Jump to content
Arquitectura.pt


Materiais translúcidos para Maquetes


biska

Recommended Posts

Ando à procura de um material translúcido para uma maquete que vou realizar mas não sei onde o encontrar! tenho aqui uma imagem de um material que vejo em muitas maquetes mas nunca descobri qual era (podem ver uma imagem do atkins Museum do Steven Holl com o material referido). Alguém me pode dizer que material é este ou então que materiais do género posso encontrar? É um material moldável, que se transforma, ou já compra-se em bloco e corta-se? Em que tipo de lojas o posso encontrar, ja agora se forem da zona do porto onde especificamente. Também sabem se existe algum tipo de pvc canelado translucido ou do genero? Obrigado pela atenção e aguardo respostas. http://www.nordenson.com/images/NAMAmuseum/NAMAmuseum00.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Podes utilizar acrílico (um pouco caro e se for para trabalho académico pensa 2 vezes) ou entao como é para maquetes de estudo sempre podes utilizar sabonete de Glicerina que têm quase o mesmo efeito que o acrílico, transparente e varias cores...encontras em qq supermercado...cabe a tua imaginação....abraços e bom trabalho

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Podes utilizar acrílico (um pouco caro e se for para trabalho académico pensa 2 vezes) ou entao como é para maquetes de estudo sempre podes utilizar sabonete de Glicerina que têm quase o mesmo efeito que o acrílico, transparente e varias cores...encontras em qq supermercado...cabe a tua imaginação....abraços e bom trabalho


Koolhas, fizeste-me lembrar dos tempos de faculdade, quando alguns colegas (porque confesso nunca cheguei a utilzar pessoalmente...não se proporcionaou...) uzavam os sabonetes de glicerina (practicamente o mesmo resultado...) e ficava aquele odor nas salas... um... dois... três... ainda que vá mas... imaginem n sabonetes, em salas fechadas... meu deus :knockout:
Link to comment
Share on other sites

Eu no meu 4ºano fiz uma experiencia do genero, o trabalho era um parque de estacionamento automatizado, e eu apresentei uma proposta em que revestia o edificio com vegetação natural tipo "trepadeira", com uma tela ou malha em aço inox.


Utilizei sabonete verde de glicerina para representar a vegetação

Imagem colocada

Imagem colocada

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

eu utilizei cola UHU, para o tipo de pedaços colei serviu perfeitamente, no meu caso, fiz o volume em k-line e colei apenas umas laminas fininhas cortadas a x-acto em glicerina. Para este caso a cola UHU serve perfeitamente, agora depende do tipo de colagem e dimensões de sabonete que se pretende colar.... eu costumo dizer que cada caso é uma caso, ou cada material e tecnica exige uma determinada cola. :) Cumprimentos,

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

ja agora alguem sabe como fixar este tipo de sabao....ja tentei com cola uhu liquida, baton, contaco e nada...aceitam-se sujestoes...


Existem no mercado, produtos para colagem e/ou selagem completamente translúcidos. Estes produtos possuem uma elevada resistência a humidade, uma forte capacidade de colagem e fixação e elevada elasticidade. Atenção : a cura não é imediata! Exige algum suporte durante o período de cura do produto. A maior vantagem é o facto de o produto ser completamente imperceptível mesmo na colagem de vidros. Se alguém necessitar de algum esclarecimento adicional envie msg...
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

O problema das maquetas em sabonete é que começam a ficar ressequídos passado uns meses. Na minha faculdade fizeram maquetas 1.2500 (os quarteirões) com sabonete no início do ano (Setembro) em Janeiro, estas já estavam com um aspecto muito mau com uma crosta branca nas arestas e vértices.

Link to comment
Share on other sites

  • 8 months later...

Olá, estava buscando um material para fazer minha maquete acadêmica.. e pensei em fazê-la transparente. Mas queria algum material que o acabamento não ficasse tão amador.. preciso representar o volume de um edificio em um terreno. Me dá até um certo desânimo em fazer maquete de papel paraná, ou isopor.. fica tão comum. Pior que estou morrendo de pressa! :)

Link to comment
Share on other sites

O problema das maquetas em sabonete é que começam a ficar ressequídos passado uns meses. Na minha faculdade fizeram maquetas 1.2500 (os quarteirões) com sabonete no início do ano (Setembro) em Janeiro, estas já estavam com um aspecto muito mau com uma crosta branca nas arestas e vértices.

sim, eu li a respeito desses sabonetes em outros tópicos, mas será que não vale a pena utilizá-lo, já que não preciso de uma maquete que dure muito tempo?
só um mês ou dois..
Link to comment
Share on other sites

quanto ao pvc canelado,podes utilizar o pvc alveolar( o material utilizado pelas imobiliárias para fazer as placas a dizer "Vende-se") existe nas cores primarias para comprares vai a www.dimatur.pt ou pedes numa imobiliária uma placa

dei uma olhada na net para conhecer o material.. me pareceu bem interessante também.. acho que pode vir a calhar.

sabe se o custo é alto? :)
Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.