Jump to content
Arquitectura.pt


Reabilitar o centro histórico e corrigir obra de Siza Vieira


nunomiguelneto

Recommended Posts

Viseu
Reabilitar o centro histórico e corrigir obra de Siza Vieira
Cem milhões de euros é quanto o presidente da Câmara de Viseu prevê gastar para reabilitar o centro histórico.



Imagem colocada Rui Duarte Silva As obras a levar a cabo visam tornar mais atractivo o centro histórico de Viseu, de forma a captar mais pessoas para nele habitarem (...) Siza Vieira debaixo de fogo
O deputado do PS, Jorge Adolfo, que anunciou a renúncia ao mandato, aproveitou a sua última reunião para defender medidas que promovam o "repovoamento do centro histórico", já que sem pessoas aquele que apelidou de "coração da cidade" degrada-se. "O coração da cidade já recebeu alguns medicamentos, mas o que precisa agora é de ser tratado", frisou, defendendo um "pacto de regime", uma vez que Viseu "não pode ter um gueto dentro da cidade".
O deputado do CDS/PP, Hélder Amaral, referiu-se aos assaltos à noite como um dos factores que levam alguns comerciantes a encerrar portas e responsabilizou Fernando Ruas e o PSD pelo estado a que chegou o centro histórico. O deputado centrista criticou ainda o projecto de requalificação do Mercado 2 de Maio, da autoria do arquitecto Siza Vieira, argumentando que se "assemelha mais a um cemitério parisiense para repouso de algumas figuras públicas", numa alusão ao Père-Lachaise, do que a um local com vida porque até as árvores ali morrem.
Mais longe foi João Paulo Rebelo, do PS, ao afirmar que o Mercado 2 de Maio "é uma tragédia que contribui para a tragédia do centro histórico e resulta do autismo da câmara municipal em não ouvir os comerciantes".
Esteves Correia, do PSD, lançou igualmente um olhar crítico ao projecto de Siza Vieira, mas apelou aos vários partidos para "deixarem de atirar pedras" e cooperarem na definição de soluções, exortando o município a convidar o arquitecto a vir a Viseu discutir o projecto e ver o que falhou.
A proposta apresentada pela deputada do Bloco de Esquerda no sentido de a AM organizar um debate público foi chumbada, com 49 votos contra, nove a favor e três abstenções.






Podem ver a noticia na integra em: http://clix.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/207833

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.