Jump to content
Arquitectura.pt


Eleições à parte... disse o outro!


LKhan

Recommended Posts

Eu tive um mestre que nos dizia: "Gosto muito da Poesia, mas não dos poetas, porque são uns chatos!"

Na altura acho que não o compreendi bem... Hoje, tendo a dizer: "gosto muito da Arquitectura...."

Quero com isto dizer que, neste Fórum, respira-se o amor pela Arquitectura. Respira-se o aprofundamento das suas razões, das suas emoções, do seu modus faciendi. Fala-se, contudo, muito pouco, sobre o modo como ela se exerce em Portugal, sobre as oportunidades de trabalho, sobre o modo como o organismo que institucionalmente a enquadra - a Ordem dos Arquitectos -, a gere e manipula.

É neste sentido que me parece útil e desejável um maior envolvimento dos foristas - mesmo os promitentes arquitectos, enquanto estudantes - no debate das questões que envolvem a OA, em particular, num momento em que está em curso um processo eleitoral que, das duas uma, ou resulta na vitória da continuidade, ou numa linha de ruptura conducente a novos horizontes de futuro, de um futuro que já é presente em toda a "aldeia global", excepto em Portugal, Espanha e Grécia!

O que está em debate não é apenas a recondução de uns tantos indivíduos, mais ou menos pertencentes ou ausentes do "starsystem", em órgãos de poder (leia-se VERDADEIRO poder!), mas, sobretudo, a escolha de um rumo, que poderá ser acontinuidade do "starsystem" ou o apontar de um novo paradigma para a classe dos Arquitectos, consentâneo com as principais correntes a nível mundial.

Vejamos,

A nível nacional, existem três Listas, duas das quais se procuram aniquilar entre si, porque procuram proteger os seus territórios no starsystem, encabeçadas por colegas que estão no poder na Ordem há já dois mandatos. Uma terceira lista, não alinhada com o aparelho tradicional da Ordem, procura afirmar uma ruptura e apontar novos caminhos e novas maneiras de estar, exigindo, todavia, a participação democrática de todos os candidatos.

A "tradição" traduz-se numa protecção mútua de um lobby e demonstra-se na fraquíssima participação dos 15500 membros da Ordem nos seus actos normais: tomam-se resoluções em assembleias gerais que nunca ultrapassam as 25 - 30 presenças; Ño Congresso Nacional em Almada não estiveram presentes em simultâneo mais de 150 Arquitectos; No último acto eleitoral, há 3 anos, votaram apenas 350 sócios!

IOsto indica que algo vai mal e que os sócios/ membros da Ordem (repito: 15500) estão divorciados!

Não será altura de os restantes 15150 se manifestarem, quer através do voto, quer através de um movimento de ideias, de propostas, de envolvimento? Estarão todos submissos a um lobby de cerca de 100 "estrelas colunáveis", à espera do seu momento de sucesso entre elas?

Este Fórum, que envolve estudantes e arquitectos, que adquiriu já dimensão transnacional, que se preza de ser o ÚNICO congénere em Portugal, não pode e não deve estar alheio ao que se passa nesta campanha eleitoral!

É importante que se discuta, participe e divulgue tudo o que se está a passar... Espreitem o site http://arquitectos.pt/?no=101004817:092007, onde todas as Listas que se apresentam a votos se encontram e participem no debate, por favor. Para bem da Arquitectura, dos Arquitectos e da nossa actividade profissional em geral.

Os estudantes são mais que bem vindos: SÃO NECESSÁRIOS!

LKhan

Link to comment
Share on other sites

O OUTRO,

Caro Luis Conceição... eleições à parte.. mas no sentido em que naquele tópico.. o assunto era extra-tópico!!!

O colega tem razão nas afirmações acima... mas não concordo com a palavra Lobby... se existe é porque apenas existem alguns interessados.

A participação e envolvimento dos Membros e futuros membros é essêncial para o melhoramento, dinamização da OA e do estado da profissão, isso subscrevo inteiramente.

Foi triste, nas passadas eleições só ter havido apenas 1 Lista, e consequente participação de uns meros 10% de todos os membros....

COLEGAS!!!
Não Esqueçer de VOTAR (seja nas listas A, B ou ainda em branco, mas VOTAR) no dia 18 de Outubro... ou fazer chegar o seu voto à respectiva secção eleitoral por correio.

aproveito para efectuar propaganda eleitoral à "minha" Lista A:
http://todospelaarquitectura.blogspot.com/

Um abraço... sem mais considerações politicas.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Sem dúvida pauloss, deve haver mais participação, mas será que a Ordem não tem o dever de seduzir?
Isto é, será que cabe aos membros entusiasmarem-se com as questões debatidas pela Ordem, ou será que cabe à Ordem seduzir os membros a uma participação mais activa?
Por acaso, pauloss, penso que devem ser sempre os que têm os cargos eleitos que têm as obrigações, pois aos outros devem a sua situação. Ou seá que defenitivamente o Mundo virou de pernas para o ar?

Link to comment
Share on other sites

Já no outro dia, fiz uma reflexão similar, a propósito de uma certa mentalidade do nosso poder. É que aqui, neste nosso país (e não digo que não existam tb qualidades) parece que o poder é um estágio que permite "deitar a inteligência à sombra da bananeira" deixar de pensar e deixar de ter responsabilidades. Quando é diametralmente oposto o traço certo.

Gosto muito de política, mas ...

Já dizia o outro :

"Falam, Falam, mas eu não os vejo a fazer nada" :s


Pois é! Mas se isso é verdade, não é universal. Cuidado pois dizer isso pode dar a ilusão de que estamos do lado de fora. Mas a verdade já um outro dizia:

"Não falam, não vêm, não ouvem"
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Toda a gente tem de ir votar, uma classe profissional mobilizada tem maior peso político junto dos governos na altura de se tomarem decisões. E ao votarem estão a mostrar que se interessam pelo rumo da vossa carreira profissional. Votem A ou B (sinceramente, votar em Branco neste caso parece ser favorecer quem já lá está, ou seja a Lista A, para isso mais vale votar declaradamente numa das listas). Alguém sabe onde se pode ouvir o debate de hoje à tarde?

Link to comment
Share on other sites

fadadolar, ontem houve um debate na Ordem dos Arquitectos com as listas para os órgãos da secção regional sul... mas, houve também um debate ontem por volta das 18h40, antes do que já referi, na rádio clube português. Foi no programa Janela Aberta com Ana Sousa Dias. ´ Por acaso também não o ouvi, se alguem conseguir obter uma gravação disso era porreiro partilhar :D

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.