Jump to content
Arquitectura.pt


Programa Polis


Peter

Recommended Posts

pois bem... Estando a fazer um estudo sobre o impacte do Programa Polis nas Cidade Portuguesas, gostaria se possível, que os membros do fórum comentassem a situação nas vossas cidades, o que acham das intervenções que foram feitas, etc. A informação aqui debatida não terá qualquer influência nem será aproveitada para o estudo, apenas gostaria de ouvir o vosso feadback sobre o programa!

Link to comment
Share on other sites

Bem, o Polis no Porto foi um inferno... e acabadas as obras, depois de estar tudo muito bonitinho, os carros voltaram a "aderir à moda dos passeios" e as belas das lagetas de granito começaram cedo a mostrar sinais de desgaste "forçado", partindo aqui e ali, sem ninguém para as reparar...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

obrigado Connecty pelos links! vou dar uma olhada :) Dreamer, de facto esse é um problema que não afecta só o Porto. Inflizmente vê-se isso em todo o lado! Depois aqueles "mecos" deixam muito a desejar... mas como diz muita gente na arquitectura, dá ritmo às ruas...

Link to comment
Share on other sites

Eu posso falar um pouco do que se passou em Vila Real. Nesta cidade ve-se que o programa polis não passou muitas vezes do papel. Parques que não foram feitos por falta de gestão de dinheiros, outros que foram feitos e não se encontram acabados. A utilização dos materiais nos parques foi o pior que já visto, a falta de enquadramento, a falta da noção dos elementos de composição da paisagem e por ai a fora.. Algumas obras em Vila Real ainda não acabaram.......nem sei quando vão acabar. Esperamos pelo Polis 2 para que isto mude, mas tem que começar pela escolha de equipes q sejam responsáveis.. Concordo com a existência do inferno que se instalou nas obras, mas meus amigos quando se quer fazer tudo depressa e mal então vai haver sempre inferno..

Link to comment
Share on other sites

Pois, em Setúbal passou-se algo semelhante. Algumas opções não tiveram, nem vão ter, seguimento. E aquelas que tiveram, foram bastante contestadas pelo povo setubalense. Mesmo sendo o "grande" (ou não) Manuel Salgado a liderar os projectos de Arquitectura, foi tudo muito mal aceite pelo povo. Até digo mais, fizeram-se sessões de esclarecimento com debates muito acesos, na última que fui, quando indagaram o Arq.º Manuel Salgado sobre o que achava da porcaria de auditório ao ar livre que o mesmo projectou para Setúbal, este respondeu "Não gostam? Pois olhem, eu gosto muito.". Devia ser engraçado se uma pessoa fosse submetida a uma qualquer cirurgia estética, e no fim não lhe agradasse o resultado, e o cirurgião dizer o mesmo. Portanto, não gostam? Azar... paguem e não bufem...

Link to comment
Share on other sites

desculpa te ter dado trabalho. mas era a "brincar" a duvida. eu vejo isso em viana do castelo. e é daquelas coisas que mais vale estar quioeto do que mexer. nao existe alternativas, horas de pontas ha transito a mais. o relogio ja parou, por nao haver data para terminar as obras... é confuso.

Link to comment
Share on other sites

relativamente a torres vedras e à região do oeste creio ser uma zona em crescente clara expansão. começando pelos acessos a lisboa, julgo ser das poucas cidades que tem um enorme número de alternativas para entrar e sair da capital o que é sempre bom. no que diz respeito às obras que aqui foram feitas também tenho uma opinião positiva, eu próprio tiro bastante proveito delas, o parque da várzea tem uma estrutura bem definida na cidade e colmata um extremo da mesma com vias rápidas que o circundam, não esquecendo claro todo o equipamento urbano que abrange desde as crianças até aos adultos. é uma cidade onde ainda se passeia muito na rua, há um monte de ruas com comércio, pequenas igrejas e monumentos mais ou menos desconhecidos, ruas estas que foram "recentemente" alvo de obras e de um estudo de modo a integrá-las melhor na malha da cidade a partir de pequenos largos ou pátios bem arranjados e quase sempre com o equipamento necessário à sua boa utilização. claro que nem tudo são rosas, o estacionamento é reduzido (é uma das regiões onde se vendem mais automóveis no país), e cada vez mais se vêm carros em cima dos passeios. penso que nesse aspecto a cidade deveria ser alvo de uma boa reflexão e se possível intervenção claro. acho que é de mensionar também o novo arena shopping torres vedras (um dos 27 aprovados), motivo de orgulho para muitos. pois para mim é um verdadeiro atentado a uma cidade de escala reduzida como esta, e infelizmente acredito que apenas servirá para derrubar o comércio de rua. esqueci-me de mencionar todo o programa cultural, que apesar de não fazer parte da estrutura fisica todos sabemos que tem forte influência no modo como se habita uma cidade, e neste caso há um cuidade em trabalhar desde exposições, passeios, espectáculos etc... que cheguem às diversas faixas etárias.

Link to comment
Share on other sites

de facto Valter, a requalificação urbana passa pela implementação de actividades lúdicas nas cidades, é uma forma de atrair pessoas e de as "prender" à cidade... existe sem dúvida uma falta de iniciativa cultural nas cidades portuguesas, não em todas claro, mas em grande parte. no caso de Viana do Castelo, que é o meu caso de estudo, surgiu uma empresa que visa fundamentalmente promover actividades no centro histórico, mobilizando inúmeras pessoas e comerciantes. são as pessoas que revitalizam as cidades... sem elas, as obras feitas não servem para nada!

Link to comment
Share on other sites

100% de acordo peter, de nada nos serve projectar para depois os equipamentos não serem utilizados, ou mal utilizados. no meu entender esse também é um dos problemas de alguns arquitectos que desenham e desenham, mas sem pensar no simples impacto social que as suas obras vão ter; ou por outro lado metem-se a desenhar "coisas" para construir quando na realidade um simples equipamento urbano resolveria o problema. sem dúvida que é bom o surgimento de empresas como essa peter, é preciso que a população tenha uma relação mais próxima com as suas cidades, que as cidades deixem de ser "aquelas coisas com ruas que sobem e descem e lá para o meio têm umas casas para nós morarmos, de onde de manhã saímos para trabalhar e chegamos de noite para dormir". no entanto não deixo de achar triste quando mobilizações desse género tenham partido de empresas privadas e não do estado, que a meu ver deveria também ter um papel mais activo e pioneiro na divulgação cultural das nossas cidades. bem, começo a divagar... peço desculpa.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.