lllARKlll Posted November 18, 2007 Report Posted November 18, 2007 Esta conversa está a ficar ridícula...o cliente está-se maribando para o capricho do autor se a porra do edifício não cumpre a sua função primordial de abrigo! Quote
thecontact Posted November 18, 2007 Report Posted November 18, 2007 tens razão nisso, mas o que se trata nao é isso, é voces criticarem o ghery pelas formas que ele faz achas que o cliente que encomendou aquele projecto ja nao sabia o que esperar dele ? Quote
mrc64 Posted November 19, 2007 Report Posted November 19, 2007 certamente não esperava infiltrações... :) Quote
galfarro Posted November 19, 2007 Report Posted November 19, 2007 independentemente o arquitecto (nao tenho a MINIMA admiracao por este mas e irrelevante para qq comentario q seja legitimo fazer..) em todos os edificios ha falhas, e normal. a diferenca e que nos US reclama-se e ca nao, e ainda bem que ainda nao chegamos a esse ponto pois embora se possa ganhar qualidade construtiva acaba-se com a pouca experimentacao que ainda existe, O sistema na america nao favorece a pesquisa arquitectonica basta pensar que relativo a novas arquitecturas os US nao tem muito a ensinar-nos. Quote
vitor nina Posted November 19, 2007 Report Posted November 19, 2007 galfarro, amigo, já me fizeste ganhar o dia com o pequenino naco de prosa que me antecedeu. Quando um dia quiseres construir uma casa só para ti, terei muito gosto em oferecer-te o projecto de estruturas, desde que, é claro, me prometas que habites nela por um período não inferior a cinco anos, e não me peças responsabilidades para os eventuais defeitos (ruina, deformação excessíva, fendilhação de paredes, lajes, danos nas impermeabilizações) que possam advir por,eventualmente, ter ousado fazer uma ou outra experimentação em termos estruturais. Um abraço. Quote
vitor nina Posted November 19, 2007 Report Posted November 19, 2007 ...a propósito do combate ARK vs THECONTACT só gostaria de dizer que ainda ninguém afirmou que os problemas de que o edifício padece se devem ao facto do projecto ser mais ou menos avant-garde. Conheço muitas borradas executadas em edifícios arquitectonicamente vulgares. Agora é inegável que o ARK tem razão: Se ele (FG) é o responsável pelo projecto e pela coordenação da sua construção, tem que assumir essa responsabilidade até às últimas consequências ...isto não é só ganhar o vil metal e depois dizer "adeus". Mas isto tanto se deve aplicar ao Ghery como a qualquer outro... essa de andar a fazer arte com o dinheiro dos outros é muito boa. Quote
galfarro Posted November 19, 2007 Report Posted November 19, 2007 Caro amigo Nina, talvez nao fosse ma ideia leres com mais atencao o que esta escrito no topico: "Segundo a direcção daquele organismo, falhas no "projecto e na construção" do instituto Stata Center fazem com que esta estrutura sofra de problemas de INFILTRAÇOES que provocaram já deficiências no piso, da mesma forma que a neve se acumule nas JANELAS, além de outro tipo de situações que levaram mesmo ao bloqueio de saídas de emergência." Não refere nada de problemas estruturais.. alem disso, isso e responsabilidade do engenheiro, nao do arquitecto, nao e, ou sera que tou enganado? Como costumam dizer aqueles professores xatos, "voces nao leem, esta tudo lá" E caso para dizer: "nina, amigo, já me fizeste ganhar o dia com o pequenino naco de prosa que me antecedeu." Um abraço Quote
lllARKlll Posted November 19, 2007 Report Posted November 19, 2007 Sinceramente, mete-se um puto ao murro à plasticina e o resultado não será muito diferente dos formalismos de Gehry... Quote
galfarro Posted November 19, 2007 Report Posted November 19, 2007 concordo, mas aqui nao vem ao caso se e o gehri ou o arq. toni, estava a falar genericamente Quote
lllARKlll Posted November 19, 2007 Report Posted November 19, 2007 Eu não consigo compreender uma Arquitectura que passo a passo não seja explicável, portanto, tenho somente admiração por aqueles que conseguem responder cabalmente a um problema funcional, com beleza! Para mim, isto é o Epíteto da Arquitectura. Quote
