Jump to content
Arquitectura.pt

Uma surpresa nas médias...

_egp

Recommended Posts

A minha primeira opção: IST. Média do último candidato (usualmente): 155. A minha média de candidatura: 168. A média do último colocado este ano: 170. »»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»» A minha segunda opção: FAUTL. Média do último candidato (usualmente): 180 ou superior. A minha média de candidatura: 168. A média do último colocado este ano: 170. »»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»» A minha terceira opção: ISCTE. Média do último candidato no ano passado: 170. A minha média de candidatura: 171. A média do último colocado este ano: 175. »»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»» :nerd::censura::armed4::bash2::armed2::chock2: :lord: :shock2::horrible::bash4::hehe:, que é como quem diz, estou um pouco sem reacção... Entrei na 4ª Opção, que foi Arquitectura Paisagista no ISA. Por acaso até cheguei a considerar colocá-la como 1ª Opção, mas de facto gostava de ter uma preparação numa área mais versátil e que me desse aso a vários tipos de projecto porque, apesar de adorar paisagismo, também gostava de projectar edifícios e tudo o mais... De maneira que estou muito indeciso... Até porque ouvi falar na Universidade Lusíada e nas bolsas, atribuíveis a quem tenha média superior a 160... Que situação estranha... Sei que vocês, tal com eu, também não hão-de ter grandes comentários... Ou hão-de dizer que eu devia seguir o que mais gosto... Mas enfim... Há alguém aqui da Lusíada? Os que não são... O que fariam nesta situação estúpida?

Boa tarde,
Bem eu sou da lusiada :)
A Bolsa de Merito Universidade Lusiada é dada a quem tiver media de secundario superior a 16
Julgo que é apenas valida no primeiro ano, para manter a bolsa dentro da universidade é preciso manter a media de 16 dentro dela mesma

1. O prémio de Mérito Lusíada consiste na atribuição de isenção total de propinas de frequência e destina-se a apoiar os alunos melhor classificados, nos termos do presente regulamento.

2. Será concedida isenção total de propinas de frequência no ano lectivo em que ingressem nas Universidades Lusíada, aos candidatos detentores de média de classificação igual ou superior a dezasseis valores, sem arredondamento, obtida no ensino secundário, se se tratar da primeira matrícula universitária, ou no ensino superior, se se tratar da frequência de curso que permita a inscrição numa das licenciaturas ministradas nas Universidades Lusíada.

3. Será igualmente concedida isenção total de propinas de frequência aos alunos que frequentem cursos de licenciatura ministrados nas Universidades Lusíada com classificação de média igual ou superior a dezasseis valores, sem arredondamento, desde que resultante da totalidade das disciplinas dos anos curriculares que frequentaram.

4. Para efeitos do presente regulamento, o cálculo da média será feito de forma aritmética, sem arredondamento, somando-se as classificações de todas as disciplinas de cada ano curricular frequentado pelo aluno e dividindo-se o total pelo número de disciplinas.

5. Consideram-se propinas de frequência as importâncias fixadas como mensalidades a pagar pela frequência escolar, nelas não se incluindo as importâncias pagas para o concurso de acesso, para a matrícula e inscrição nas Universidades Lusíada e para todos os demais actos académicos sujeitos a pagamento.

6. O Prémio será atribuído, sem efeito retroactivo, a partir da data da apresentação do pedido pelo Requerente.

Miguel, obrigado pela resposta. Em relação à forma como são dadas as bolsas já me tinha informado... Só não fiquei a saber se o número de bolsas é limitado, ou se é garantido que qualquer um que tenha média superior a 160 tenha direito a ela. Sabes isto?

Edward, a bolsa que a universidade Lusíada oferece aos candidatos com média superior a 16 valores, só é admitida a essa bolsa se essa média for obtida no ensino secundário, excluindo a nota do exame da disciplina específica. Portanto, dão valor apenas à media parcial (sem especifica) e não à media total.

