3CPO Posted October 25, 2007 Report Posted October 25, 2007 Manuel Salgado admite integrar SRU's na EPUL O vereador do Urbanismo da câmara de Lisboa, Manuel Salgado, reafirmou ontem, a possibilidade de passar a existir apenas uma Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), passando as restantes a ser englobadas na EPUL, agora que está prevista a reestruturação da empresa municipal. À margem do primeiro dia de conferências do Salão Imobiliário de Lisboa, que decorre até ao próximo dia 28 na FIL, o arquitecto sublinhou que "além das SRU, na área do urbanismo a autarquia tem a EPUL, e há que definir qual o futuro do conjunto destas empresas. Poderão algumas ser reintegradas ou mesmo serem fundidas as SRU numa única. Esta é uma questão que está em aberto, que está a ser ponderada. Eventualmente uma SRU pode ser suficiente, do mesmo modo que a reabilitação poderia ser da responsabilidade da EPUL". Salgado acrescenta que "há que alargar a área da reabilitação. Mas não faz muito sentido estar a duplicar os serviços municipais. As SRU são importantes e têm uma forte capacidade de intervenção se conseguirem estabelecer público-privadas". Manuel Salgado falou ainda, a propósito do futuro das políticas de reabilitação na cidade de Lisboa, considerando ser óbvio "tornar mais céleres os processos de decisão da autarquia, ajudando a que o tempo de espera seja muito mais curto do que o que existe". "Depois, procurar através do seu património municipal arranjar um volante que permita apoiar casos de realojamento temporário. E acelerar, na parte que cabe à câmara, a aplicação da nova lei das rendas, permitindo o processo natural de actualização das rendas na condição de serem feitas as obras necessárias de melhoria do parque edificado", considera Salgado, recordando que em Lisboa, neste momento existem cerca de 4700 edifícios devolutos. "Destes 4700, 300 são património municipal. A primeira medida a tomar passa por fazer vistorias a estes edifícios, avaliar, de acordo com os planos em vigor o que lá se pode fazer e organizá-los em grupos para determinado tipo de ofertas, colocando-os à disposição dos promotores privados". Também à margem da sessão, o mais provável candidato à gestão dos projectos para a Zona Ribeirinha de Lisboa, José Miguel Júdice, defende que o futuro desta zona passa por "todos,lisboetas ou não, ficarem contentes com o espaço. Não é difícil, basta que haja boa vontade de todos. Se for confirmado o convite que me foi dirigido, irei concretizar aquilo que os accionistas decidirem. O primeiro projecto passa por formar uma equipa". Fonte: Jornal Construir Quote
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.