Jump to content
Arquitectura.pt


? | Claude Watson School | Kohn Shnier Architects [Via Aspirinalight.com]


Recommended Posts

image01.jpg



E se a escola, na sua singularidade, abrisse actividade para o exterior que a rodeia? Que forma teria o objecto da sua vocação?


Um enorme anfiteatro abre-se para a rua em tique americano de servir com uma vénia a integração na comunidade. O anfiteatro exterior é apenas uma antecipação. Na fachada que se debruça sobre a entrada, uma trama com reminiscências orgânicas define a face que se distingue no edificio, metáfora de colagem simples aos favos de uma colmeia e o trabalho dos artistas e respectivas criatividades que zumbem no interior da caixa. Uma moldura verde em volta do grande vão reforça a dimensão da abertura.


O espaço faz-se da tensão entre o desenho interior e a vocação franca de relação com o exterior. É na localização do ginásio que se concretiza o elemento de mediação entre estas duas realidades, sempre visível a ambas.


Surpreende a economia de meios. A concretização das intenções faria supor um investimento maior. É objecto vulgar na forma como segue a cultura comunitária de propaganda cínica com que a América nos brinda todos os dias, e é aí que resulta. O ancoramento não se pode fazer sempre por topografias fantasiosas.


Apresenta-se a Claude Watson School do grupo Kohn Shnier Architects como exemplo distinto daquele que tem sido o movimento new age da arquitectura contemporânea e respectivas mecânicas de desagregação no processo de projecto.


Um edificio que constitui um exemplo notável de multi-disciplinariedade e rigor construtivo. Cada vez mais raros.



image02.jpg


image03.jpg


[Ver Mais...]
Link to post
Share on other sites

De facto as instalações não são as melhores... mas isso não implica que o ensino seja prejudicado... existem boas escolas com boas instalações em que eu não iria para lá nem que fosse de borla! mas isso é fugir ao tema do tópico... é bastante interessante esta escola, apenas me reservo alguma duvida na questão de acessibilidade. Será que nem todos tem direito a entrar pela porta principal?

Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.