Jump to content
Arquitectura.pt

O estágiario....

Recommended Posts

Um tema que pode ser interessante e ao mesmo tempo pode ser algo de util para os proximos estagiarios, neste caso para mim(:D onde vou estagiar?).

1º-A cidade e o estagiario???? Lisboa? Barcelona? :p(adorava), Rotterdam? Londres? Rio de Janeiro??? Cazaquistão?? Paris???Moscovo???? Luanda??? São Paulo???? New York????Tokio??? Shanghai????.........Outras cidades????

2º- O atelier ?? Carrilho da Graça??? Carlos Ferrater?? ARX??? OMA(Rem koolhaas)?? Josep Linas???Zaha Hadid?? David Adjay??? Abalos&Herreros???
Peter Zunthor???? Inês Lobo???? Zé do Talho??????:p

3º-O amor a camisola?? estagio remunerado?? ou sempre a correr pelo gosto??

4º- Leonardo D´vince??? O que se pode ganhar com isso?

O estagiario de arquitectura.....se és estagiario seria interessante escreveres aqui a tua experiência...Onde estas a estagiar???como fizeste a escolha do atelier?? e outras info...relata um pouco essa experiência que vives ou viveste.

Estive na Holanda e não era complicado arranjar estágio, pelo menos há uns anos.
Eram remunerados (contrato de seis meses, mínimo de 300 euros por mês, mas não te deixes enganar a média para estágios académicos rondava os 500 euros por mês, com almoços incluídos -a maioria dos ateliers oferece almoço no escritório- e a maior fatia do bolo do seguro de saúde, que é obrigatório ter na Holanda; se tiveres sorte e disseres que já acabaste o curso pode ser que te considerem arquitecto júnior e aí o ordenado limpo é no mínimo 800 euros).
Quanto aos escritórios, OMA é para passares o tempo todo a trabalhar, não teres vida e seres um burro de carga a fazer projectos onde vais aprender pouco. Os Architecten Cie, os Claus en Kaan em Amesterdão, os Maxwan, os Mecanoo, o Kees Christiaanse, os MVRDV dão boas condições de trabalho. Os Neutelings-Riedijk dão excelentes condições de trabalho, mas é complicado entrar, preferem gente que fale bem francês e alemão.

Se tiveres uma bolsa Leonardo, o melhor a fazer é não o mencionares na entrevista: se o teu possível patrão sabe disso pode sempre dizer que, como tens bolsa, vai-te pagar menos.
Há patrões que não fazem isso e te tratam muito bem, fazes parte da equipa do projecto e fazes o mesmo trabalho que os outros, há outros que te põem a fazer maquettes durante seis meses e, se gostarem de ti te dão depois um contrato por um ano a ganhar melhor, há outros que te exploram por seis meses.
Convém que acordes com o patrão as condições de trabalho, ou que ele te explique, e que o contrato tenha pelo menos a duração do estágio.

O melhor é enviares portfolios ou se puderes, envias por mail o portfolio e vais passar uns dias à Holanda, avisando os escritórios para onde enviaste e a pedir uma entrevista nas datas em que lá estiveres. Eu consegui umas quantas assim e, com excepção dos MVRDV, a maioria demora pouco tempo a responder.
Se puderes entregar os portfolios em mão, às vezes até te fazem a entrevista no momento.
Vai a www.archined.nl e vê que ateliers pedem estagiários.
Os maiores raramente põem anúncios, por isso para esses é enviar à aventura.

Comigo aconteceu quase da mesma forma, contactei os ateliers, e depois de expor a minha situação de estágio de verão, selecionei 5 ateliers, para os quais marquei entrevista onde falei dos meus trabalhos e portfolio. Afinal qual é a tua intenção? _Lisboa, Barcelona, Amesterdão, Roterdão, Londres, Moscovo ou Tóquio? _Carrilho da Graça, Carlos Ferrater, ARX, OMA, Josep Linas, Zaha Hadid, David Adjaye, Abalos&Herreros, Peter Zunthor, Inês Lobo, Zé do Talho? Abraços :D

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.