Jump to content
Arquitectura.pt


Friedrich Stowasser - o último hippie


m a r g a r i d a

Recommended Posts

O ÚLTIMO 'HIPPIE'


Inaugurada em 1999, mas só agora aberta à visitação pública, a Vinícola Quixote, na Califórnia, é uma das últimas obras construídas do excêntrico arquiteto F. Hundertwasser.
http-~~-//www.vivercidades.org.br/publique222/media/ultHippie_Quixote.jpg

Friedrich Stowasser (1928-2000), nasceu em Viena, na Áustria e adotou o nome artístico de 'Friedensreich [Reino da Liberdade] Hundertwasser [Cem Águas]', ao qual, mais tarde, acrescentou um terceiro apelido: 'Regentag [Dia Chuvoso]'. Artista plástico, designer e 'arquiteto' não diplomado, F. H. foi também um ativista das causas urbanas, ecológicas e políticas e, sobretudo, um pregador da Paz. Adepto de um estilo colorido e biomórfico – que hoje poderia ser classificado como 'tardo-hippie', 'anarco-surrealista', 'antimodernista-furioso', ou 'kitsch-populista' –, F. H. absorveu influências da obra de Antonio Gaudí, Egon Schiele e Gustav Klimt. Mas se autodefinia como um artista "transautomatista".

http-~~-//www.vivercidades.org.br/publique222/media/ultHippie_FHundert.jpg

Gostava de proferir aulas e conferências completamente... pelado !. Numa delas, na filial de San Francisco do mega-escritório Skidmore, Owings & Merrill, ilustrou sua tese de que os moradores deveriam ser livres para deixar suas 'marcas' nos imóveis onde viviam, sacando de uma faca e escavando, na parede da sala, o desenho de um projeto. Os anfitriões, no entanto, não gostaram nada dessa sua 'atitude' e, poucos dias depois, Hundertwasser recebeu em casa uma volumosa fatura pelos estragos causados. Em outra ocasião, foi literalmente 'ovacionado' pela platéia – com ovos, sanduíches e restos de fastfood. Costumava dizer que os arquitetos deviam deixar de lado seus egos e – ao invés de impor aos clientes suas 'visões pessoais' –, incorporar em seus projetos a criatividade dos operários que executavam as obras. Sua frase mais famosa é: "The straight line is godless" [Deus está ausente das linhas retas] !

http-~~-//www.vivercidades.org.br/publique222/media/ultHippie_Coluna.jpg

As típicas colunas de madeira da Quixote Winery,
uma 'marca registrada' dos projetos de Hundertwasser.

http-~~-//www.vivercidades.org.br/publique222/media/ultHippie_Hundert.jpg

O conjunto habitacional Hundertwasserhaus, em Viena, 1983-86,
visitador por milhões de turistas, a cada ano.

http-~~-//www.vivercidades.org.br/publique222/media/ultHippie_Incinerar.jpg

A Central de Incineração de Maishima, em Osaka, Japão, 1997-2000.

http-~~-//www.vivercidades.org.br/publique222/media/ultHippie_Waldspirale.jpg

O edifício residencial Waldspirale [Espiral Florestal], em Darmstadt, Alemanha, 1998.

http-~~-//www.vivercidades.org.br/publique222/media/ultHippie_MuseuKunst.jpg

O Museu KunstHausWien, em Viena, 1989-91.

http-~~-//www.vivercidades.org.br/publique222/media/ultHippie_CentSpitte.jpg

Central de Aquecimento do distrito de Spittelau, em Viena, 1988-92.


http-~~-//www.vivercidades.org.br/publique222/media/ultHippie_BadBlumau.jpg

O complexo termal Bad Blumau, em Oststeiermark, Alemanha, 1997.


http-~~-//www.vivercidades.org.br/publique222/media/ultHippie_Plochinen2.jpg

Edifício Hundertwasser, em Plochingen, Alemanha, 1994.

@ http://www.vivercidades.org.br

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

o tipo de arquitectura que o arquitecto carlo scarpa faz em nada pode ser comparado com as obras do arquitecto friedrich stowasser :) assim sendo, seria bom que comentasses o trabalho do mesmo, uma vez que este típico fala disso mesmo. por outro lado, poderias então abrir um outro tópico sobre o arquitecto carlo scarpa para podermos dar a nossa opinião sobre as obras do mesmo, apoiadas claro, em imagens dos seus projectos.

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Tadao Ando
Uma das especificidades de Tadao Ando é que ele não recebeu nenhuma qualificação formal (estudos universitários) para exercer Arquitectura. Tendo trabalhado como condutor de camiões e lutador de boxe, autodidacta, passou a estudar por sua conta Arquitectura, tendo viajado pela Europa e pela América do Norte para aprofundar os seus conhecimentos na área.


