Jump to content
Arquitectura.pt


Casa construida por mim


Roni

Recommended Posts

meus caros.....

este personage tem um poste que diz o seguinte:
Lusofona

Sou caloiro da Lusofona e escolhi o curso de arquitectura.
Fiz boa opção?
Têm alguma informação do ensino em arquitectura na lusofona?


por isso não está no quinto ano muito menos na Universidade Lusiada de Famalicão.... quase que ficava embaraçado com tal porcaria.....

Link to comment
Share on other sites

Bem quanto a qualidade dos renders e verdade que o 3d architect home deluxe 8 Nao vale nada e eu que diga que gastei os meus lindos 70€ para o comprar e so o abri uma vez, a caixa e mt bonita e os renders da caixa nao foram feitos neste prog, O titulo do topico deveria ser ''Casa Projectada por Mim'' e nao ''Casa Construida por mim'', isto envolve outros conceitos a do projecto e da execuçao do mesmo. Quanto a outros programas e aconcelho 1 a tirares umas formaçoes nem que sejam em metodos construtivos, desenhador, design interiores ou Arq de interiores, dps disso sim investe nos programas que te aconselharem a usar nessas formaçoes/cursos se o curso que pretendes e Arquitectura entam Autocad, Archicad ou Revit. Quanto a coragem de por estes renders aqui e verdade nao estou aqui para te mandar abaixo mas pelo contrario como tal lanço te um desafio, cria uns renders da mesma casa posta neste topico e demonstra que tens capacidade de fazer melhor. Maiores cumprimentos João Fernandes

Link to comment
Share on other sites

  • 8 months later...

Caramba, que massacre... Pessoalmente considero ser muito mais eficaz perder um dia a fazer uma maquete (sendo um projecto de habitacao podem-se fazer maquetes numa escala maior e tirar umas boas fotografias) do que optar por um conjunto de renders com fraca (ou nenhuma) qualidade. E depois com a maquete podem-se sempre fazer umas coisas engracadas em photoshop. Eu cada vez mais tenho aversao ao fotorealismo e ao render espectacular que nao e' mais do que produzir boa imagem de algo que na maioria dos casos se refugia na qualidade do motor de render. Ja' vi vender coisas magnificas pelo jpeg que depois de edificadas se revelaram projectos mediocres. Ver projecto do Grande Museu do Cairo do Manuel Mateus, com imagens medianas e um projecto impecavel e o Central Market do Dubai pela Foster + Partners com renders fabulosos e uma proposta bastante pobre ao nivel do espaco.

Link to comment
Share on other sites

Nem o do post esta' construido, nem o do Mateus esta' construido, nem o da Foster esta' construido, tive o cuidado de referir projectos e nao obras para poder manter o devido termo de comparacao. Impecavel pela forma como o objecto se desenha a partir de uma topografia relativamente acidentada, nao se sobreponto 'a linha do horizonte que 'a distancia serve de podio para as piramides ao fundo, e impecavel tambem pela forma como a manipulacao dos patios interiores surge como artificio para conseguir iluminacao interior, para alem dos pormenores de iluminacao em aresta. Nao sou nenhum Mateus Fanboy btw...

Link to comment
Share on other sites

Eu estou no mercado de trabalho e nem sempre necessito de renders, utilizo unicamente para clientes com cultura arquitectónica inferior (ou ignorante), ou concursos de ideias. Os clientes que habitualmente procuram os serviços do atelier alem dos desenhos bidimensionais dá-se duas opções , a maqueta(s) ou o dito render (em 3d Studio Viz ou Vector Works) com animação. Eu prefiro a maqueta(s) aos renders, mas é uma opinião pessoal e consensual do atelier, apesar do "especialista" cá do estaminé não concordar, tem sempre trabalho para fazer. Concluindo 25% dos clientes preferem renders, 55% a maqueta(s) e -+ 20% só os desenhos bidimensionais (esta ultima opção é escolhida por vezes devido aos custos dos projectos). Portanto depende do tipo de clientes que tenham, mas convém ter sempre alguem por perto que saiba fazer "um bom render, daqueles com ferraris e meninas bonitas para compor a coisa!"XD

Link to comment
Share on other sites

ó |||ARK||| Sou aluno tens razão... mas podias responder directamente à minha pergunta e deixar-te de rodeios?

Os ateliês de topo, recorrem invariavelmente ao render como ferramenta de trabalho, pode não ser a todo o exemplo, mas é na maior parte... para mim, é tão somente uma questão de sentido de realidade, as maquetes não simulam o produto final com a mesma acuidade de um render/video fotorealista. Acho que a maqueta enquanto ferramenta de trabalho é utilizável, de resto qualquer esboço/perspectiva rigorosas ou renders são a melhor opção para o produto final.

P.S.

É a discussão mais velha do fórum.
Link to comment
Share on other sites

Eu percebo, como vos percebo... eu há uns anos atrás, também não sabia fazer renders e na minha doce ignorância, dizia " a mania dos renders".


Por acaso sei do que estou a falar. Aliás se não soubesse nem perdia tempo neste fórum (...) O que acho é que os renders devem ser, única e simplesmente, um elemento para vender o produto final.
Link to comment
Share on other sites

na minha opiniao tem tudo a ver com a natureza do projecto maquetes: teem uma natureza de desenvolvimento de trabalho, podem ser usadas para desenvolver projectos com programas simples, ou com grande relevancia urbana, num projecto grande pode ser util uma maquete com caracter final para que os novos intervenientes no projecto tenham uma nocao mais rapida do mesmo. Como contras teem o custo (tanto em tempo como financeiro), e o facto de ocuparem muito espaco. Modelos e renders 3D: sao optimos para promocao comercial, e podem ser muito uteis para testar materiais e compreender as sombras, e barato se nao se entrar no fotorealismo, nao ocupam espaco e sao "facilmente modificaveis". basicamente, tudo depende do cliente, obra e utilizador final, mas nao tem que ter a ver directamente com a qualidade da arquitectura.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.