sergiodiassilva Posted November 20, 2007 Report Posted November 20, 2007 Eu, que até nem gosto do Gehry (ou de qualquer um dos "desconstrutivistas", que, como sabemos, é um termo que vem do latim des - "aqui" + "construtivum" - "torce porque me apetece"), queria só avisar que meter água também a Ville Savoye metia (e muita). Quote
thecontact Posted November 20, 2007 Report Posted November 20, 2007 ...a propósito do combate ARK vs THECONTACT só gostaria de dizer que ainda ninguém afirmou que os problemas de que o edifício padece se devem ao facto do projecto ser mais ou menos avant-garde. Conheço muitas borradas executadas em edifícios arquitectonicamente vulgares. Agora é inegável que o ARK tem razão: Se ele (FG) é o responsável pelo projecto e pela coordenação da sua construção, tem que assumir essa responsabilidade até às últimas consequências ...isto não é só ganhar o vil metal e depois dizer "adeus". Mas isto tanto se deve aplicar ao Ghery como a qualquer outro... essa de andar a fazer arte com o dinheiro dos outros é muito boa. hehehe nao pude deixar de rir com a do combate se bem que eu nao vejo isto como um combate e acho até positivo discutirmos isto e vermos diferentes pontos de vista, alias, acho que é pra isso que serve este forum, se o Ark esta chateado cmg por alguma coisa que disse, epa desculpa lá mas nao tou aqui a tentar arranjar conflitos com ninguem Mas sim, o ark tem toda a razão quando diz que o arquitecto tem de assumir toda a responsabilidade pelo seu projecto, isso acho que é mais que sabido e nao tou a criticar isso, acho lógico e de senso comum que assim seja. O que eu sim critico, é que ataquem o homem pelas formas que ele utiliza nos projectos, se ele conseguir uma forma interessante, visualmente deslumbrante, inovadora, ou seja lá o que for e nesse mesmo projecto conseguir que ele seja totalmente funcional e que nao aconteça desgraças como é o caso do projecto que originou este topico, porque não ? É assim tão mau formas excentricas ? Temos alguma coisa a perder em estudar a forma ? Certamente as estruturas das obras dele serão em alguns casos mais complexos do que muitas das que se fazem aqui. Não teremos nada em aprender com isso ? e como muito bem o sergiodiassilva diz, o Corbusier tambem meteu muita agua, mas acho que isso faz parte, ele fazia certas experiencias nos seus projectos, umas corriam bem, outras mal, penso que a arquitectura nao é so construir uma coisa e ali ficar, mas construir e aprender com ela, principalmente hoje em que existem centenas de estilos arquitectonicos, em que a arquitectura tambem ja começa a ser cada vez mais efémera e onde até ja se pensa e se projecta cidades em k a arquitectura é uma especie de membrana que muda consoante as necessidades das pessoas e entre outras coisas bizarras e conceptuais e interessantes ou nao que há por aí como ja disse, nao sou um grande conhecedor da arquitectura do Ghery, mas pelo que sei ( nao sei se será em todos os casos) mas ele tem justificação para as formas que usa, pelo menos no museu de Bilbao e o Concert Hall da Disney, nos outros, ja desconheço Quote
HPT Posted December 5, 2007 Report Posted December 5, 2007 Gostava de dizer, sobre o comentário que fiz "quem anda a chuva molha-se" que não me referia ao trabalho de F.G., mas sim ao de todos nós arquitectos. Qualquer um de nós está sujeito não só a cometer erros como a ser criticado. Apesar de não ser o meu estilo (desconstrutivismo) gosto e admiro o trabalho do arquitecto F. Gehry, por isso e por muito mais não iria "atirar areia" ao seu trabalho, se me permitem o termo, pelo menos não antes de ter informação suficiente. Quote
HELRIC Posted December 13, 2007 Report Posted December 13, 2007 Podia-se dedicar à escultura ... se não fosse norte americano FG nunca teria a projecção que teve, na minha opinião é um exemplo típico do "quero, posso e mando" ... como diz o Berardo F*** Him, :icon13: Não é só receber prémios em galas do jet-set e de emproados, há que aguentar... Será que o Scorcese vai incluir este extra no "Sketches ...":D Quote
Recommended Posts