:)
Link to comment
Share on other sites

Ao contrário do que já foi referido neste tópico, não considero a obra do Arquitecto Hundertwasser uma 'porcaria'. Se a analisarmos atentamente e entendermos o seu contexto verificamos que defende ideias inovadoras.

Na sua obra existe sempre a procura de um espaço natural para viver... isto levou-o a experimentar formas e cores que recriam um mundo onírico, quase infantil. Nas suas realizações introduz conceitos inovadores como os telhados cobertos de vegetação e o «direito de janela», onde a criatividade poderia estar ao serviço de todos os habitantes.

Hundertwasser autoproclamava-se «médico da arquitectura» na medida em que transformava as construções existentes (que o artista considerava doentes) para dar lugar a novas formas quentes e coloridas, em perfeita harmonia com as da natureza.



Para quem não conhece a sua obra , deixo aqui uma referência bibliográfica:

http-~~-//img341.imageshack.us/img341/8193/9783822885642819537nk5.jpg

Hundertwasser's Architecture Building for Nature and Humankind: For a More Human Architecture in Harmony with Nature
# Hardcover: 317 pages
# Publisher: Taschen (30 May 1997)
# Language English
# ISBN-10: 3822885649
# ISBN-13: 978-3822885642
# Product Dimensions: 32 x 24.8 x 3 cm
# Preço: 33€

:)
Link to comment
Share on other sites

a parte do tipo de arquitectura que o arquitecto hundertwasser faz e o tipo de impacto que poderá causar, acho bastante interessante a frase que ele diz: " the straight line is godless" e embora este tipo de pensamento esteja indissoluvelmente reflectido nas suas obras, penso que daria pano para mangas... ainda para mais, tendo em conta o tipo de arquitectura que se faz em portugal e o tipo de arquitectura que desde cedo é "imposto" pelos professores. dai talvez os tipos de comentários que se fizeram :)

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Tadao Ando, mais um que não é arquitecto.... Ora bem, alguém tem de assinar os termos de responsabilidade, se não é ele alguem o faz, desde logo assinatura de favor ou entao quanto muito existe uma co-autoria daí a existência de uma empresa por trás de um nome :)

Link to comment
Share on other sites

a parte do tipo de arquitectura que o arquitecto hundertwasser faz e o tipo de impacto que poderá causar, acho bastante interessante a frase que ele diz: " the straight line is godless" e embora este tipo de pensamento esteja indissoluvelmente reflectido nas suas obras, penso que daria pano para mangas... ainda para mais, tendo em conta o tipo de arquitectura que se faz em portugal e o tipo de arquitectura que desde cedo é "imposto" pelos professores. dai talvez os tipos de comentários que se fizeram :)


Tenho um gosto e uma opinião formada absolutamente imune a modas ou imposições académicas.

É a minha opinião, e, como tal, vale o que vale.

Agora, qualquer pessoa compreenderá que o Stowasser foi um excêntrico escultor, designer, performer -aparecia nu a apregoar o não uso do autoclismo para poupar água-, ambientalista ante-litteram e tudo mais o que vocês querem; mas "arquitecto" é que não, tenham paciência!
Link to comment
Share on other sites

Tadao Ando, mais um que não é arquitecto...
Ora bem, alguém tem de assinar os termos de responsabilidade, se não é ele alguem o faz, desde logo assinatura de favor ou entao quanto muito existe uma co-autoria daí a existência de uma empresa por trás de um nome :x


Um Arquitecto que soma mais de uma centena de obras concluídas, mais de uma dezena de prémios, incluindo a Medalha Alvar Aalto, Pritzker, Medalha de Ouro do RIBA, Medalha de Ouro da AIA e ainda foi professor convidado das seguintes universidades...

1987 - Visiting Professor, Yale University
1988 - Visiting Professor, Columbia University
1990 - Visiting Professor, Harvard University
1997-present - Professor, the University of Tokyo

Será que precisa mesmo do diploma para assinar o termo de responsabilidade?
E será que também teve que assinar algum papel para poder ensinar se ele próprio não teve formação?

Dá que pensar...
:)
Link to comment
Share on other sites

|Kandinsky| a mim não dá que pensar nada!
Não estou a discutir teoria da Arquitectura mas propositos legais, como tal deixo também um quote :x

EOA

[Atribuiçoes da Ordem dos Arquitectos]
Cap I, Art 3º, Alinea :)

Admitir e certificar a inscrição dos arquitectos,
bem como conceder o respectivo título profissional;


[Membros]
Cap II, Art 5º,

1. Podem inscrever-se como membros efectivos os titulares de licenciatura ou diploma equivalente no domínio da arquitectura, reconhecido nos termos legais e do presente Estatuto.

