Jump to content
Arquitectura.pt


[Dúvida] Terreno com vala Hidraulica


dominio

Recommended Posts

Olá a todos, Estou interessado num terreno (1400m2) que parece ter um senão... a um terço passa uma vala hidraulica. Ainda nos vamos informar na câmara mas gostaria também de ter a vossa opinião: é um grande contra? Segundo a proprietaria não podemos construir nada em cima (nem passeio), terá que ser posta uma grelha por cima e não podemos ter a casa a menos de 3 metros. Confirmam? Há mais algum aspecto a considerar? Já isto tira muita área ao terreno, para além de não ficar bonita uma grelha de um lado ao outro do terreno... Muito obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Qunado falas de "vala hidráulica" pressuponho que te estejas a referir a uma linha de água natural. É admitindo esse entendimento que basearei a minha resposta.

Desconheço qualquer medida de protecção (definição de zonas não aedificandi) legalmente estipulada na lei geral para um caso desses, ainda que um afastamento de 3.00 m , em abstracto, não me pareça muito penalizador.
Eventualmente poderá haver ao nível de PDM algumas referências a essas situações; sendo o terreno edificável, é provável que as linhas de água nele existentes não tenham a importância suficiente para impedir, ou condicionar significativamente, uma qualquer intervenção.
Frizo, no entanto, que muitas vezes as linhas de água intermitentes são aquelas que apresentam, em situações de cheia, a capacidade mais destruidora em termos de torrente, pelo que a importância das mesmas não se pode medir pelo facto destas só terem um curso de água durante 2 ou 3 meses por ano.

Sendo certo que existe sempre o imperativo de respeitar e construir sempre fora das linhas de água, também é certo que as mesma não são imutáveis e podem, como tal, serem objecto de deslocalização desde que as condições hidráulicas das substitutas se mantenham em tudo iguais.
Chamo a atenção que em certas situações as alterações das linhas de água poderão exigir a concordância dos vizinhos, caso a nova linha de água drene nos terrenos deste últimos em locais diferentes dos anteriores. Esta matéria está regulada pelo Código Civil.

Canalizar linhas de água é uma prática que não recomendo atendendo a um conjunto de condicionalismos perniciosos que daí podem derivar e cuja explicação é demasiado técnica para o fazer aqui.

Faço notar que esta posição é a de alguém que desconhece em absoluto a situação concreta do local e portanto a possibilidade aventada poderá estar eivada de erros.

Link to comment
Share on other sites

A ser uma linha de água natural, penso que os muros de vedação têm de ficar a mais de 10m em relação a esta, para precaver situações de inundação. Quanto a contruções, não posso precisar, mas não deverá ser menos do que isso...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.