Jump to content
Arquitectura.pt

Material para Maquetes

joaoneves

Recommended Posts

.. Margarida.. ainda estive para escrever e recomendar a escala 1:500... mas os moços, querem colocar geradores eólicos, e outras panafernálias presentes em eco-construção/ construção sustentável... e a 1:500... é complicado :margarida_beer:

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

pronto, então vou optar pela escala, 1:500, sendo assim qual e o primeiro passo que tenho de tomar? nos ja temos um plano para a geografia, e planificaçao da cidade. devo começar por construir , os predios? de depois passar para a coonstruçao das partes que quero dar mais foco? uma pergunta, o meu pai trabalha numa empresa de acrilicos, e a empresa tem maquinas que conseguem cortar, polir entre outros o acrilico, sendo assim, acham que fica muito mal, juntar o acrilico ao pvf? a minha ideia era criar um edificio central, que se destca-se dos outros!

curvas de nivel, sao propriamente o que? eu nao percebo muito disto mas penso que seja um desnivel, como por exemplo uma montanha. na maquete nos nao queriamos fazer uma montanha, porque com o tamanho e escala nao dava, mas queriamos fzer uma zona com alguma altura, que ficasse enquandrado, para simlar as zonas para os geradores eolicos!

as curvas de nível são variações de cota que, existem sempre, nem que seja 1 metro ou 2, por mais nivelado que pareça o terreno. como deves compreender, o terreno não é algo 100% nivelado, e portanto deve haver sempre algumas curvas de nível para que esse trabalho tenha mais consistência e credibilidade. portanto assim sendo, terás de ver em que escala (espessura) terão as vossas curvas de nível, se as marcarem de metro a metro, para assim, decidirem o material para o terreno

margarida duarte

Isso depende da escala. E já vi muito bons resultados de várias maneiras.
Já vi edificios maciços: em roof/wallmate, acrílico lixado (fica com ar baço), parafina e em sabonete.
E também já vi vários por colagem : Várias placas cortadas com a forma do edificio e sobrepostas, e também já conheço uns feitos tipo caixa (quatros paredes e um tecto)

:margarida_beer:

• 2 weeks later...

Desculpem, eu não sou arquitecto mas achei este tópico muito interessante pois ando à procura de alguem para fazer uma maqueta da minha casa. Podem-me ajudar? é um apartamento, portanto o que eu queria era uma maqueta do interior com o mobiliário simulado, como se a casa não tivesse tecto. obrigado Paulo A Silva

• 3 months later...

A minha questão tem um pouco a ver com o que disses-te, Vasco.
Não me refiro ao material "melhor para usar em maquetes", mas pretendia neste tópico, que se criasse uma "discussão" dos diferentes materiais existentes, os mais baratos e mais caros, o preço dos mesmos (média), os locais melhores para os comprar, alguns truques e técnicas para cortar determinados materiais e como aplica-los e com que fixador, alguns exemplos da utilização dos mesmos, etc.
Era nesta ordem de ideias a que me referia. Desenvolver neste tópico uma ajuda indispensável para o início de um projecto, sobre qualquer material que se pretenda para cada ideia a expressar pela maquete. Não uma fórmula secreta, mas algumas sugestões que possam auxiliar no grande trabalho de maquetista pelo qual todos passamos.

Caro João,

Entendo exactamente ao que te referes, e acho interessante e útil este tópico. Na minha experiência, e na faculdade dá me um tremendo gozo trabalhar com maketes a uma escala que consiga manipular, logo experimento diversos materiais, como o wallmate para estudos volumétricos, ou o mais comum esferovite. Apesar disso , invisto mais na fase final, ou seja, na maquete final, e existe várias lojas, mas há uma no príncipe real muito interessante com materiais cada um diferente do outro.

A loja

http://www.lojadasmaquetas.com/
Esta loja é um bom começo para materiais para "aquela ideia"

Uma dica: Uma vez numa maquete, usei chapas de offset que arranjei numa Gráfica para usar e transmitir a sensação de reflexo..

Sim tb encontrei esse material ai. Tenho feito algumas maquetas com kline e depron para uns arquitectos. A pouco tempo falaram-me desse tal de gediplac porque é mais leve e muito parecido com o depron, fiquei curioso. Vou comprar uma placa para experimentar!

• 1 month later...

Olá Paulo! Talvez o possa ajudar na execução da maquete. Há cerca de um ano foi feita uma maquete de apartamentos para venda com o respectivo mobiliário.
Aqui fica o site através do qual divulgo o meu trabalho.
http://****.blogspot.com

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.