalho! Em primeiro lugar nunca deverias ter dito q não és arquitecto. Pois isso só agudiza o nosso espirito critico! Em segundo lugar sinceramente em termos arquitectónicos não vi nada de inovador... tudo o q apresentaste é muito " dejá vu" Por último, reconheço q já devo ter feito algo pior, mas também não me orgulho muito. Mas isso são outras questões...de sobrevivência!

Link to comment
Share on other sites

felizmente nao tive assim tao más opinioes quanto isso, é so gastares 5 min a leres os posts! :) depois, orgulho me muito de nao ser arquitecto... e do meu trabalho, nao sei se te deste ao trabalho de ler alguma coisa mas isto era so para ouvir opinioes para me decidir se hei de ir para arquitectura ou nao! de qq forma, agradeço a opiniao, sera tida em conta! :)

Link to comment
Share on other sites

felizmente nao tive assim tao más opinioes quanto isso, é so gastares 5 min a leres os posts! :) depois, orgulho me muito de nao ser arquitecto... e do meu trabalho, nao sei se te deste ao trabalho de ler alguma coisa mas isto era so para ouvir opinioes para me decidir se hei de ir para arquitectura ou nao! de qq forma, agradeço a opiniao, sera tida em conta! :)

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.