Jump to content
Arquitectura.pt


Tinta da China


3CPO

Recommended Posts

Depois de alguns minutos de pesquisa consegue-se encontrar uma boa referência à prática da arquitectura de há alguns anos onde o desenho a tinta da china tinha um papel crucial.
Abaixo é visível um dos muitos desenhos apresentados para o Plano de pormenor da zona do Restelo (Lisboa) realizado no atelier de Nuno Teotónio Pereira.
Actualmente ainda existem algumas faculdades que ressaltam este aspecto e sublinham a importância do desenho manual nos primeiros anos do curso.

Os crescentes suportes informáticos, técnicas de fotorealismo e outros tantos tornam os desenhos a tinta da china não mais do que uma boa recordação do passado.
Teremos inevitávelmente a curto prazo um choque entre estes dois suportes, na medida em que se já se pode assistir à "computorização" dos estudantes de arquitectura.

Deixa-se em aberto mais um tema que dá que pensar...

Nuno Teotónio Pereira, Nuno Portas, João Paciência, Pedro Viana Botelho - Restelo - Blocos . Portugal - 1972-1975


http://img167.imageshack.us/img167/6351/aa160qu8.jpgLer mais...

Link to comment
Share on other sites

O que é que pretendes dizer com isto? Que vais obrigar os teus futuros alunos a perder tempo com trabalhos que não interessam nem ao menino jesus obrigando-os a desenhar com Tinta da China ou apresentar projectos com uma técnica pré-histórica? Será isso?

Link to comment
Share on other sites

Ficaste na dúvida porque a intenção não é afirmar qualquer opinião...é apenas um tema aberto a discussão... Será interessante continuar com a representação arquitectónica a tinta-da-china no primeiro ano, ou dar formação logo em cad e afins? Gostava de ouvir algumas opiniões...

Link to comment
Share on other sites

iniciei a minha aprendizagem na cadeira de projecto executando plantas, alçados e afins através do desenho manual, ao invés do desenho assitido por computador! Concordo com este passo primordial. Porque não ter conhecimento de "projectos com uma técnica pré-histórica"...ao menos não se resume ao desenho rigoroso " pixelizado ou bitmatizado" ou o que se quiser! Bem sei que "os tempos mudam" mas, ainda bem que a cadeira de Desenho ainda nao se informatizou, não vá também passar á "pré história"! :)

Link to comment
Share on other sites

Sem dúvida alguma que o papel do 'Desenho' na arquitectura nunca irá ser substituido pelo computador! Apesar de hoje já começarmos deixar a representação 2D (CAD) para passar a uma represenrtação 3D (Revit, archiCAD...) [Mas, uma proxima geração de espaço na arquitectura já anda aí! a 4ª dimensão!!! e os programas estão a começar de 'saltar cá para fora'...] o desenho não deixa de ser o principal meio de libertar a mente!! Quem se baseia nos pc's para fazer arq, arrisca-se a cair numa arquitectura 'americana' (nem toda), ou seja, uma arquitecura de AutoCAD, onde não há um esforço mental! Apesar de tudo as tecnologias ainda são limitadas, assim como o desenho o é! A utilização das 2 em conjunto e no timing certo, será sem duvida uma ferramenta invejável!! Agora, em termos de representação 'rigorosa' já ninguém vai perder tempo (e dinheiro!!) a realizar projectos a tinta da china. Mas acho que a sua aprendizagem é uma maneira de dar valor aos 'verdadeiros' desenhos de arquitectura! Pessoalmente gosto mais de um desenho á mao que a pc... Mas para quê fazer desenhos a tinta da china, quando eles são feitos no pc, impressos e copiados por cima? Na minha U há uns anos começaram a pedir as matrizes... Enfim...

Link to comment
Share on other sites

Acima de tudo, o desenho a tinta da china, lápis, ou outro qualquer meio é importante e, atrever-me-ia a dizer, essencial na aprendizagem da arquitectura... Com o desenho assistido por pc perdemos a noção das dimensões, da escala, coisa que não acontece com o papel, seja ele vegetal ou não... É importante numa primeira fase perceber-mos as dimensões e as relações de escala. Na faculdade tive 2 anos de projecto a "r#tring" e não os desperdicei como outros a simplesmente "passar por cima"... sinto mesmo que isso foi importante para mim, no meu processo pessoal de aprendizagem. Aprende-se muito neste tipo de representação, já para não falar da inigualável qualidade do desenho (quando bem feito), bastando para isso ver as mágnificas obras de FLW (os desenhos e as construções)... Essa é a razão do desenho a tinta nos primeiros anos. Dá trabalho, mas os resultados da utilização correcta do sistema de representação, acabam por valer a pena...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

O computador (CAD) por vezes limita todo um mundo de imaginação e criatividade, é uma barreira criada por um conjunto de Hardware e software...Por vezes há um bloqueio perante todo um mundo impossível de alcançar fisicamente. É facto que o papel, a "caneta" e a dita TINTA DA CHINA são sem dúvida o melhor "execício da mente". Agora um Comentário breve "Tentem desenvolver um projecto (quando digo projecto refiro-me a simples criações, desenhos, animações etc. Eu não posso falar sobre projecto de arquitectura como um "verdadeiro Arquitecto" pois, ingressei agora no curso.) começando a desenvolver esse mesmo projecto directamente no computador!!! Não é a mesma coisa, temos de partir de um esboço, de uma ideia. O computador apenas executa de uma forma simples e eficaz, projectos da mais alta qualidade. No entanto penso que será errado considerar ARTE projectos realizados neste tipo de suporte! Torna-se forma de arte alguns dos esboços que fazemos umas vezes ao "calhas", metaforicamente, dá-se a volta à imaginação na esperança de "estacionar no caos" da mente! Talvez daqui a uns anos este realidade se torne numa forma de Arte... Abraços

