Jump to content
Arquitectura.pt


S. Petersburgo | Estádio de S. Petersburgo | Tomas Taveira


JVS

Recommended Posts

Kisho Kurokawa to build St. Petersburg's new stadium


The Governor of St. Petersburg has announced the winner of the international competition for a new football stadium for Zenit Football Club. The winning scheme, proposed by a Japanese architect Kisho Kurokawa will replace the 1950's Kirovsky stadium on Krestovsky island. This spaceship-like stadium will accommodate more than 62 thousand spectators and feature a high-tech structure with a movable field system and retractable roof with hot air-inflated membrane structure. Kurokawa's proposal also includes the construction of a new road, three parks, and sports, entertainment and tourism facilities, which make the master plan for the new Krestovsky island. New stadium is expected to be inaugurated by the start of 2009 season.


http-~~-//www.worldarchitecturenews.com/project/uploaded_files/499_385%20Kisho%20St%20P%202.jpg
in World Architecture News

http-~~-//img151.imageshack.us/img151/6897/z7gn2.png
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Tens toda a razão... Mas é daqueles arquitectos que não me dizem nd... Tal como por exemplo o Ghery. É tudo muito formal e estilístico... Isso é escultura e não arquitectura (para além de ser feio)...


Ao disseres isso, estas a chamar escultura aos trabalhos de Gaudi e formais aos de Le Corbusier...

Acho que na arquitectura a possibilidade de inovar e tão grande e ao mesmo tempo limitada, que se deve fazer o máximo para se inovar, quando possível..


Como deve ser encarada a Cor na Arquitectura?


Esta pergunta feita pelo o "novo sangue" da arquitectura, acaba por ser um pouco estranho.
Ultimamente as obras arquitectónicas, não tão no exterior, leva em conta muito a cor. Cada vez mais é utilizada a cor nas diversas divisões das casas, e muitas vezes mais do que uma em cada divisão.

Acho que ela deve ser encarada, como em outros casos. Se ficar esteticamente bem e for adequado ao meio onde se encontra, então deve ser positiva a cor na arquitectura.

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

Ao disseres isso, estas a chamar escultura aos trabalhos de Gaudi e formais aos de Le Corbusier...

Acho que na arquitectura a possibilidade de inovar e tão grande e ao mesmo tempo limitada, que se deve fazer o máximo para se inovar, quando possível..




Esta pergunta feita pelo o "novo sangue" da arquitectura, acaba por ser um pouco estranho.
Ultimamente as obras arquitectónicas, não tão no exterior, leva em conta muito a cor. Cada vez mais é utilizada a cor nas diversas divisões das casas, e muitas vezes mais do que uma em cada divisão.

Acho que ela deve ser encarada, como em outros casos. Se ficar esteticamente bem e for adequado ao meio onde se encontra, então deve ser positiva a cor na arquitectura.

Lol sim, as obras de Gaudi são extremamente escultóricas e o Corbusier também tem muito de formal, embora mais ainda de funcional. Mas a Arte Nova segue uma evolução que dá lógica a esse formalismo. O desconstrutivismo só me parece ser a "mania do contra".

Acho também que tens muito "á vontade" a falar de estética em arquitectura... É um assunto um tanto controverso :p
Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal.. Acho que estamos aqui a confundir um bocado as coisas.. Estava-se a falar do Arq. Tomás Taveira, e salta-se para nomes como Le Corbusier, ou Frank O. Ghery, como se este arquitecto pudesse ser comparado a eles... Percebemos este salto? Não há aqui uma ligação. Pois Taveira debruça-se (claramente) sobre o trabalho da cor... (bem ou mal isso cada um é que sabe o que pensa) e Frank Ghery defende que existe ordem no caos... Acho que são dois mundos completamente diferentes e não devemos estar a dizer que um arquitecto só por ser controverso é mau ou bom. Isso a história o dirá... porque poucos são aqueles em que a sua obra é extremamente estudada por outros, durante a sua vida. Ainda no outro dia um professor meu dizia na aula: "Há 5 Arquitectos contemporâneos que vocês terão de conhecer a fundo: Le Cobusier; Alvar Aalto, Mies V.D. Rohe, Frank L. Wright e Louis Kahn." Conincidencia ou não, todos já não estão entre nós, e até Óscar Niemeyer (o mais velho) ainda não tem o seu nome nesta lista, portanto ainda não é estudado a fundo como estes são, e pela quantidade de pessoas que os estudam, acham que o mais importante é comparar mundos diferentes? Tal como não se pode comparar um arquitecto vivo a um morto, tambem nao se pode comparar um arquitecto "de topo" ao Taveira. Pelo menos é isto que penso: Abraço.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

tou a gostar da discussao!! concordo em muitos aspectos com o nunomiguelneto. mas o que nao percebi mto bem foi

Tal como não se pode comparar um arquitecto vivo a um morto,

. porque e que nao o podemos fazer? uma arrquitecto morto tem alguma mais valia? apesar de terem de responder a diferentes necessidades e terem vivido noutro contexto, nao acho que tenham algo a mais que os vivos. não me parece que a questão do niemeyer seja muito valida. os arquitectos só são bons porque alguém disse que eles eram bons... porque alguém gostou do seu trabalho. existem factores que são mais objectivos, como a tectónica de um edifício, a sua implantação, etc. mas se calhar o aspecto mais relevante não o é, o conceito. o que leva um arquitecto a construir de determinada forma. isso, na minha opinião (aspecto de salientar), é o mais interessante. mas atenção! não quero com isto tirar o valor e o mérito dos arquitectos aqui referidos, só quero salientar que existem afirmações que não devem ser exibidas gratuitamente... acho que sim, que devemos comparar o gehry com o taveira para percebermos quais são as mais valias e os defeitos de cada um!
pessoalmente ate nem desgostei da proposta em si. a ideia do volume com um rasgo central mais "puxada" um bocadito chamou-me a atenção. e para ser sincero agrada-me a ideia de usar cores na arquitectura, apesar de que ele poderia ser mais humilde na sua escolha. devo lembrar que Barragan foi um arquitecto muito conhecido por usar cores garridas na sua arquitectura, e isto duma forma positiva!
cumprimentos
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Boa tarde

tou a gostar da discussao!! concordo em muitos aspectos com o nunomiguelneto. mas o que nao percebi mto bem foi . porque e que nao o podemos fazer? uma arrquitecto morto tem alguma mais valia?


O arquitecto morto pelo menos já tem direito a estátua...o vivo não.. o vivo vai ter que esperar... ehehehhehe

Brincadeiras à parte, critica-se o Taveira, o Siza, etc. mas eles se fazem o que fazem tem de ter o seu valor. É uma crítica que se verifica neste forum. Acho que eles devem ser criticados pela obra em si, mas não catalogados. ( não sou admirador nem do Siza nem do Taveira)

Há obras que se comentam mais por se saber de antemão quem é o seu autor. Se mudasse o nome do autor, o comentário mudaria.:)


VDCDL
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 3 weeks later...

Tens toda a razão... Mas é daqueles arquitectos que não me dizem nd... Tal como por exemplo o Ghery. É tudo muito formal e estilístico... Isso é escultura e não arquitectura (para além de ser feio)...



estou completamente de acordo, ainda ah algum tempo deu um documentario na rpt2 sobre o Ghery onde se via e ele dizia isso mesmo, tratava os edificios como esculturas e nao como obras arquitectonicas. quanto ao taveira... o homem leva a questao da "sua imagem arquitectonica" demasiado à letra. :)
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.