Jump to content
Arquitectura.pt


faup...ou fautl?


J.Miguel

Recommended Posts

Boas Antes de mais peço desculpa caso já exista algum tópico sobre este tema...mas nao encontrei mesmo...vi várias comparações entre universidades somente de lisboa...mas nunca entre estas duas. Então e assim, quando entrei para o secundário, estive sempre indeciso entre a faup, cuja média foi sempre a mais alta, e logo se seguia a fautl, mas agora, vou ter de tomar uma decisão pois estou no 12º. Em relação á do porto, conheço alunos de lá, que realmente dizem que o curso é mesmo muito muito cansativo, e que não nos dá hipotese praticamente de termos vida para alem do curso. Desaconselham me mesmo a ir para lá, mas atendendo a questões "geográficas", uma vez que sou de guimarães, era o que me dava mais jeito. A outra hipótese sempre foi a fautl, que este ano baixou imenso a média, enquanto que outras em lisboa subiram. Eu gosto muito da cidade de lisboa, e sempre achei interessante a hipótese de ir para lá estudar. Não conheço ninguem da universidade mas pelo que li nos foruns, o curso parece ser bastante artistico. O dito pessoal do porto, que ñão sei se terão razão, diziam no ano passado, que era preferivel ir para lá, pois não teria tanto trabalho, e em termos de reputação era praticamente equivalente. Enfim, gostaria também q alguem me esclarecesse se o curso no porto, também é artistico como o da fautl, e se a universidade do porto é assim tão mais dificil em relação á fautl. Para além disso, sem querer tar a maçar mt mais (com este texto enorme :p ) as médias deste ano subiram mt em lisboa, o que me faz questionar se a fautl continuará a ser uma das melhores em termos de reputação e isso... :happy::happy: (1º post btw XD )

Link to comment
Share on other sites

olá Jorge. Desde já bem vindo :p

Por mais que cada um de nós te explique ou te aconselhe por esta ou aquela faculdade, uma coisa acontecerá irremediavelmente: cada um vai puxar a brasa à sua sardinha e voltaremos de novo a cair na conversa sobre o sexo dos anjos e é perfeitamente dispensável.

Aconselho-te isso sim, a veres os tópicos que o João te sugeriu. Alem disso, não te esqueças que só a faculdade por si só não chega para formar ninguém. Deves ter vontade, determinação e insistência... e isso parte de ti.

Se tiveres oportunidade, aconselhava-te também a ires visitar por ti próprio as faculdades que estás a pensar e quem sabe até outra (minho, mesmo ao virar da tua esquina) pode ser que tenhas surpresas..
Agora se a ideia é ir estudar para fora, também para ficares longe dos teus pais e ganhares a tal independência que todos querem (quase todos) aos 18 anos... então ai é outra história XD

boa sorte

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pelas vossas respostas. Em relação ao minho, não tenho nada contra a universidade e até gosto dela, mas tal como a margarida disse, quero aquela independencia, e poder ter uma vida académica longe dos meus pais e tal.:icon_pistoles: Obrigado pelos topicos joao, dá para ir tendo umas ideias, embora inda nao tenha conseguido decidir nada, mas ainda tenho tempo (espero eu). Apesar de morar em guimaraes, ainda só conheço a fautl, e nunca fui á faup. Tenho de lá ir e tomar uma decisão. obrigado :p ( não sabia q se cuspia sangue em arquitectura...onde me vou meter:nervos::nervos:)

Link to comment
Share on other sites

Aconselho-te a leres os "guias de estudante" de cada uma das faculdades. No Porto trabalhas à mão nos primeiros dois anos, a partir do primeiro ano tens um projecto por ano lectivo, o que dá oportunidade de desenvolver muito, e levar tempo a pensar, tb pode ser bastante traiçoeiro... Lá no atelier notamos que os alunos de Lisboa tem outra pedalada, resolvem rapidamente as coisas, tem mais prática com o computador, apesar de fazerem mais asneira. Isto não é a regra, é apenas a minha opinião.

Link to comment
Share on other sites

Sputnik, isso depende muito das faculdades. Na minha trabalhamos à mão apenas no 1º ano e temos sempre 2 projectos por ano (no 1º ano temos 3) na cadeira de projecto (tendo outros minis projectos em outras cadeiras) e aprendemos logo autocad e archicad nos 2 primeiros anos do curso...
por isso tens razão quando aconselhas a ler os "guias". tal como dizes não é regras, mas nenhuma faculdade é igual à outra.

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Acredita que te vais meter na boca do lobo... Não é um bocadinho imaturo querer ir para longe para ter 'a tal independência' tendo uma excelente universidade à porta de casa? Vais obrigar os teus pais a uma despesa enorme só por causa de um capricho ...

Link to comment
Share on other sites

Bem esse assunto quase que dava para abrir outro tópico e falar-se sobre isso. Eu sou aluna deslocada e embora o tivesse de o fazer, porque na minha cidade não há o curso de arquitectura, o facto de ter ido para onde fui, foi escolha precisamente da minha mãe, visto que eu tinha optado por ir para uma faculdade "mais perto" de casa.
Curiosamente para mim, fica-me muito mais barato estar numa privada do que ter ido para uma publica e isso influenciou a decisão da minha mãe.

