Jump to content
Arquitectura.pt


[Ajuda] Laje colaborante


tatlin

Recommended Posts

Numa lage(?) colaborante pode substituir-se o betão armado por cimento? Todas as referencias que vi a este genero de lage aparece referido o betão armado, mas eu gostava de saber se pelo menos para pequenos vãos posso usar cimento. e tambem gostaria de saber se o poliestireno(?) projectado se pode moldar depois de projectado e que materiais posso usar para o revestir e proteger da humidade. Desde já muito obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pelos sites e de facto estou com uma grande confusão. Bom aquilo que pretendo é fazer uma estrutura em aço, que não pode usar betão armado. O que eu queria saber era se posso usar uma lage colaborante com cimento sem nenhum genero de armação para criar uma superficie á qual possa ligar facilmente outros materiais como o aço dos montantes para as paredes em gesso cartonado.

Link to comment
Share on other sites

Que confusão vai nessa cabeça... Não conheço a "Lage colaborante", mas sim a COFRAGEM colaborante, que é uma cofragem que além de reter o betão enquanto ele seca, fica a fazer parte da lage depois de seco, dai que "colabora" estruturalmente. Coloca-se a cofragem sobre as vigas e vigotas de aço, depois despeja-se o betão por cima. Geralmente não precisa de mais armação nenhuma. É uma solução perfeitamente compatível, até aconselhável, com uma estrutura de aço. Mas se o teu problema é fixar os revestimentos, para que raio queres o cimento?? Porque não fixas a estrutura de alumínio de suporte dos revestimentos directamente nas vigas e pilares de aço?

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.