Jump to content
Arquitectura.pt


Viana do Castelo | Coliseu de Viana do Castelo | Eduardo Souto Moura


Peter

Recommended Posts

Arrancam no início de 2008 as obras de construção do Coliseu de Viana do Castelo, uma obra da autoria do arquitecto Souto Moura e que vai nascer na frente ribeirinha da cidade, num investimento de 11,2 milhões de euros. A empreitada foi adjudicada esta sexta-feira pela Câmara Municipal de Viana a um consócio constituído por duas empresas, entre as quais a Alberto Mesquita, responsável pelas obras da Casa da Música, no Porto, ou do Pavilhão Multiusos, em Lisboa.

“É uma empresa que nos merece absoluta confiança tecnicamente”, afirmou o autarca Defensor Moura, comentando a adjudicação da empreitada, que deverá “arrancar em breve”, para estar concluída “dentro de 18 meses”. O equipamento contará com capacidade máxima de 4000 pessoas e uma “vocação especial” para grandes exposições, circo, congressos e espectáculos musicais. A expectativa da autarquia é de inaugurar o equipamento em 2009, ainda integrado nas comemorações dos 750 anos da fundação do município.

Formalmente, o edifício define-se por uma mesa onde pousará uma caixa de alumínio, e todos os equipamentos necessários para o funcionamento das diversas actividades promovidas no seu interior: ar condicionado e toda a rede de condutas, posto de transformação, grupo de emergência, caldeira, depósitos de água, pára-raios. A imagem global pretende estar associada à Arquitectura naval, havendo uma relação com a imagem do navio Gil Eannes.
O Pavilhão Multiusos será um espaço vocacionado para eventos culturais e desportivos.
Os acessos principais são realizados nos topos Norte e Sul, existindo nos restantes alçados, entradas de serviço.
O seu interior será amplo e permeável, possibilitando a visão sobre o rio ao nível do piso de entrada. Pretende-se que a sua transparência o torne o mais leve possível, junto dos outros edifícios.
A altura prevista é de 10.65m, até ao topo da estrutura metálica, e de 8.15m medido até à cobertura.
O recinto do pavilhão encontra-se enterrado 3.5 metros relativamente à cota de entrada, realizando-se a transição das duas cotas através de duas bancadas.

Fonte: www.radiogeice.com e www.vianapolis.pt
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 53
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

coliseu hehe nome curioso!

Há o livro das edições ASA da autoria de Cannatá e Fernandes com todos os desenhos de execução deste projecto "Pavilhão Multiusos de Viana do Castelo"


Pois existe... só que tenho andado à procura e já não o encontro à venda! Na altura que saiu vi-o e estava muito bom!
Link to comment
Share on other sites

Caro JVS , como define Coliseu = antigamente mais concretamente na era de Roma , que apareceram os Coliseus , onde travavam batalhas ate a morte entre homens , homen contra animais , circo , teatro ,,, , todas essas actividades se realizavam nos Coliseus , não veijo onde esta a diferença para este de Viana .

Link to comment
Share on other sites

Naquela primeira imagem sugere ser um contraponto com a biblioteca, formando um conjunto com os restantes edifícios ao centro e respectiva praça. Pelo que se vê do ponto de vista urbano, que é pouco, parece que em volta vai ter menos espaço público do que a biblioteca, que será o edifício "espelho" se considerar-mos o meio da praça como eixo, e só não será assim por causa das galerias ao nível térreo. No entanto noto algum desiquilibrio formal... pelo menos assim ao longe, com a imagem pequena e sem se ver (quase) nada do edifício em si...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

mas ficaram assim um bocado espantados por chamar de Coliseu ao p. multiusos


Não, não ficamos JCAMIRANDA! Apenas nos "espantamos" por este edifício durante 7 anos se chamar pavilhão multiusos e agora num espaço de meses passar-se a chamar coliseu, sem que nada o fizesse prever.
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

"Arranca segunda-feira a construção do Coliseu de Viana do Castelo, da autoria do arquitecto Souto Moura e que vai ’nascer’ na frente ribeirinha da cidade, fruto de um investimento de 11,2 milhões de euros. A empreitada foi adjudicada pela autarquia a um consócio de duas empresas, entre as quais a Alberto Mesquita, responsável pelas obras da Casa da Música, no Porto, ou do Pavilhão Multiusos, em Lisboa. "É uma empresa que nos merece absoluta confiança tecnicamente”, afirmou Defensor Moura. A obra deverá ser consignada pela câmara segunda-feira, pelo que os trabalhos avançam para o terreno logo de seguida.
A empreitada deverá estar concluída dentro de 18 meses e equipamento contará com capacidade máxima de 4000 pessoas e uma “vocação especial” para grandes exposições, circo, congressos e espectáculos musicais. A implantar a 7,5m do rio Lima, numa área de 3792 m2 e elevando-se nove metros acima do solo, o piso térreo do Coliseu será totalmente em vidro “garantido a transparência entre a cidade e o rio”, explicou o presidente da Câmara. Permitirá a prática “de todo o tipo de modalidades desportivas” com um espaço de jogo de 44 por 26 metros, uma altura livre de 10,27m, quatro balneários e 1500 lugares. Assente em quatro pilares que sustentam toda a cobertura e o piso 3,55 metros abaixo do nível do solo, terá condições “ideais” para a realização de eventos culturais, como peças de teatro e projecção de cinema. Eventos com assistência em pé o número de espectadores poderá chegar aos 4000, através da transformação do recinto de jogo em espaço para plateia. A construção será assegurada em 60 por cento pela venda ao Estado, por parte da câmara, de dois edifícios em construção na Praça da Liberdade – a poucos metros do futuro Coliseu -, para receberem serviços de três ministérios, para além de fundos comunitários."



Fonte: www.radiogeice.com

Link to comment
Share on other sites

Sem querer ser demasiado "venenoso", até porque gosto da intervenção geral do VianaPolis, acho que seria interessante debruçar-nos um pouco sobre a diferença entre "multiusos" e "coliseu". Será um espaço de espectaculos, ou também terá exposições, actividades, eventos... Se imaginarmos na perspectiva da "encomenda" esta simples troca de denominação pode condicionar bastante o projecto, uma vez que o mesmo assume o seu programa. Sabemos que o Arq.º Eduardo Souto Moura desenhou um pavilhão multiusos...será que tinha desenhado da mesma forma um coliseu? Estas pequenas questões fazem o dia da dia da arquitectura e dos arquitectos, as "denominações" induzidas por outros, que por vezes compreendemos, e outras desconhecemos, são uma constante. Eu pessoalmente acho que o arquitecto devia participar do nome da "coisa"... Sobre o projecto, sublinho que deve ser analisado em conjunto com o Plano de Pormenor da Frente Ribeirinha e Campo d´Agonia, uma vez que este condiciona a sua implantação, volumetria e induz os espaços vazados que mantêm a relação entre a frente ribeirinha, pré-polis, com o rio (relação que deve ser entendida como um tributo ao Arq.º . Fernando Távora)

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Se alguem viver em Viana do Castelo tire fotografias deste edificio e coloque aqui neste topico. O Forum agradece.


Este edifício ainda esta a fase inicial de construção! Como foi colocado anteriormente em outros posts, a obra foi agora adjudicada.
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.