Jump to content
Arquitectura.pt

Recommended Posts

Aproximam-s os exames e a época de escolhas importantes. Sou residente em coimbra e quero concorrer a arquitectura. A minha duvida coloca-s na escolha da faculdade. Estara o curso de Arquitectura de Coimbra ultrapassado ou uma licenciatura em coimbra complementada por uma pos-graduação ou mestrado em lisboa ou no porto trará as mesmas oportunidades do que uma licenciatura nesses locais? Agradecia opiniões!

Eu sempre tive ideia que coimbra é dos melhores cursos de arquitectura. Mas nunca lá estive. Mas aqui há gente que estuda lá que te pode elucidar. No entanto se esperas arranjar mais depressa trabalho sendo da faup ou da fautl ou da fctuc, espera sentado. Isto está para os espertos e para quem tem sorte. Desempregados há em todo o lado. Cada um de nós independentemente de onde estudou tem de lutar desde o inicio pelas nossa convicções, pela qualidade nos nossos trabalhos académicos e pelas oportunidades de trabalho que poderão surgir.

os cursos não são todos iguais quer em planos de estudos quer em saídas profissionais.

Apenas terás que te preocupar em te candidatares a uma faculdade que te ofereça aquilo que procuras...
Quanto às saídas profissionais... não difere muito de faculdade para faculdade...
  • 1 month later...
  • 4 months later...
  • 5 weeks later...

Não posso deixar de concordar, é essa a verdade!

O grande problema é quando te impedem de fazer aquilo que podes fazer de bom. Infelizmente ouço de todos os arquitectos que acabam o curso na fctuc, que a melhor coisa que lhes aconteceu foi terem saído de lá, pois não aguentavam tanta incompetência e humilhação constante. Há professores bons e outros maus. Penso que o problema é o status da Universidade. Ainda há muitas coisas que lá acontecem que se tornam uma paródia a um curso que deveria ser respeitável.

O grande problema é quando te impedem de fazer aquilo que podes fazer de bom. Infelizmente ouço de todos os arquitectos que acabam o curso na fctuc, que a melhor coisa que lhes aconteceu foi terem saído de lá, pois não aguentavam tanta incompetência e humilhação constante. Há professores bons e outros maus. Penso que o problema é o status da Universidade. Ainda há muitas coisas que lá acontecem que se tornam uma paródia a um curso que deveria ser respeitável.

Se é mesmo como dizes - e acredito que sim - espero que o panorama melhore, porque entrei para o curso de arq. da fctuc este ano e estou um bocado apreensivo em relação á qualidade do ensino e do curso em geral.
Mas é como dizes, a diferença está em nós e no que fazemos, e no fundo, um aluno que trabalha mesmo a sério acaba por superar as falhas que o curso tem e destacar-se, creio eu.

Se é mesmo como dizes - e acredito que sim - espero que o panorama melhore, porque entrei para o curso de arq. da fctuc este ano e estou um bocado apreensivo em relação á qualidade do ensino e do curso em geral.
Mas é como dizes, a diferença está em nós e no que fazemos, e no fundo, um aluno que trabalha mesmo a sério acaba por superar as falhas que o curso tem e destacar-se, creio eu.

Gostava de te dizer que os alunos que trabalham conseguem sempre algo. Infelizmente não é bem assim. Posso dizer que conheço quem se mate a trabalhar, até é bom no que faz e é rara a vez que é compensado. Não quero levantar aqui um debate, mas existem muitas vezes em que se sente que os bons alunos são impedidos de trabalhar ou de prosseguir. Talvez exista um medo de que no futuro esses alunos venham a "tirar" trabalho aos que já lá estão. Bem mas isto é uma opinião. O que sinto é que no curso, vais ver que muitos dos projectos avaliados com grandes notas, e digo muitos, e não todos, são projectos que nunca poderiam ser construídos. Sejam torres de 72 metros num pequeno bairro, ou edifícios baseados em "cidades-jardim" ou coisas assim do género em que realmente sabemos que nunca poderiam ser construídos. O meu conselho é, faz o que eles te pedem. Concordes ou não, seja o teu método de trabalhar ou não. O que acreditas nunca muda, e quando acabares o curso podes explorar novamente o que tanto persegues. Até lá são só 5 anitos lol.

O meu conselho é, faz o que eles te pedem. Concordes ou não, seja o teu método de trabalhar ou não. O que acreditas nunca muda, e quando acabares o curso podes explorar novamente o que tanto persegues. Até lá são só 5 anitos lol.

Claro, antes de libertar a criatividade e fazer o que se quer é preciso formação.
Obrigado pelo conselho :rolleyes:

Gostava de te dizer que os alunos que trabalham conseguem sempre algo. Infelizmente não é bem assim. Posso dizer que conheço quem se mate a trabalhar, até é bom no que faz e é rara a vez que é compensado. Não quero levantar aqui um debate, mas existem muitas vezes em que se sente que os bons alunos são impedidos de trabalhar ou de prosseguir. Talvez exista um medo de que no futuro esses alunos venham a "tirar" trabalho aos que já lá estão. Bem mas isto é uma opinião. O que sinto é que no curso, vais ver que muitos dos projectos avaliados com grandes notas, e digo muitos, e não todos, são projectos que nunca poderiam ser construídos. Sejam torres de 72 metros num pequeno bairro, ou edifícios baseados em "cidades-jardim" ou coisas assim do género em que realmente sabemos que nunca poderiam ser construídos. O meu conselho é, faz o que eles te pedem. Concordes ou não, seja o teu método de trabalhar ou não. O que acreditas nunca muda, e quando acabares o curso podes explorar novamente o que tanto persegues. Até lá são só 5 anitos lol.

Eu apenas conclui o 2 ano do curso de arquitectura mas o que aprendi ate agora foi que nunca mas mesmo nunca devemos abandonar os nossos ideais e ideias pois se eles forem bem explicados e fundamentados o professor não pode dizer que estão errados. Ja tive varias discussões a custa disse e para ja, talvez, por sorte, nunca vi a minha nota prejudicada. Mas como é claro existem professores terriveis que conseguem tirar o gosto da arquitectura ao mais entusiasmado dos alunos. E em gesto de revoluçao lol devemos lutar contra eles. E com a mania das marchas ultimamente por reindivicaçõe podemos combinar algo :rolleyes:

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.