Jump to content
Arquitectura.pt

Estágio Profissional fora da Europa

3CPO

Recommended Posts

Segundo me tenho vindo a informar, o estágio profissional e de admissão à ordem requer diversos procedimentos. Tenho vindo a pesquisar sobre o tema na medida em que tenciono estagiar fora da UE e como tal pretendo saber como se processa a admissão na OA.

Segundo o Regulamento de Inscrição:

Inscrição de Membros Efectivos

4. Aos candidatos será exigida a realização de um estágio profissional, constituído por experiência profissional, formação profissional e formação em Estatuto e Deontologia, nos termos descritos no Anexo ii.

5. Os candidatos à oa, titulares de licenciatura em arquitectura ou diploma equivalente obtido antes da entrada em vigor do Estatuto e que nessa qualidade tenham exercido a actividade profissional em Portugal, poderão sujeitar-se a uma avaliação curricular, em alternativa ao estágio profissional, nos termos descritos no Anexo iii.

6. Os candidatos que exerçam a profissão noutro Estado membro da ue são dispensados do estágio profissional desde que apresentem atestado comprovativo do registo como Arquitecto emitido pela autoridade competente do estado de proveniência, e comprovem experiência profissional de doze meses após inscrição.

7. Aos candidatos que exerçam a profissão de arquitecto num Estado não pertencente à ue pode ser aplicado o disposto no n.º 6 do presente artigo, em caso de reciprocidade entre organizações profissionais congéneres da oa ou prevista em Acordos que vinculem o Estado Português.

8. Aos candidatos referidos nos n.º 5, 6 e 7 do presente artigo poderá ser exigida formação em Estatuto e Deontologia.

De acordo com o acima referido, o que deverão fazer todos aqueles que desejem ir para fora da UE?

Segundo o meu entendimento, para uma inscrição como membro efectivo, é necessário um atestado comprovativo do registo como Arquitecto emitido pela autoridade competente do estado de proveniência e um comprovativo de experiência profissional de doze meses após inscrição.

Alguém informado sobre estes procedimentos e dúvidas?

Abraços
:*

Já fui esclarecido pela OA... O processo é igual ao de um estágio profissional em Portugal... Apenas temos de garantir que a entidade de acolhimento nos aceita durante aquele período para "estágio profissional para a ordem dos arquitectos portugueses". Abraço :*

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.