Jump to content
Arquitectura.pt


Um pouco preocupado !


João VC

Recommended Posts

Boas noites! Penso que não é este o forum mais adequado para postar a minha duvida, mas acho que sinceramente é onde posso obter respostas mais crediveis. Venho a contar um pouco da minha situação, de modo a obter respostas!Então é o seguinte, este ano acabei o ensino secundario, com media de secundario de 14,3 e 16 na minha especifica (economia). Mas a historia começa bem antes do ensino secundario, mais exactamente no 9º ano de escolaridade. Cresci numa familia de pessoas que sempre gostaram de artes, mas nunca quiseram fazer da arte vida. A minha mãe é engenheira civil, mas sempre teve muito gosto por pintura, o meu pai, gestor, sempre manteve um grande gosto por pintura, até que decorou o quarto dele apenas com quadros pintados por ele, e o meu avô, é capaz de ser o pintor que eu mais admiro. Passei muito tempo da minha infancia com ele num atelier, a observa-lo a desenhar, todos os quadros que estão em casas da minha familia paternal são todos da autoria do meu avô, já fez muitas exposições, e hoje reformado, ocupa o seu tempo inteiramente com pintura, elabora pequenos objectos como espingardas em escala muito reduzida, barcos, pequenas obras de arte! Sempre gostei muito de desenhar, sempre tive uma imaginação muito grande e o meu proprio avô disse que eu sempre tive geito para o desenho. Aparte disso, começa a historia na vida escolar. Onde eu acho que errei, foi no 9º ano, tinha a escolha 4 agrupamentos (1º ciencias naturais, 2º artes, 3º economia, 4º humanidades), e escolhi economia (muito eu bati com a cabeça a tentar escolher entre artes e econimia). Tomei gosto au estudo e esqueci um pouco, mas agora que acabei o secundario e comecei a preencher o papel de candidatura pensei no curso de arquitectura. Obviamente que não tenho acesso a nenhuma faculdade do estado pois todas pedem DGD, disciplina que eu nunca fiz. Por motivos pessoais não consegui fazer exame da 1º fase de Matemática, e não obtive boa nota no exame de 2º (mais exactamente, um 13), logo candidatei-me a ensino publico nos cursos de gestão, e para não correr riscos (apesar de ter uma media que me possibilita entrar em 2a fase no curso de gestão sem qualquer problema) fui visitar uma privada. Fui a faculdade Lusiada em lisboa, e podia escolher 3 cursos. Apenas escolhi Gestão e Arquitectura. Como pude utilizar Português, vou ficar colocado nos dois cursos. Esta é a minha historia, agora a minha preocupação... Sempre gostei de Arquitectura, é um curso que me desperta muito interesse... Não so pelo curso em si, mas sim pelas saidas profissionais, deve ser um trablado calmo e muito interssante...Mas será que o facto de não ter estado em contacto com nenhuma disciplina de artes no ensino secundario me vai causar problemas? Por ultimo, o curso de Arquitectura na Lusiada é reconhecido pela Ordem? É um curso fiavel?Sempre tive o caprixo do que o que é privado não presta em termos de ensino, mas agora vejo-me a optar, ou entro no ensino publico em gestão e posso ficar a lamentar-me por não ter escolhido arquitectura, ou entrar na privada e poder ter acesso a um dos unicos cursos que me desperta interesse... Longo texto, alguns erros provavelmente, mas já estou um pouco cansado :)! Cumprimentos e desde já agradecimentos :x

Link to comment
Share on other sites

Olá João.

Quanto à escolha do agrupamento e de seguida a escolha do curso, não é motivo para te preocupares.
Eu andei em cientifico-natural. Não tive DGD até ao 12ºano e durante o mesmo apenas tive oportunidade de ter explicações e fiz o exame e passei com uma nota bastante razoável. No entanto, o que aprendi em DGD não me ajudou muito na cadeira de Geometria, porque a matéria não era a mesma, de todo.
Também não tive as respectivas disciplinas de desenho e história de arte e teoria do design, etc.
E não foi essa "falta de preparação" que me pode ter limitado na aprendizagem e execução das cadeiras.
Fiz todas as cadeiras, e o ano correu até bastante bem. Posso até dizer, não como forma de me elogiar, mas fui dos melhores na cadeira de desenho e projecto, e nunca me tinha posto a desenhar nada na vida.
Essa não será uma desculpa para não seguires o que queres para o teu futuro. Com gosto tudo se faz.