2. Podem ainda inscrever-se na Ordem, para o efeito do exercício em Portugal da profissão de arquitecto, os nacionais de outros Estados membros da Comunidade Europeia quando titulares das habilitações académicas e profissionais requeridas legalmente para o exercício desta profissão no respectivo Estado de origem, de acordo com a Directiva n.º 85/384/cee, do Conselho, e respectivo diploma de transposição.


[Exercicio da Profissao]
Cap VI, Art 42,

1. Só os arquitectos inscritos na Ordem podem, no território nacional, usar o título profissional de arquitecto e praticar os actos próprios da profissão.
2. Para efeitos de inscrição na Ordem devem os arquitectos demonstrar possuir as capacidades e os conhecimentos descritos no artigo 3º da Directiva n.º 85/384/cee, do Conselho, e respectivo diploma de transposição.
3. Os actos próprios da profissão de arquitecto consubstanciam-se em estudos, projectos, planos e actividades de consultoria, gestão e direcção de obras, planificação, coordenação e avaliação, reportadas ao domínio da arquitectura, o qual abrange a edificação, o urbanismo, a concepção e desenho do quadro espacial da vida da população, visando a integração harmoniosa das actividades humanas no território, a valorização do património construído e do ambiente.
4. A intervenção do arquitecto é obrigatória na elaboração ou avaliação dos projectos e planos no domínio da arquitectura.

Link to comment
Share on other sites

Entao o 'rapaz' era praticante da assinatura de favor? ou era só um mero 'decorador'? :)


:icon_pistoles:

Porque eh que nao dizes que nao gostas da arquitectura dele em vez de estar com piadinhas da tanga?

Jah com o Pancho Guedes foi a mesma coisa quando ele deu uma conferencia na FAUTL... importam-se com detalhes em vez de se preocuparem em serem directos e honestos...

Escreve e assina:

Nao gosto da arquitectura dele.

Tico


Facil.
Link to comment
Share on other sites

|Kandinsky| a mim não dá que pensar nada!
Não estou a discutir teoria da Arquitectura mas propositos legais, como tal deixo também um quote :x

EOA

[Atribuiçoes da Ordem dos Arquitectos]
Cap I, Art 3º, Alinea :)


[Membros]
Cap II, Art 5º,


[Exercicio da Profissao]
Cap VI, Art 42,


Le Corbusier tambem nao era arquitecto. Mas ele foi, eh e sera o Mestre da Arquitectura Moderna e este arquitecto eh uma aberracao para os arquitectos portugueses que passam a vida a lamuriar-se no muro das lamentacoes da Ordem dos Arquitectos.
Link to comment
Share on other sites

O que se destaca neste topico eh o facto de ele nao ser arquitecto. Nao importa o conceito que ele desenvolve na arquitectura. A primeira coisa que se discute neste topico eh o facto de ele nao ser arquitecto. Ha uns anos coloquei um topico sobre ele e a primeira coisa que escreveram foi: - Ele nao eh arquitecto, eh Pintor. E assim se resume o topico. Como eh que se pode falar das ideias bastante originais deste arquitecto se em principio ele nao eh arquitecto? Alem do mais tem uma arquitectura pouco convencional... estilo Troufa Real... eh hippie... anda nu... eh Judeu... e pinta fachadas... A minha opiniao sobre este arquitecto eh a seguinte: Gosoto muito do trabalho dele. Um dos aspectos que me atrai no trabalho dele eh o facto de ele saber transformar um edificio feio numa lugar hilariante e magico dentro dos principios ecologicos. Se a arte dele fosse aplicada nos suburbios eles deixavam de ser aquele monte de construcoes, castanhas e conzentas que levam a crer ser um monte de barracas... vejo neste artista a resposta e a solucao para transformar o feio dos suburbios em Lugares fantasticos para se viver.

Link to comment
Share on other sites

Um dos aspectos que me atrai no trabalho dele eh o facto de ele saber transformar um edificio feio numa lugar hilariante e magico dentro dos principios ecologicos. Se a arte dele fosse aplicada nos suburbios eles deixavam de ser aquele monte de construcoes, castanhas e conzentas que levam a crer ser um monte de barracas... vejo neste artista a resposta e a solucao para transformar o feio dos suburbios em Lugares fantasticos para se viver.


Olha que para isto já existe a Eurodisney, a strip de Las Vegas, parte de Macau, Portugal dos Pequeninos, a praça da alimentação do Almada Fórum, ....

Santa ingenuidade....
Link to comment
Share on other sites

abaixo ao le corbusier, ao stowasser e ao tadao ando!! esses homens que decidiram brincar com a arquitectura e que nao percebem nada do assunto...realmente.. santa ingenuidade de todos aqueles que declaram o le corbusier como um dos melhores arquitectos de sempre! e o tadao ando?...aaahh seu impostor! o que andas tu a fazer? deixa a arquitectura para quem sabe (?) :)

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.