Conheço muitos colegas de curso que estão na casa dos pais e, muito sinceramente, não sabem nada da vida, do que ela custa, não têm maturidade... Acredito também que não seja assim com toda a gente, mas também não é menos verdade que, são aqueles que moram com os pais o curso todo, que estão desejosos de estagiar fora, fazer erasmus, trabalhar longe dos pais e obter, lá está, a tão desejada liberdade que não tiveram aos 17/18 anos.

Por outro lado, o facto de morarmos sozinhos dá-nos mais traquejo, mais "tomates" para encarar a vida e os problemas e põem a nossa responsabilidade à prova.

Não é fácil morar sozinho. Não é fácil assumirmos tantas responsabilidades do dia-a-dia mais as responsabilidades que o curso de arquitectura nos dá.

Também não é menos verdade, quando digo que a maior parte das pessoas que reprova no curso, são precisamente os estudantes deslocados, por todos os motivos que facilmente se percebe...
Acredito que não se trata de um capricho, mas sim de uma necessidade. Basta é perceber se é necessário satisfaze-la já ou se ganhas mais em esperar uns anos :p

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Isso são escolhas... Voltando ao binómio fautl/faup, no teu caso escolheria faup. É suficientemente longe para teres independência e suficientemente perto para vires a casa aos fins de semana sempre que te apetecer (e tiveres tempo!). Em relação ao ensino, não conheço a FAUTL portanto não posso criticar. Da FAUP não tenho queixas nem a nível de professores nem ambiente em geral;)

Link to comment
Share on other sites

concordo com o joao pedro, mas se fosse eu, escolheria a fautl. Lisboa será sempre Lisboa! e se é para aliar o curso ao "descobrimento" da independência, então mais vale faze-lo numa cidade grande e fantástica:p (isto claro é a minha opinião)
Se és do norte, então aventura-te mesmo e vem conhecer o Sul lol

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Bem, a univ. do minho podia ser ate do outro lado da rua, mas a decisão ja está tomada, em guimaraes não fico! XD 6 anos é muita coisa, e isso é uma decisão pessoal, não tem nada a ver com imaturidade ou não. Chegou a altura de eu sair de casa, e ter a independencia que mts não têm e tanto desejam, como disse a margarida. A questão mesmo é porto ou lisboa. Obrigado por todos os vossos conselhos. Então o curso em lisboa é mais "informático" que no porto? ("Lá no atelier notamos que os alunos de Lisboa tem outra pedalada, resolvem rapidamente as coisas, tem mais prática com o computador") Queria só colocar mais uma questão, o sputnik referiu "guias de estudantes", e pronto, eu gostaria de saber onde os posso encontrar :p (parece-me q tou a ficar + inclinado pa fautl-----> esse post foi inspirador margarida :p)

Link to comment
Share on other sites

concordo com o joao pedro, mas se fosse eu, escolheria a fautl. Lisboa será sempre Lisboa! e se é para aliar o curso ao "descobrimento" da independência, então mais vale faze-lo numa cidade grande e fantástica:p (isto claro é a minha opinião)
Se és do norte, então aventura-te mesmo e vem conhecer o Sul lol

Mais fantástica que a Invicta?? Nem pensar senhora margarida;) Além do mais a boa arquitectura faz-se no NORTE! lolol não me atirem pedras:p
Link to comment
Share on other sites

concordo com o joao pedro, mas se fosse eu, escolheria a fautl. Lisboa será sempre Lisboa! e se é para aliar o curso ao "descobrimento" da independência, então mais vale faze-lo numa cidade grande e fantástica:p (isto claro é a minha opinião)
Se és do norte, então aventura-te mesmo e vem conhecer o Sul lol


E para juntar a minha opinião: Porto será sempre Porto! e se é para aliar o curso ao "descobrimento" da independência, então mais vale faze-lo numa cidade grande e fantástica e riquíssima (isto claro é a minha opinião)
XD

JoaoPedro: é isso mesmo! Eu este ano tenho-me dedicado a uma vez por semana ir visitar obras de arquitectura no Porto e em poucas semanas já visitei cerca de 20 obras excelentes apenas dentro da cidade. Em Lisboa, das poucas vezes que lá fui já vi as obras todas de referência :p hehe:icon_pistoles:

O Porto tem o seu "je ne sais quoi" que o torna único. Se eu não quisesse passar a vida a viajar, passava-a no Porto :p hehehe

...e mais! Comer bem é no Norte! (no Alentejo também :p ) mas de Coimbra pra cima é que está virtude! hehehe