Link to comment
Share on other sites

Tal como ainda aprendemos calculo manual, mesmo utilizando a calculadora para os mais diversos cálculos, tem de haver uma pratica manual q.b. no desenho em Arquitectura... principalmente na idealização do mesmo.. eu faço, nomeadamente as plantas, todas a mao antes de ir po computador. Claro que nao me perco com promonores nem perfecionalismos, mas não faço como muitos que pegam logo no computador.... Dou-me bem assim :s

Link to comment
Share on other sites

Eu sirvo-me do esboço como ferramenta de projecto, porque no início "perco" sempre algum tempo a desenhar à mão plantas, pormenores interessantes, perspectivas, etc... Mas o desenho a tinta da china (no sentido de desenho rigoroso à mão) é muito mais do que isso, porque só aí percebemos e ganhamos a tarimba no que às dimensões das coisas diz respeito... O que é que adianta seres um grande arquitecto (teoria) se não tens noção da escala?

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Realmente o uso da técnica de desenho de perspectivas com tinta da china, ou tinta Nankin, que é como chamamos cá no Brasil, é importante para a formação de todo arquitecto. No primeiro ano de minha faculdade o uso da técnica de desenho a mão foi a única permitida inclusive nas matérias de projeto, e ainda hoje é pedida pelos professores. O arquiteto é um artista e deve dominar a técnica. para desenvolver o projeto um exame de manchas, rabiscos, sketchs.. são processos importantes no desenvolvimento de um bom projeto.

Link to comment
Share on other sites

Axo importante a passagem dos desenhos no 1o ano a tinta da china. axo k é preciso primeiro saber fazer á mão pra s compreender a expressão a dar ao desenho, nomeadamente as espessuras das linhas. a partir daqui é mais simples passar para o computador...primeiro o esquisso, depois o 3d final, é como uma evolução!!!abraços

Link to comment
Share on other sites

Eu não concordo em utilizar tinta da china para fazer plantas , cortes etc. Muito bem que um aluno do 1 ano tenha que aprender dar expressão ao desenho , mas agora obrigarem na entrega final passar tudo a tinta da china , acho que não. Os computadores é que são a evolução dos nossos tempos , a tinha da china é da idade da pedra , apesar que eu acho que fica mais intressante assim os projectos mas não justifica o trabalho que se tem.

Link to comment
Share on other sites

O que acontece é que te vais preocupar com o AutoCAD porque nao sabes fazer a Linha ou a espessura em vez de te preocupares com o básico, que neste caso é trabalhar o espaço... No primeiro ano deve haver uma maior preocupação com o "ABC" da arquitectura...e não com técnicas sofisticadas de representação ou desenho técnico...

Link to comment
Share on other sites

Woodward, não sei se já fizeste, se não experimenta fazer um desenho rigoroso à lapiseira (não as de minas 0,5mm) e vê se consegues dar uma expressão uniforme... Há grande exemplos de desenhos rigorosos a lápis, com aguarelas, mas é muito dificil controlar esta técnica... Na minha opinião leva muito mais tempo a aprender e controlar a lapiseira do que a r#tring...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

muito verdade André Moraes. Escolas a mais, arquitectos a mais, logo, desemprego na classe :) mas também se fosse só na nossa classe que houvesse desemprego bem ia o país. De qualquer maneira, se não estou em erro, existem prai 22 ou 23 escolas no país que, como saberás, tem cerca de 18 vezes menos população que o Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Quanto a mim a questão não se põe na quantidade de escolas e arquitectos formados nos últimos anos, se bem que a tendência não anteveja um grande futuro... Contudo acredito que se cá o país fosse "verdadeiro", onde fossem realmente os arquitectos a projectar... o mercado seria capaz de absorver todos os arquitectos e ainda sobrariam vagas para os próximos anos... São patos bravos a aproveitarem-se... São os clientes que não confiam nem acreditam nas vantagens de um arquitecto...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

aqui acontece coisa parecida... uma grande fatia do mercado (para o arquiteto que quer ganhar dinheiro) são as pessoas de classe média baixa que não contratam arquitetos por que tem o pré-conceito de achar que é luxo que não podem pagar. Alguns conhecidos estão explorando esse mercado e se dando bem, vendendo projetos simples, bonitos, funcionais e baratos para que o cidadão cumpra o seu dever de construir dentro da lei com a legalização da obra. quantidade com boa qualidade a preços módicos. Aqui na minha cidade existem os que são formados em desenho técnico que fazem projetos de casas de 1 pavimento e cobram 2 reais o metro.. enquanto arquitetos cobram 12. mas isso seria assunto para outro tópico..

Link to comment
Share on other sites

voltando ao tópico... desenho técnico sim, à mao sim, (pelo menos 1º e 1º semestre do 2º ano), mas tinta da china... não obrigado. Sou plenamente a favor do lápis, da lapiseira, do carvão... eventualmente da aguarela monocromática... agora tinta-da china, isso era trabalho para desenhador passar a limpo. O lápis permite apurar a técnica de representação, explorar o desenho técnico até aos limites. O lápis destina-se à concepção. Depois do aluno aprender a dominar os media, aí sim deve passar essa experiência acumulada, o saber para o suporte informático. O desenho manual, permite apreender outra coisa, a escala.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.