Jump to content
Arquitectura.pt

competência na formação

Recommended Posts

boas! venho expôr em tema um pouco delicado, mas tenho esta curiosidade: estou a pensar em candidatar-me ao curso de Arquitectura, na FAUP. já fui assistir a uma aula de uma cadeira, de forma a ter uma certa noção de uma pequena parte do curso. porém, pude verificar que várias pessoas me disseram que o curso naquele estabelecimento, fica atrás das outras universidades, a não ser em termos económicos. será que isto se verifica? é certo que o plano de estudos difere em muitos pontos, se se comparar com a Lusíada, por exemplo. mas o curso na FAUP é necessariamente pior, ou apenas com objectivos diferentes...? obrigado

Olá Ricardo :p
De facto trata-se de um tema "delicado" não no sentido que referes, mas sim por causa das respostas que poderás ter. O que vai acontecer é que cada um dos alunos da faup e da lusíada puxem a brasa à sua sardinha e que por isso, não tenhas uma resposta "verdadeira", precisa, mais exacta, daquilo que pretendes.

Por isso, proponho-te o seguinte: dirige-te a cada um dos estabelecimentos e faz perguntas a quem de direito, simples! vê as instalaçoes...assististe a uma aula na faup, então assiste também a uma na lusiada. Só tu saberás onde te vais sentir melhor e consoante as resposta que te darão, qual o estabelecimento que te vai "encher melhor as medidas" ;)

se já houve quem te dissesse que a faup "fica atrás das outras universidades, a não ser em termos económicos" isso já nao te vou poder ajudar, porque estudo na lusiada e não te quero influenciar.. Mas diz-me, referes interesse numa possivel comparação entre a faup e a lusiada, por algum motivo em especial? É que existem mais faculdades que tem o curso de arquitectura...

margarida duarte

Nunca tinha ouvido dizer que a faup estava atrás da lusíada...Parece que há coisas a mudar. A faup normalmente é aquele recinto sagrado que ninguém ousa criticar.Menos mal. Não conheço a lusíada, a faup conheço mas não estudo lá Mas isso nem interessa nada, é como disseram, ninguém te vai formar, tu é que te vais formar a ti mesmo. Se arranjares bons professores, melhor ainda, mas para onde quer que vás vais encontrar também maus professores. Preocupa-te em aprender, cultivar o teu conhecimento e interesse pela arquitectura e apressa-te em sair do mundo académico que, ao fim de 3 ou 4 anos, torna-se um pouco entediante e sem grande coisa para oferecer.

Fico agradecido pelas vossas respostas. este tópico foi mais em jeito de confirmação, não de suspeita. Como foi afirmado, a formação depende efectivamente da capacidade de trabalho do aluno. É certo que a competência no ensino também, no entanto, penso que não se trata de um factor totalmente determinante. De momento estou no 1º ano do curso de Arq. Paisagista da UTAD, todavia, cheguei à conclusão que a sua especificidade e objectivos são um bocado longe do que realmente pretendo em termos profissionais. Como pude confirmar, uma coisa são afirmações, outra são os factos.

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.