Jump to content
Arquitectura.pt


Boa idade para tirar o curso de arquitectura?


Wanna_live

Recommended Posts

Eu entrei na faculdade há dois anos (com 18 anos) e tive um ano a fazer um curso que afinal não era nada do que queria, portanto no ano seguinte mudei para arquitectura pois era o meu sonho desde pequeno. A estupidez é que desleixei-me e foram muitas mais as vezes que faltei do que as vezes que fui ás aulas e portanto não fiz nada de jeito este ano, fiz algumas cadeiras mas não fiz a essencial (arquitectura/projecto), o facto é que eu adoro arquitectura, compro livros para ler, compro dvds para ver, pesquiso na internet..enfim, interesso-me realmente, mas por parvoice não consegui empenhar-me o suficiente na faculdade para fazer a cadeira de arquitectura (que na minha opinião pelo que vi até era acessivel, o problema é que quase não fui ás aulas e não fiz nenhuma entrega) e como esta cadeira tem precedência vou ter sempre que perder um ano quer queira quer não. Agora, com 20 anos (vou fazer os 21 no proximo mes) e depois de já ter pensado muito, não vou desistir do curso pq é realmente o que quero e vou tentar MESMO empenhar-me asério este ano para fazer as cadeiras de primeiro ano que não fiz e talvez algumas de segundo ano. O que queria perguntar era a vossa opinião em relação á idade.. Se conseguir fazer tudo bem feito daqui para a frente acabo o curso com 25 anos.. é uma boa idade para acabar o curso? Já agora.. para quem já terminou o curso e exerce... era o que estavam á espera? Estão felizes com o que fazem? Muito Obrigado Pessoal :)

Link to comment
Share on other sites

Antes de mais, obrigado pelas respostas... Bruno_Rosa pois.. o problema (ou a parvoice como quiseres) é que eu sei que podia ter feito as cadeiras todas na boa, o primeiro ano pelo que vi não é assim tão dificil, basta ir ás aulas e aplicar-se como deve ser e penso que seja cessivel, e o pouco que fiz (tipo metade de uma maquete.. lol) elogiaram-me mas depois nunca mais lá fui... por estupidez mesmo, não por falta de interesse porque chegava a faltar ás aulas e dpois tava em casa a ver/ler coisas de arquitectura.. lol mas enfim. Mas de qq forma a maior parte dos profs disseram-me o mesmo "tu até tens capacidades.. não vias fazer a cadeira pq és parvo e não vens ás aulas" (nao me charamam parvo claro lol mas por outras palavras...) Eu tb tinha colegas com mais de 30 anos mas pah.. sinceramente não era o meu objectivo de vida estar na faculdade com 30 anos.. e mesmo acabr o curso com 25 já foge um bucado ao que tinha "programado" mas espero que não seja tarde e que acabe agora o curso sem perder mais anos e a gostar cada vez mais de arquitectura :) Mais uma vez, obrigado :x

Link to comment
Share on other sites

lllARKlll : quando saíste da faculdade e começaste a exercer arquitectura.. foi como estavas á espera? Por um lado, sempre tinha pensado acabar o curso com 23/24 anos. Agora se fizer tudo bem feito daqui para a frente acabo com 25 portanto por um lado fico um bucado "chateado" por pensar nisso, mas por outro.. acho que os melhores anos são talvez estes... em que ainda posso ir curtir para todo o lado e a unica responsabilidade que tenho é aplicar-me no curso que eu gosto e quero fazer.. claro que dá mt trabalho e eu ainda so vou no primeiro ano imagino que os próximo anos sejam bem mais dificeis e calculo que ainda tenha muito que trabalhar mas dá para conciliar com a diversão e o aproveitar estes anos enquanto duram :)

Link to comment
Share on other sites

Na minha opiniao qualquer idade é boa, até pessoas de maior idade podem tirar o curso. Tudo depende de como se encara a actividade escolar e o futuro. Há pessoas de idade que vão tirar cursos por satisfação pessoal e não tenho nada contra isso :) Tenho um exemplo de quem so começou a tirar o curso aos 29 e não me disse nada até hoje de ter sido má experiencia...