Edward, a bolsa que a universidade Lusíada oferece aos candidatos com média superior a 16 valores, só é admitida a essa bolsa se essa média for obtida no ensino secundário, excluindo a nota do exame da disciplina específica. Portanto, dão valor apenas à media parcial (sem especifica) e não à media total.

Ah!, então é só a média do secundário sem contar com os exames das específicas?

Ainda melhor, foram os exames que baixaram a minha média... Fico então com 175... E se Educação Física não contasse até tinha 180... :)

AnaS, acho que qualquer pessoa que estivesse a par das notas «tradicionais» surpreendeu-se este ano! No IST o último aluno nunca passou dos 155, a FAUTL sempre foi a FAUTL e só era superada pela FAUP... E este ano ficaram ambas as escolas com 170...

Edward, depende tudo das equivalências às cadeiras. Se estivesses numa situação com os 3 primeiros anos concluídos a transferência era pacífica, sem equivalências... mas nesse caso acaba por depender das Universidades. Mas, de qualquer modo, não me parece que seja muito complicado, os programas são muito semelhantes em todas as Universidades. cya l8r

Edward, depende tudo das equivalências às cadeiras. Se estivesses numa situação com os 3 primeiros anos concluídos a transferência era pacífica, sem equivalências... mas nesse caso acaba por depender das Universidades. Mas, de qualquer modo, não me parece que seja muito complicado, os programas são muito semelhantes em todas as Universidades.

Pelo que já me informei, a cadeira de projecto não é equivalente na maioria universidades, daí se perder 1 ano na transferência.

Bolonha funciona para fora do país.. dentro..ainda há muito que fazer:icon13:

Olá margarida
Entrei para psicologia, contra tudo e todos... ;) lol
O que nao significa que tenha desistido da arquitectura... Ainda sou muito nova!
:x

claro! força nisso então e boa sorte :)

Pelo que já me informei, a cadeira de projecto não é equivalente na maioria universidades, daí se perder 1 ano na transferência.

joaoneves, é impressão minha ou queres mudar de faculdade? e sim...é verdade...perdes um ano caso peças transferência

margarida duarte

Mas que tipo de transferência te referes?
Mudar para uma universidade pública?

Abraços
:)

sim
Pelo que me informei com o gabinete de ingresso do ISCTE (por exemplo), disseram-me que me garantiam a equivalência a maioria das cadeiras, mas a cadeira de projecto não, o que levaria à repetição do ano.

No iscte, no ano lectivo passado, havia uma colega que tinha pedido transferência da Lusíada para o ISCTE (fez o 1º ano na L. e passou para o 2º no ISCTE), o que me estranha agora com o bolonha, terem alterado o processo de transferência e equivalências, até porque ambas as univ. já estão de acordo com o bolonha....

Viva!...

Hoje fui à Lusíada e ao IST e não me souberam informar com exactidão, tanto porque Bolonha é recente e não há um historial desse tipo de casos, como isso depende de muita coisa.

Enviei também um e-mail cuja resposta a seguir transcrevo:

Caro Edward

Poderá no fim do ano lectivo candidatar-se a uma transferência para o IST. Sobre
as equivalências, estas só são analisadas após ingresso do aluno no IST. Os
cursos não são todos necessáriamente iguais e depois é necessário que o programa
da disciplina, número de horas etc... seja coincidente.

Pode consultar o currículo do nosso curso no site do candidato na página do ISt.

Atentamente

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

:) Portanto... IST ou FAUTL ou ISCTE... Não será impossível... Mas é questão de se candidatar e ver depois as equivalências na altura... :icon_blink:

:) Portanto... IST ou FAUTL ou ISCTE... Não será impossível... Mas é questão de se candidatar e ver depois as equivalências na altura... :icon_blink:

Três faculdades, cada uma com as suas características e especificidades no plano de estudos...
Porque não fazes o primeiro ano na Lusíada e na devida altura pedes transferência? Na pior das hipóteses perdes um ano...

Abraços
:x

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.