Jump to content
Arquitectura.pt


[concurso Arquitectar 07] 'Casa do Vale'


asimplemind

Recommended Posts

Já que não fui seleccionado para os finalistas do concurso "Arquitectar 07" aproveito e publico aqui o meu projecto da habitação unifamiliar desenvolvido para este concurso que se encontra agora na fase final.

---------------

Casa do Vale

'Do not build in a picturesque manner. Leave such effects to the walls, the mountains and the sun. A person who dresses to be picturesque is not picturesque but looks like an oaf. The farm labourer does not dress to be picturesque. But he is.
Build as well as you can. No better. Do not outstretch yourself. And no worse. Do not deliberately express yourself on a more base level than the one with which you were brought up and educated. This also applies when you go into the mountains. Speak with the locals in your own language. The Viennese lawyer that speaks to the locals in a country bumpkin's accent in beneath contempt.
Pay attention to the forms in which the locals build. For they are the fruits of wisdom gleaned from the past. But look for the origin of the form. If technological advances made it possible to improve the form, then always use this improvement. The flail is being replaced by the threshing machine.'

Adolf Loos

É através de simples gestos que se estrutura uma ideia e se constrói um projecto. A 'Casa do Vale' nasce do lugar e só na sua presença é que se justifica. Intervindo o mínimo na paisagem a habitação adapta-se à inclinação do terreno sem se tornar ela própria uma nova topografia. Pretende-se assumir a construção mas desenvolvendo-a em continuidade com a paisagem. A casa procura as texturas, a matéria e a luz do lugar e depende profundamente deste para se materializar. Procura-se uma organicidade conceptual em vez de formal. O habitat é aqui um refúgio do exterior mas que não o rejeita. Sabendo que a paisagem existe, a casa abre-se pontualmente buscando relações visuais de forma a singularizar cada enquadramento. Desta forma a experiência espacial está em constante mutação. A cada momento uma luz diferente incide nos espaços da casa e num deambular se vislumbram distintas impressões da paisagem em cada janela.
O vale existe e ele está lá. E nós sabemos que ele lá está, assim como as árvores, o céu e as montanhas distantes. E mesmo refugiados de tudo isso somos capazes de sentir a sua presença. A natureza abraça-nos. Aqui o gesto é único e a liberdade é-nos dada pela paisagem. É ela a protagonista e nós os seus espectadores e admiradores.

Painéis


Imagens processo (escada)
Link to comment
Share on other sites

a liberdade é-nos dada pela paisagem. É ela a protagonista e nós os seus espectadores e admiradores.

Muito bem.
Mas não deverias mostrar antes alguma vsita enquadrada das janelas para provar esse protagonismo da paisagem? Por exemplo, o que é que vês quando sobes a escada e olhas por aquela janela?

E como crítica, diria apenas que não parece estar plenamente "agarrada" ao terreno...
Continua o bom trabalho

Link to comment
Share on other sites

Antes de mais, os meus parabéns pela tua participação no concurso :clap:...A cerca da proposta que apresentas aqui, nota-se um volume excessivo para o lugar...(não sei qual é o contexto ou programa do concurso)...mas, vendo pelo que apresentas, a sensação que tenho é que a proposta não está bem enquadrada com o lugar (envolvente) acho que faltou um pouco de sensibilidade na tua ideia(proposta)...Repara que o lugar possui apenas arvores com um certa altura (vendo na imagem do 1º painel) e tu fazes uma proposta tb em altura com dois pisos e num unico volume o que torna um tanto quanto monotona a proposta...Há um desequilibrio a nivel de escala da proposta com o lugar...o interior parece-me interessante, nota-se que tiveste alguma preocupação com as escadas (comunicação vertical), obtendo um resultado interessante...No geral acho que devias explorar mais a forma com o lugar...repara que o interior é uma coisa e o exterior é outra...devias explorar a forma da mesma maneira que exploraste as escadas... Obs: Bons esquiços :icon14: parabéns

Link to comment
Share on other sites

Koolhaas. Não conhecendo o lugar, não é possível que possas fazer uma crítica dessas. Eu até acho que as canas de bambu na vertical dão-lhe um ar de cabana improvisada, ou "casa das árvores" que joga muito bem ali. A ideia é sensível ao lugar . Só falhou a implantação.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.