Jump to content
Arquitectura.pt


A licenciatura de Bolonha..serve para alguma coisa?


Wanna_live

Recommended Posts

Boas! Eu gostava de saber as vossas opiniões, porque não estou bem informado acerca de todo este processo de bolonha, os 3 anos de curso que equivalem ao grau de "licenciado" servem para alguma coisa no mercado de trabalho? Eu sei que o curso continua a ser 5 anos, 3+2 com mestrado incluido e como é obvio vou acabar os 5 anos mas a minha ideia era no fim dos 3 anos de curso tentar arranjar algum trabalho já dentro do ambito da arqquitectura para poder tirar o mestrado ja com algum emprego.. Não sei se alguém está a par do que valerá esta "licenciatura" dos 3 anos do processo de bolonha mas se puderem opinar... :D Thank's

Link to comment
Share on other sites

A Ordem só aceita Mestres para inscrição profissional, a Licenciatura não dá para nada a partir de Bolonha, além do nome "Arquitecto". Mas nada te impede de arranjar emprego como aluna, ou quase Arquitecta, assinar projectos é que terá que esperar até a inscrição na Ordem dos Arquitectos.

Link to comment
Share on other sites

Há muitos que já trabalhavem durante o curso, mesmo antes de bolonha, seja por necessidade, por vontade, ou por qualquer outro interesse... por isso não vejo o porquê de não fazeres isso. Quanto à questão da qualificação com que vais trabalhar, por menos que isso conte, o melhor mesmo é procurares por informação junto da ordem dos arquitectos. Mas pode ser que alguém aqui esteja mais informado e te possa ajudar :D PS: O ARK já deu a info

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Pois.. era o que já esperava lol :D Já agora.. algum dos presentes trabalhou enquanto fazia o curso (trabalhar dentro da área da arquitectura) ? Eu estou completamente desinformado, estou no segundo ano do curso mas com projecto/arquitectura de primeiro ano por estupidez (ja expliquei noutro tpico, que não fiz nenhuma entrega e não fui ao exame, mais por estupidez do que por outra coisa mas enfim.. mais arrependido não podia estar :p ) e queria no final deste ano lectivo (ou no inicio do proximo) tentar arranjar algum part-time em algum atelier meso que fosse so para ajudar no mais básico..para tentar pelo menos deixar de pensar TANTO no erro que fiz em ter deixado a cadeira e ter que perder um ano por isso. Mas não sei o que tenho que fazer para me candidatar, basta ir aos ateliers falar/erguntar se tem alguma vaga part-time para um aluno de segundo ano (no proximo ano) ou terei que mostrar algum portfolio? (pq não tenho ainda nenhum claro)

Link to comment
Share on other sites

wanna_live: eu estou no 6ºano e estou a trabalhar, nao tem problema nenhum, quando tiver que fazer estágio faço-o Quanto a arranjar trabalho, eu respondi a um anuncio no site da ordem. há muitas formas de arranjar trabalho, respondendo a anuncios ou por contactos entre colegas ou professores. É claro que um portfolio é essencial. Por isso é que normalmente só quando vamos no 3º ou 4º para cima é que arranjamos trabalho. Até lá é complicado avaliarem-nos

Link to comment
Share on other sites

Como já foi dito, trabalhar ao longo do curso torna-se vantajoso mas também pode ser problemático devido ao tempo que necessitamos para trabalhar para a faculdade. No meu caso em particular sempre trabalhei em arquitectura ao longo do curso. Foi por vezes bastante complicado, mas com "amor à camisola" tudo é possível. Muito se aprende e não é só na faculdade que adquirimos conhecimentos. Durante o meu trabalho tive a oportunidade de trabalhar, ainda que temporariamente durante uns meses com o Fernando Távora e posteriormente com o filho Bernardo Távora, e só tenho a dizer que aprendi muito, muito mais que em alguma vez aprendi na faculdade. Resumindo, não me arrependo nada do esforço a que me submeti, só ganhei com isso...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.