Jump to content
Arquitectura.pt

Material para Maquetes

Recommended Posts

• Replies 111
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

detesto k-line para maquetas...acho que fica com um acabamento final muito grosseiro...k-line so mesmo para suporte de painéis finais! o meu material favorito para maquetas é o cartão matt!! faço semp

.. Margarida.. ainda estive para escrever e recomendar a escala 1:500... mas os moços, querem colocar geradores eólicos, e outras panafernálias presentes em eco-construção/ construção sustentável... e a 1:500... é complicado :margarida_beer:

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

pronto, então vou optar pela escala, 1:500, sendo assim qual e o primeiro passo que tenho de tomar? nos ja temos um plano para a geografia, e planificaçao da cidade. devo começar por construir , os predios? de depois passar para a coonstruçao das partes que quero dar mais foco? uma pergunta, o meu pai trabalha numa empresa de acrilicos, e a empresa tem maquinas que conseguem cortar, polir entre outros o acrilico, sendo assim, acham que fica muito mal, juntar o acrilico ao pvf? a minha ideia era criar um edificio central, que se destca-se dos outros!

as curvas de nível são variações de cota que, existem sempre, nem que seja 1 metro ou 2, por mais nivelado que pareça o terreno. como deves compreender, o terreno não é algo 100% nivelado, e portanto deve haver sempre algumas curvas de nível para que esse trabalho tenha mais consistência e credibilidade. portanto assim sendo, terás de ver em que escala (espessura) terão as vossas curvas de nível, se as marcarem de metro a metro, para assim, decidirem o material para o terreno

margarida duarte

Isso depende da escala. E já vi muito bons resultados de várias maneiras.
Já vi edificios maciços: em roof/wallmate, acrílico lixado (fica com ar baço), parafina e em sabonete.
E também já vi vários por colagem : Várias placas cortadas com a forma do edificio e sobrepostas, e também já conheço uns feitos tipo caixa (quatros paredes e um tecto)

:margarida_beer:

• 2 weeks later...
  • 3 months later...

A minha questão tem um pouco a ver com o que disses-te, Vasco.
Não me refiro ao material "melhor para usar em maquetes", mas pretendia neste tópico, que se criasse uma "discussão" dos diferentes materiais existentes, os mais baratos e mais caros, o preço dos mesmos (média), os locais melhores para os comprar, alguns truques e técnicas para cortar determinados materiais e como aplica-los e com que fixador, alguns exemplos da utilização dos mesmos, etc.
Era nesta ordem de ideias a que me referia. Desenvolver neste tópico uma ajuda indispensável para o início de um projecto, sobre qualquer material que se pretenda para cada ideia a expressar pela maquete. Não uma fórmula secreta, mas algumas sugestões que possam auxiliar no grande trabalho de maquetista pelo qual todos passamos.

Caro João,

Entendo exactamente ao que te referes, e acho interessante e útil este tópico. Na minha experiência, e na faculdade dá me um tremendo gozo trabalhar com maketes a uma escala que consiga manipular, logo experimento diversos materiais, como o wallmate para estudos volumétricos, ou o mais comum esferovite. Apesar disso , invisto mais na fase final, ou seja, na maquete final, e existe várias lojas, mas há uma no príncipe real muito interessante com materiais cada um diferente do outro.

A loja

http://www.lojadasmaquetas.com/
Esta loja é um bom começo para materiais para "aquela ideia"

Uma dica: Uma vez numa maquete, usei chapas de offset que arranjei numa Gráfica para usar e transmitir a sensação de reflexo..
  • 1 month later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.