Jump to content
Arquitectura.pt

Prémios Secil Universidades

Koolhas

Recommended Posts

Olá pessoal aqui vai um tema que vale apena falarmos visto que os premios secil universidades são para mtos dos finalistas algo de bom visto ser um premio com prestigio para a arquitectura em portugal , para o estudante que ganha e também para a universidade.
Visto que eu este ano estou em vias de participar no concurso , debrucei-me um pouco sobre o regulamento de como as coisas sao feitas, ou seja, eu e alguns colegas que também vao participar nos premios juntamente com o nosso professor reparamos que :

-Sendo um concurso onde haverá ganhadores e vencidos :s, e cujo o formato nao foge mto a regra de outros concursos, reparamos que havia uma pequena coisa que nao seria justo e que talves influencia-se nos resultados.
E a pequena coisa é que todos os estudantes segundo o regulamento, devem colocar nos paineis o seu nome e a instituição proveniente.
Ora será essa a melhor maneira de avaliar um concurso? Será que isso nao influencia no resultado final? sera justo? porque nao têm o formato normal de um concurso? com Codigo em vez de identificação da pessoa e da instituição?
Não será isso mais uma maneira de manipular em favor de uma ou outra instituição no nosso panorama academico? Acho que devemos repensar nessas pequenas coisas que depois tornam-se grandes.

http://www.secil.pt/pdf/regUniArq2007.pdf

É bem verdade Koolhas, na minha opinião também deveria ser colocado apenas um código de identificação. Eu de facto nem posso ouvir falar de concursos, não é por ter participado ou não ter, até porque se conta numa mão as vezes em que participei, apenas acho que os concursos não servem para nada, quer dizer, servem para aqueles que normalmente ganham... que são sempre os mesmos... sei que vão surgir aqui opiniões diferentes da minha, é normal... mas que ninguém me tira esta ideia, não:(

Porque será que sao sempre os mesmo a ganharem? Não que eu esteja a duvidar do merito dos alunos que ganham, nada disso, mas sim a maneira como é feita a escolha com a identificação da pessoa e instituição...Reparemos que quase sempre sao as mesmas Fac. que ganham( não menciono nenhuma mas todos nós sabemos quais são), e se formos ver quem são os professores dessas mesma instituições constatamos que são os intitulados "Estrelas"...Ora será que não há markting nisso tudo? Quem faz o sucesso de um aluno???Os profs??A Universidade? Ou o proprio aluno ??

É uma questão bastante pertinente. Não sabia que nesse concurso específico não se utiliza o método do código, mas vamos ver uma coisa, se realmente houver alguma aldrabice neste, ou noutro concurso, não é por estar lá o código que algo vai ser diferente... há várias outras formas de escamotear os resultados... e todos sabemos de casos em que no mínimo há grandes dúvidas quanto à frequência com que determindados arquitectos ganham determinado tipo de concursos... Estou um pouco como o Peter, há determinados concursos em que apenas penso... para quê?...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Há um bom tempo atrás, noutro "fórum", digamos assim, falou-se bastante nesse concurso, inclusivé na legitimidade do mesmo. Até havia um membro desse "fórum" que tinha ganho uma edição. Conclusão, pelos vistos há muita gente a pensar o mesmo, provocando uma fraca adesão a esse concurso. Na minha opinião, o concurso é legítimo e não considero que se perca alguma coisa com isso, nem tempo. Para o ano vou tentar participar e ficar no 2º lugar, se houvesse. :s

Já vi que todos estão de acordo em relação à credibilidade e transparência do concurso, agora o que se tem a fazer é tentar mudar o ruma das coisas.Isto é, para que este ponto do concurso mude, onde os concorrentes colocam o seu nome e da instituição, o que se pode começar por fazer é mandar emails para a secil ou para a ordem dos arquitectos a mostrar a nossa não concordância com a identificação,seja qual for, nos painéis de apresentação do concurso. Todos devemos lutar pelos nossos interesses.Não esperem que o façam por vocês.

O fabiopaulo tem razão. Cá na casa "quem não chora não mama". E isto nada tem de comiseração. A frase do Kennedy nos EUA, "não perguntes o que o país pode fazer por ti, mas o que tu podes fazer pelo país", tem alguma atracção, não pelo contexto americano da altura (pois aí é do pior que possamos imaginar), mas porque, para nós, que estamos habituados a barafustar pela calada e a sorrir abertamente, esperando sempre que a justiça seja feita, como se fosse uma dádiva dos céus, permite verificar que talvez não seja bem assim. Talvez a justiça seja um prémio, qualquer coisa que se conquista.

vejo que este descontentamento está a gerar alguma força.que é o pretendido.realmente era muito interessante ver os mails da secil e da ordem entopidos. força nisso!!!! SOS apelo!!!!!!
e uma vez que há certas universidades que estão relacionadas com a falta de transparência do concurso era importante que a indignação e o protesto também partisse das mesmas de forma a saber se realmente essas universidades acham que há seriedade no concurso ou não.

Bom, de facto acho bastante estranho pedirem a identifição do aluno bem como da escola. De qualquer forma aproveito para informar que conheço a vencedora de uma das anteriores edições (2005 se não estou em erro), que era minha colega. Ora tendo eu estudado numa escola chamada ARCA-EUAC, que certamente metade de vós não conhecerá, julgo muito improvável ter havido influencia na escolha, embora nunca se saiba... Quanto à grande maioria dos concursos, sou da opinião que não vale a pena sequer pensar em concorrer...Nunca concorri em nenhum e teria todo o prazer de concorrer se soubesse a partida que era constituido por um juri imparcial...Pode ser que qualquer dia pense nisso... cumps

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.