Quanto à Lusiada e a sua creditação na ordem. Todos os cursos de arquitectura do país estão actualmente acreditados pela ordem, e a Lusiada já tem desde o ano passado incluido o processo de Bolonha.
Para mais informações consulta o site www.lis.ulusiada.pt
Têm saído grandes arquitectos das univ. Lusiada, incluindo prémios de concursos nacionais e internacionais.
Agora a decisão é tua.
Mas aviso-te já que o curso de Gestão não tem rigorosamente nada que ver com o curso de Arquitectura, em nenhum aspecto.
Não terás tanto tempo para ir as festas e viver a vida académica, indo para arquitectura, como terias em Gestão. :)
Boas escolhas

Link to comment
Share on other sites

Sempre gostei de Arquitectura, é um curso que me desperta muito interesse... Não so pelo curso em si, mas sim pelas saidas profissionais, deve ser um trablado calmo e muito interssante...Mas será que o facto de não ter estado em contacto com nenhuma disciplina de artes no ensino secundario me vai causar problemas?


Salientando um pequeno ponto do teu discurso... há muitas alturas em que de calmo tem muito pouco, mas mesmo nessas alturas tem muito de interessante, noutras inverte-se e o interesse perde-se face àquilo que é necessário fazer...

Gestão e Arquitectura são muito diferentes, completamente diferentes (arrisco-me a dizer), mas só tu poderás saber aquilo que é melhor para ti... como disse o
João Neves, não deixes que o teu precurso académico seja de alguma forma um entrave ao teu possível futuro :)

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Olá João.

Quanto à escolha do agrupamento e de seguida a escolha do curso, não é motivo para te preocupares.
Eu andei em cientifico-natural. Não tive DGD até ao 12ºano e durante o mesmo apenas tive oportunidade de ter explicações e fiz o exame e passei com uma nota bastante razoável. No entanto, o que aprendi em DGD não me ajudou muito na cadeira de Geometria, porque a matéria não era a mesma, de todo.
Também não tive as respectivas disciplinas de desenho e história de arte e teoria do design, etc.
E não foi essa "falta de preparação" que me pode ter limitado na aprendizagem e execução das cadeiras.
Fiz todas as cadeiras, e o ano correu até bastante bem. Posso até dizer, não como forma de me elogiar, mas fui dos melhores na cadeira de desenho e projecto, e nunca me tinha posto a desenhar nada na vida.
Essa não será uma desculpa para não seguires o que queres para o teu futuro. Com gosto tudo se faz.

Quanto à Lusiada e a sua creditação na ordem. Todos os cursos de arquitectura do país estão actualmente acreditados pela ordem, e a Lusiada já tem desde o ano passado incluido o processo de Bolonha.
Para mais informações consulta o site www.lis.ulusiada.pt
Têm saído grandes arquitectos das univ. Lusiada, incluindo prémios de concursos nacionais e internacionais.
Agora a decisão é tua.
Mas aviso-te já que o curso de Gestão não tem rigorosamente nada que ver com o curso de Arquitectura, em nenhum aspecto.
Não terás tanto tempo para ir as festas e viver a vida académica, indo para arquitectura, como terias em Gestão. :x
Boas escolhas


era esta a resposta que eu queria ouvir :) Desde já, muito obrigado, estou decidido!
Link to comment
Share on other sites

olá. Assim como disse o joaoneves, acho que te deves guiar exclusivamente por aquilo que gostas. Se tens essa paixão pela arquitectura, então experimenta! nunca é tarde demais para decidir rumos opostos... e depois tb se nao gostares do curso, sempre podes mudar!! :)

Link to comment
Share on other sites

Li o texto e sendo aluno do Secundario fiquei com uma dúvida... Entras-te para a Lusiada de Lisboa em Arquitectura com média de 14,3...? A média da Lusiada nao e qualquer coisa como 18,4... :s...?



...andas um pouco confuso... :s

As privadas não têm media de entrada. As públicas têm. Pois as vagas nas públicas são em número muito menor do que nas privadas. Para teres um ideia, no ISCTE são cerca de 30 vagas por ano. Na Lusiada de Lisboa são cerca de 400.
Convém que te vás informar melhor.
Qualquer dúvida apita que o pessoal ajuda.
Abraço
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.