Jump to content
Arquitectura.pt


Santarém-nova rambla, requalificaçoes e muitas obras


Recommended Posts

Câmara Municipal de Santarém aprovou a Requalificação do Campo Sá da Bandeira - Jardim da LiberdadeA Câmara de Santarém aprovou no passado dia 4 de Junho, em sessão de Câmara, a abertura do concurso público para uma parceria público-privada através da concepção, construção e exploração de um parque público de estacionamento subterrâneo, na Zona do Campo Sá da Bandeira, no âmbito do projecto de requalificação do Campo Sá da Bandeira e de construção do futuro Jardim da Liberdade.
Trata-se de um projecto estruturante que vai transformar completamente a paisagem do Centro da Cidade.
Esta renovação urbana, propõe a criação de novos espaços verdes, que, simultaneamente, se assumem como o principal local de eventos da Cidade, dada a sua posição central e de fusão de espaços.
Fundamentalmente, pretende-se criar uma grande “sala de visitas” da Cidade, através da criação de um espaço renovado, devolvido ao munícipe, conquistado ao automóvel, marcado pelo simbolismo da “Liberdade”, devolvendo assim o estatuto de Capital de Distrito à Cidade de Santarém.
Após a aprovação pela Assembleia Municipal será lançado o concurso para a parceria que envolverá a requalificação de toda a zona do Campo Sá da Bandeira com a construção de um parque de estacionamento subterrâneo, prevendo-se que as obras possam começar em Fevereiro de 2008, com um prazo estimado de execução de 9 a 12 meses, com um investimento previsto de seis milhões de euros.
O projecto global de requalificação terá início, já em Agosto, com as obras na Av. do Brasil, que passará a ter dois sentidos, e que se prevê possa estar concluída antes do final deste ano.


Requalificação e Valorização do Jardim das Portas do Sol
O Jardim das Portas do Sol, considerado a sala de visitas da Cidade de Santarém, e que aguarda há décadas por obras de melhoramento, vai finalmente ser requalificado. Pretende-se, com esta requalificação, dar um novo impulso ao Jardim mais emblemático da Cidade.
Uma equipa de Técnicos da Câmara Municipal de Santarém elaborou um estudo prévio que permitiu o lançamento do Concurso Público de Concepção/Construção, sobre o qual o IPPAR deu Parecer favorável.
A valorização do Jardim das Portas do Sol implica a criação de uma nova estrutura de bar; um Centro Interpretativo da evolução urbana da Cidade, com um percurso arqueológico apoiado por sinalética e painéis; instalação de dois miradouros virtuais; condicionamento do acesso e do visionamento das ruínas romanas; remoção, reposicionamento e recuperação de elementos escultóricos; criação de entrada secundária no Jardim para acesso ao restaurante quando o portão principal se encontrar encerrado; construção de valas técnicas de infra-estruturas, renovação dos pavimentos e uma rede de drenagem; construção de um anfiteatro para espectáculos ao ar livre e parque infantil.
A obra terá início ainda este ano, sendo o seu custo de 1,7 milhões de euros e deverá estar concluída no prazo de um ano, sendo financiada pelo Programa Polis ao abrigo de da candidatura da Câmara Municipal de Santarém.


Requalificação do Jardim da República
O Executivo Municipal aprovou, dia 24 de Setembro, em reunião camarária, o projecto do Jardim da República, elaborado pela PROAP, Estudos e Projectos de Arquitectura Paisagista, Lda., e a abertura do concurso público para a execução da obra.
A requalificação, que se inicia em Dezembro, tem um prazo de execução de 240 dias e um investimento estimado em 1.477.119,18 euros+IVA, parcialmente financiado ao abrigo de uma candidatura ao Programa Polis.
O projecto de requalificação tem em conta o reconhecimento do valor ecológico e patrimonial do local e do reconhecimento do seu significado, com vista a uma evolução positiva, tendo em conta o contexto urbano em que se insere e a qualidade de vida da população.
A requalificação deste jardim, com uma área de intervenção de 11.670m2 pretende que este seja um novo elemento de fixação/pólo de atracção, a par de rever-se a sua estrutura, dinamizar/convidar ao fluxo, fomentar o prazer de aí estar e responder às aspirações actuais.
A intervenção tem em conta a manutenção de algumas características e elementos românticos do jardim, a integração do coreto, a valorização do adro do Convento de S. Francisco, a criação de áreas verdes mais amplas, a abertura de eixos visuais e a criação de uma cafetaria com espaço exterior de esplanada e espaço multimédia.


in http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=535431
Link to post
Share on other sites
  • 3 weeks later...
  • 5 months later...

Junto seguem algumas imagens do Projecto de Requalificação.

Autoria Maquete 3d - Lisbon Connection- João Ventura, Arq.º

Coordenação do Projecto
Dina Vieira, Drª
CESUR - Centro de Sistemas Urbanos e Regionais
Fernando Nunes da Silva, Prof Catedrático
Nuno Ventura Bento, Arq.º Urb

Desenho Urbano - Pedro Camões Gouveia, Arq.º
Filipe Tomás Rafael, Arq.º
Inês Pequeno da Mata, Arq.ª
Catarina Santos Pires, Arq.ª Urb
Madalena Cartaxo, Des

Na planta apresentada, podemos ver a Proposta de Requalificação Urbana do Campo Sá da Bandeira, em que os objectivos principais foram: Deslocação da totalidade do Trânsito para Poente junto á "Rodoviária";Criação de uma grande Praça em 2 níveis possibilitando múltiplos eventos; Criação de Alameda valorizando o eixo alinhado com o Tribunal; Criação de zonas de Estar, destacando-se o Plano de água e os Equipamentos (Restaurante, Cafetarias);Criação de Estacionamento subterrâneo (2pisos) com capacidade para cerca de 1000 lugares.

Fonte:http://www.cm-santarem.pt/santarem

Link to post
Share on other sites

alternativa? engraçado, eles não percebem que a palavra não é alternativa mas complementariedade? querem se fazer passar por uma coisa que nunca o vão ser! ontem tive em torres vedras e gostei do que vi. embora vi um bocado torto :D mas a cidade, notasse, que pode ser muito bem uma zona agregada a lisboa. demoro tanto tempo de Torres a Lx do que de minha casa em Alfragide ao centro de Lx...faz pensar né?... essa da alternativa matou-me!

Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.