Link to comment
Share on other sites

Pois, eu sei que há pessoas mais velhas a tirar o curso.. mas há muitas pessoas a fazer muita coisa lol claro que se andar á procura encontro sempre alguem.. na minha turma tb haviam pelo menos dois com mais de 30 anos.. o que eu queria dizer é que eu não estou nessa situação, não trabalho nem nunca trabalhei, o meu objectivo era tirar o curso de arquitectura e depois então seguir com a minha vida... que há exemplos de pssoas com mais de 30 ou 40 anos a tirar o curso eu sei.. mas são pessoas que já têm a vida feita e decidem mais tarde tirar o cruso, não é essa a minha situação, tenho 20 anos e o que perguntei é se achavam tarde acabar o curso com 25 anos (na minha situação).. Anyway, obrigado pelas respostas :)

Link to comment
Share on other sites

Eu propunha-te a situação de procurares emprego no âmbito da arquitectura ao mesmo tempo que tiras o curso. É óbvio que é mais complicado, mas desse modo conseguias aliviar essa pressão de acabares o curso mais tarde do que o que esperavas. Eu tenho 27 e ainda estou a acabar o curso, portanto não penses que a tua situação é, de algum modo, chata. Ao arranjares um emprego agora estarás a recuperar o "terreno" que perdeste quando chumbaste o 1º ano. cya l8r

Link to comment
Share on other sites

o curso de arquitectura não tem idade para ser estudado. no meu caso e à semelhança do Vampiro, também tenho 27 e acabei agora. na minha opinião vou mais que a tempo de entrar no mundo do trabalho. só a titulo de curiosidade, na minha turma tinha dois colegas de 45 anos, em que um deles tinha a filha no 3.º ano. até que ponto não é interessante esta interligação de gerações? além disso e penso que não seja o único a pensar assim, na arquitectura estamos sempre a aprender, portanto o curso não é mais que a iniciação e a possibilidade de poder exercer legalmente.

Link to comment
Share on other sites

para alem de concordar com grande partes das opiniões aqui escritas, deixa-me lembrar te uma coisa: a média para acabar o curso é precisamente os 25 anos. é bastante complicado fazer o curso no 5/6 anos, certinhos, sem reprovar um único ano :) portanto, não estejas com "paranoias". 25 anos é um belíssima idade, tal como se fosse outra qualquer. tenta sim, preocupar-te em começares a ser mais aplicado e interessado, para que possas levar o curso a bom porto :x

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Bem, que topico engraçado :) Pois irei ( daqui a pouco ) criar um que tem um pouco a ver esta fobia da idade. Agora mesmo que te apliques a 100% tens garantias que não vais chumbar mais um ano a projecto/arquitectura ? Sinceramente até acho que é quase um insulto essa tua preocupaçao para com aquelas pessoas que nunca tiveram oportunidade de estudar e se matriculam pela 1ª vez na faculdade através do programa +23. Cumprimentos, e um conselho, deixa os livros, dvds, internet e pega em papel e num lapis.

Link to comment
Share on other sites

|||ARK||| já reparei que gostas de por em causa aquilo que eu te digo. é verdade que, supostamente, se houver trabalho e dedicação é fácil acabar o curso nos 5/6 anos previstos.. mas não te esqueças que não bastam SO esses dois factores. o curso de engenharia civil também se acaba facilmente nos anos propostos...afinal basta trabalho e dedicação, como alias em todos os cursos :) não considero que seja assim difícil como dizes, até porque tenho amigos que estão no IST a tirar precisamente engenharia civil e até agora nenhum reprovou e está tudo no 5º ano tal como eu

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

nunca disse que o nosso curso era mais difícil que o de engenharia civil. apenas referi que, para ambos é necessário esforço e trabalho. em relação a essa taxa, os meus amigos devem ser todos sobre dotados, porque dos 5 apenas 1 reprovou a uma única cadeira, creio do 3º ano. mas pronto...não estamos aqui para falar de engenharia civil, mas sim de arquitectura, alias o tópico é sobre isso mesmo :)

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.