Jump to content
Arquitectura.pt


Aproveitamento de contentores para habitação


quasar

Recommended Posts

Ola Estou a desenvolver um projecto para aproveitamento de contentores de transporte de carga marítima. A ideia é unir dois contentores de dimensões diferentes e usar materiais que quebrem a frieza do metal. Sei que a ideia não é nova (ver por exemplo a containercity em Londres), mas a forma como a estou a desenhar é original. O projecto irá ser integrado um ambiente rural de uma forma muito discreta. Pelas minhas estimativas o preço será bastante convidativo. Tenho uns esboços 3D que posso mostrar a quem estiver interessado neste projecto. Para já tenho algumas dúvidas sobre o comportamento térmico dos contentores. Estou a pensar usar 4 cm de lã de rocha, mas nao sei se será suficiente. Outro aspecto que me preocupa é o isolamento das humidades sobretudo dado que a superfície dos contentores é muito iregular. Outra questão é saber se é necessário licença camarária para este tipo de construção dado não ter fundações. Um bom 2008 para todos

Link to comment
Share on other sites

O melhor será entrares em contacto com a câmara em questão e colocar a dúvida pessoalmente. No entanto penso (a confirmar) que desde que seja necessária ligação aos ramais de água, águas pluviais, esgotos e electricidade, é preciso licença camarária...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Obrigado. Vou fazer isso. No meu caso já tenho electricidade, água e saneamento próprio. Tenho a ideia que as câmaras não sabem muito bem lidar com estas situações. Nalguns casos creio que a obrigatoriedade de licença depende apenas de as casas terem ou não fundações. A minha maior preocupação é que pretendo fazer aproveitamento turístico destes contentores. Não estou a ver como é que os posso legalizar. Irei informar-me e depois comunico aqui no forum :*

Link to comment
Share on other sites

Ja tenho a resposta. É mesmo necessário licença, como se fosse uma construção normal :* Pelo menos aqui na Batalha. Aparentemente qualquer construção, nem que seja uma simples tenda, precisa de licença, Então se for para fins turísticos, como era o caso, o rol de exigências é interminável. A começar por estar implantado numa parcela com pelo menos 20 000 m^2. Um absurdo! Aparentemente um contentor é o mesmo que um hotel de 100 quartos. Tenho a sensação que existem muitas cassa ilegais por aí ;) Segundo um colega que vende casas em madeira pré-fabricadas (pequenas), das que vendeu nenhuma tinha licença. Enfim, coisas deste país.

Link to comment
Share on other sites

Nao me refiro ao facto de se exigir licenciamento. O absurdo a que me refiro é os PDM nao contemplarem situações excepcionais, em particular para as actividades turísticas. Quem ler o PDM que eu li, fica com a sensação que o conceito de infra-estrutura para turismo que os redactores tinham em mente era somente hoteis convencionais com grandes dimensões. Tentem licenciar um projecto de um pequeno Bed&Breakfast (conceito que, teimosamente, ainda não está contemplado na lei que regulamenta os empreendimentos turísticos) e vão ver as dificuldades que vão encontrar.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

Ola

Para já tenho algumas dúvidas sobre o comportamento térmico dos contentores.
Estou a pensar usar 4 cm de lã de rocha, mas nao sei se será suficiente.


Este projecto usou espuma para o isolamento, dizem que é mais caro mas permite melhor isolamento e diminui a espessura das paredes

http://zigloo.ca/index/projects/Zigloo_Domestique_nearing_completion
Link to comment
Share on other sites

Quasar... gostei da tua ideia, já algum tempo que ando a "namorar" contentores e perceber como seria possível torna-los habitáveis, o conceito pode não ser novo mas é sempre um desafio principalmente pela mobilidade, imagine-se comprar um contentor que podemos transportar para onde quisermos, mesmo para passar ferias....rsrsr Se não for pedir muito gostava de poder ver a tua ideia.

Link to comment
Share on other sites

Este projecto usou espuma para o isolamento, dizem que é mais caro mas permite melhor isolamento e diminui a espessura das paredes

http://zigloo.ca/index/projects/Zigloo_Domestique_nearing_completion



Por muito bom que seja o isolamento, mesmo que as paredes sejam tenham 30 cm de isolamento, não se esqueçam do espaço para o ar condicionado e para a salamandra, senão morre-se aí dentro Imagem colocada.

Talvez a inserção deste tópico na temática "Eco-arquitectura "ou "Arquitectura sustentável" não tenha sido a melhor aposta.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 3 weeks later...

Por muito bom que seja o isolamento, mesmo que as paredes sejam tenham 30 cm de isolamento, não se esqueçam do espaço para o ar condicionado e para a salamandra, senão morre-se aí dentro Imagem colocada.

Talvez a inserção deste tópico na temática "Eco-arquitectura "ou "Arquitectura sustentável" não tenha sido a melhor aposta.


Tens alguma razão, mas imagino que seja possível a construção deste tipo habitações em zonas de clima ameno, ou que tirem partido de sombra constante. Sinceramente fico bastante contente de ver este tipo posts por aqui e perceber a importância que as questões ecológicas e low-cost começam a ter no nosso tempo :) Com os recursos a escassear (não todos, obviamente) cada vez são mais importantes estes projectos que recorrem à reutilização de determinados materiais e objectos
Link to comment
Share on other sites

ola! sou um novo membro e sou aluno de arquitectura .realizei a pouco tempo um projecto para a cadeira de projecto que consistia numa cidade em contentores maritimos.se fosse possivel colocares aqui um esboço da tua ideia agradecia.estou bastante interessado nas construções deste tipo.boa sorte

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Eu gostaria de desenvolver uma idéia semelhante, mas não sei como conseguir um desenho detalhado deles. Estes containeres (como chamamos no Brasil) são produzidos em grande quantidade, tem um tempo de vida pré-determinado (me parece que 15 anos) e posteriormente viram sucata. Nos EUA existem montanhas gigantescas deles. Aproveitar na construção é uma boa solução nos dois sentidos: sustentabilidade e construção econômica. Será que você tem desenhos e especificações que pudesse compartilhar?

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

E se de repente muita gente se lembra de fazer coisas do mesmo tipo - com dimensões e propositos diferenciados? No fundo trata-se de ordenamento do território, da sustentabilidade dos empreendimentos e da relação que se pretende equilibrada, entre novidade, idêntidade e até legitimidade. O meu whiskey incomoda o teu cigarro?

Link to comment
Share on other sites

Eu gostaria de desenvolver uma idéia semelhante, mas não sei como conseguir um desenho detalhado deles. Estes containeres (como chamamos no Brasil) são produzidos em grande quantidade, tem um tempo de vida pré-determinado (me parece que 15 anos) e posteriormente viram sucata. Nos EUA existem montanhas gigantescas deles. Aproveitar na construção é uma boa solução nos dois sentidos: sustentabilidade e construção econômica.
Será que você tem desenhos e especificações que pudesse compartilhar?


Desenhos detalhados não conheço, mas se fores um utilizador de revit, no site www.revitcity.com o utilizador Admin fez o upload de um contentor de carga. O pormenor e o detalhe é pouco mas pode ser que te sirva para começar.

Podes encontrar o contentor aqui:
http://www.revitcity.com/downloads.php?action=view&object_id=942
(é necessário estar registado para efectuar downloads)

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.