Jump to content
Arquitectura.pt


Ordem Dos Arquitectos - Processo Eleitoral Mandato 2008/2010


JVS

Em quem vai votar para as Eleicoes da Ordem dos Arquitectos?  

35 members have voted

  1. 1. Em quem vai votar para as Eleicoes da Ordem dos Arquitectos?

    • Lista A > Todos pela Arquitectura - João Rodeia
      9
    • Lista B > Por uma Ordem de valores - Luís Conceição
      26


Recommended Posts

  • Replies 91
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Na A... já sabem porquê... AQUI...

Do "interior profundo", também chegam colegas aos Orgão Nacionais... não são apenas os colegas das Metropoles...

PS: Escrevo no PRESENTE, porque pertenço a um Orgão Nacional do Presente Mandato.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Já recebi o mailing da Ordem dos Arquitectos, com os documento para voto por correspondência ( com Listas A e B ) presumo que os prezados colegas também tenham recebido. ENVIAR, Para chegar às secções de voto até ao dia 17 DE OUTUBRO

E a Lista C?

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

A Lista C foi excluida para os órgãos nacionais mas existe uma Lista C candidata à Secção Regional Norte, e essa vai mesmo a votos. A letra C foi-lhe atribuida para não haver confusão com a Lista B, que tem candidatura aos órgãos nacionais e à Secção Regional Sul, mas não tem para a Secção Regional Norte. A atribuição da letra B a uma lista que não é relacionada com as restantes Listas B poderia gerar confusão nos eleitores, associando coisas que não têm associação. Diogo Corredoura

Link to comment
Share on other sites

A malta não está muito participativa neste tópico, pelo menos não tanto quanto eu esperava. Será que os arquitectos já não se interessam pela Ordem? Espero que isso não seja por preferirem o Caos. :s Eu não sou arquitecto, por isso não posso votar, mas se pudesse faria isso mesmo, tentaria evitar o Caos que a Ordem tem sido ultimamente. Tem sido uma Ordem com uma ausência arrepiante de princípios. Por isso até compreendo a reacção do Fernando Gabriel, a Ordem tem provocado um enorme desinteresse dos seus membros pela mesma. Mas agora, penso eu, é uma boa oportunidade para mudar isso. É bastante barato votar :s é só colocar o boletim no correio.

Link to comment
Share on other sites

As únicas coisas que a ordem me deu até hoje como associado, foram o pagamento de cotas que rondam os 250 euros por ano, agendas na época de ano novo com publicidade da technal, fotocópias pagas ao triplo de uma papelaria qualquer, jornal da ordem, que serve para reciclagem, publicidade postal de bancos, seguradoras e outros, publicidade a acções de formação pagas a peso de ouro, e acima de tudo esperanças de que a arquitectura será feita por arquitectos o mais breve possivel, isto desde 1998, bem expresso nos estatutos desde então. conclusão preciso da ordem apenas para pagar 250 euros anos, e com isso garantir empregos a alguns. para mim esta é a realidade, sinceramente espero estar enganado e que num futuro breve o país passe a ser um país dentro da lei, mas sem dúvida, não tenho esperança que isso aconteça mesmo, por forças maiores dentro e fora da arquitectura. paguei o meu titulo de arquitecto durante a universidade e continuo a pagar, custa-me 250 euros por ano, sem contrapartidas visiveis. esta é a minha vivência desde que sou membro da ordem"" desde 2001. sim já acreditei na mudança, hoje a mudança fugiu e está bem assente numa vereação, comigo não contem para participar em mais situações como estas. cumprimentos já reuni cerca de mil assinaturas, fui a várias reuniões da ordem participei. sinceramente prefiro gastar energias com quem tem acerteza que quer avançar, como eu próprio. agora boa sorte a quem ganhar tem o meu apoio, se me pedirem ajuda para participar numa acção concreta e principalmente sincera e eficaz concerteza não direi que não. Pedro nas últimas eleições da secção Norte havia duas listas.

Link to comment
Share on other sites

realmente Fernando isso e muito mais , tanto curso, formações, seminários, exposições etc...e tudo quase sempre centralizado em Lisboa e em ... lá vou fazendo a minha formação com umas revistinhas baratas e no terreno, pois publicações técnicas e não só, não há ou há pouco e no entanto estamos a falar de uma profissão que intervem em todo o território e que serve o cidadão comum

Link to comment
Share on other sites

Fernando o Norte como é sabido tem sempre mais participação... Mas agora temos tantos núcleos, e delegação no Algarve... não há razaõ para dizer que não existe descentralização. A Formação, tembé se queremos ir estudar, temos que nos deslocar... com o s consequentes custos, mas vão aprecendo algumas coisas para o interior... No interior temos que nos sujeitar a estas coisas, mas tembém existem outras compensações (não tenho filas de trânsito, tenho todas as repartições públicas a menos de 200m), e agora com os simplex e a revolução tecnológica das repartições virtuais... está mais facilitado.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Fernando o Norte como é sabido tem sempre mais participação... Mas agora temos tantos núcleos, e delegação no Algarve... não há razaõ para dizer que não existe descentralização.

A Formação, tembé se queremos ir estudar, temos que nos deslocar... com o s consequentes custos, mas vão aprecendo algumas coisas para o interior... No interior temos que nos sujeitar a estas coisas, mas tembém existem outras compensações (não tenho filas de trânsito, tenho todas as repartições públicas a menos de 200m), e agora com os simplex e a revolução tecnológica das repartições virtuais... está mais facilitado.



o problema com esta profissão Pedro e tu deves saber é mesmo a participação ou a falta dela, de quem a integra,
não falo só de eleições, falo de tudo o resto,há caminhos que podem mudar isto mais directamente que eleições, poucos têm a motivação de mudar,
alguns porque estão muito bem na vida mas são poucos, o resto não percebo, porque se calam, ou melhor não agem. não entendo mesmo aquela postura de "está tudo bem, estou a trabalhar num gabinete famosissimo com o arq xpto, e estou feliz a fazer o trabalho sujo"" dele, qualquer dia vou ser um grande arquitecto, e muito rico, por isso é melhor estar quieto no meu lugar" entretanto os desenhadores, topógrafos, engenheiros, fazem o nosso trabalho debaixo dos nossos narizes, e muito mau trabalho.

este pais está fora de lei desde 1998 desde a criação da ordem, onde é expressa que a arquitectura é feita por arquitectos, esses estatutos (lei)juridicamente revoga o 73/73. ou seja neste país quem quiser colocar em tribunal uma camara pode faze-lo.
o que me choca mais é como ainda não pegaram(a ordem) nesta situação e a levaram ao tribunal europeu, e não andar ai a arrastar a situação com lobys pelo meio.
cumprimentos
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.