(Não queria começar nenhuma guerra regionalista, estou em tom de brincadeira, cada um puxa a brasa para a sua sardinha)
Link to comment
Share on other sites

lolol eu já sabia!! XD mas ainda bem que há vozes discordantes (também se deve à hora..amanha provavelmente haverá mais pessoal a preferir Lisboa)
vamos la a ver..não estava a falar do curso..estava a falar da cidade em si, que meus caros senhores, para quem vem de fora é um factor tão importante como a faculdade e o curso em si.
ora as pessoas que disseram que preferiam o Porto...são do norte não sao? logo vi :p

sempre fui a Lisboa e agora estudo no Porto..portanto, conheço muito bem as duas realidades na perspectiva de pessoa "deslocada" e garanto-te Jorge, entre Lisboa e o Porto não há sequer comparação entre as duas no que diz respeito em acolher os estudantes de fora....

se queres mesmo escolher, muda-te mas é de malas e bagagens pa capital e dá a ti mesmo a oportunidade de conheceres uma realidade que de certeza não conheces e não terás outra oportunidade de conhecer tão bem...:p

o Porto será sempre o Porto..mesmo ao virar da esquina em tua casa em Guimarães!

João...é óbvio que cada um puxa a brasa a sua sardinha :p mas em tom de brincadeira é bom falar destas coisas e p.s. - o Alentejo muitas outras virtudes :p

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

1º - FAUP -> Melhor faculdade de arquitectura do país-


È igual às outras... de facto não percebo essa paranóia de eleger 'a melhor'...
Há desempregados de todas as faculdades... há trabalhos excelentes em todas as faculdades...

O que te leva a dizer que o curso de arquitectura da Universidade do Minho é melhor que o da Universidade de Évora ou o do Técnico? :nerd:
Link to comment
Share on other sites

Boas

Eu sou mais um artista que está no 12º ano e ainda não sei qual a universidade/ cidade deva escolher…Bem eu sou açoriano, mais propriamente de PDL e gostava de saber a vossa opinião dos preparatórios da Universidade dos Açores e da transição para o ISCTE!?!

Neste momento estou com média 16.1(mas estou a pensar em fazer melhoria a algumas matérias), com esta média conseguia entrar no técnico, pois o último colocado com contingente foi 15.3..... só que ainda não percebi se o preparatória da universidade dos Açores vai passar para bolonha este ano, o que significaria a perca do contingente para o técnico e outras universidades que já estão com bolonha. Contudo ainda consigo entrar na do Minho, com umas melhorias, só que não sei o que vale mais PDL ou Guimarães, não quero sair de uma ilha para o "fim do mundo".

Por isso peço a vossa ajuda, conto com os vossos conhecimentos e experiências: PDL/ ISCTE ou MINHO?

Já agora as médias de 2007

ISCTE -175.0
Coimbra-161.5
FAUPorto-182.0 ; (
FAUTL-170.0
Técnico- 17.00
Minho- 161.4
Évora-144.0
Açores-13.88

Contingente Açores

Açores-154,7
Técnico-153.0
Minho- 131,4
Link to comment
Share on other sites

Bem, não sou a pessoa indicada pa falar de universidades uma vez ke tb tou no 12...mas sobre o minho e guimaraes...posso te dizer que não é "fim do mundo", e até é um sitio bem fixe pa estudares. Não só a universidade tem boas instalações e falam bem dela, mas tb a cidade é altamente para passares 5/6 anos da tua vida...(nao digo mais pk neste momento so kero sair daki...).XD:p Em resposta ao post to tiago, gostava de saber pk dizes que a univ. do minho é melhor que a fautl... Arq no minho é recente e só este ano é q subiu pa 16, pois dantes andava pelos 14 15....enquanto q a fautl, sempre andou pelos 18. Não é que isto seja um criterio pa definir se uma univ. seja melhor ou pior, mas uma coisa é certa, tenho amigos no minho q me disseram q qd as medias estavam baixas, houve mt gente q entrou lá (malukinhos da cabeça) e levou um clima mau pa universidade . Opiniões são opinioes, mas pronto, eu continuo entre a faup e a fautl, e inda não sei o que fazer á minha vida lol...axo ke a minha escolha esta entre universidade vs cidade, eu gostava mt de poder estudar em lx, mas também estou rendido á univ. do porto. :p

Link to comment
Share on other sites

As medias não querem dizer nada. A faup tem a média alta porque têm mais ou menos 100 vagas ao ano e pelo prestígio que leva da escola do porto pré-anos 80 é normal toda a gente querer concorrer em primeiro lugar a essa. A de Lisboa tem uma média mais baixa porque não tem a tal referência de um ensino ancestral, no entanto pelo raio de populacional que alberga há um maior número de pessoas a concorrer. A universidade do minho como é um curso mais recente e numa cidade menos populacional, tende a ter uma nota mais baixa pelo menor número de concorrentes à mesma. Se eu fosse agora abrir uma faculdade de arquitectura em chaves, a média era 10 e daqui a uns anos talvez fosse um 13 a não ser que os galegos todos concorressem à faculdade... É tão simples quanto isso. Em relação ao aumento das médias também se explica pelas modas. É um facto consumado que "artes" está na moda! Cada ano concorrem mais alunos não só a arquitectura como a pintura, escultura, design etc... No meio disso tudo se tu te destacares é isso que interessa.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.