Jump to content
Arquitectura.pt


Trofa | Habitação Unifamiliar | José Carlos Nunes de Oliveira & Paulo Costa


3CPO

Recommended Posts

  • Replies 65
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Só agora tive a oportunidade de dar uma vista de olhos neste projecto e o que me apraz dizer é que não percebo muito bem a quase obcessiva necessidade de dotar aqueles espaços todos de uma total ausência de ortogonalidade. Não estou a dizer que as habitações têm de ser ortogonais, nada disso. Mas aceito muito mais facilmente essa vertente quando ela aparece de uma forma natural, pela topografia, pelo cadastro do lote, pelo seu contexto urbano, etc, etc... neste caso não percebo o porquê. Foi um conceito formal do qual não quiseste abdicar? Se assim fosse eu iria mais longe e adoptaria o mobiliária do mesma linguagem. No entanto gosto da distribuição da moradia. Um abraço, continua o bom trabalho.

Link to comment
Share on other sites

Concordo contigo... mas pela moradia, percebe-se que estes clientes para além de terem uma mente aberta, são ambiciosos e têm dinheirinho. :)


Se tivessem dinheiro teriam escolhido outro tipo de materiais de revestimento. Os que estão são muito pobres e envelhecem mal.
Link to comment
Share on other sites

Se tivessem dinheiro teriam escolhido outro tipo de materiais de revestimento. Os que estão são muito pobres e envelhecem mal.


Tens razão, os materiais não são os melhores... de qualquer modo mandar fazer a mobilia por medida é a única maneira de contornar a linguagem adoptada...
Link to comment
Share on other sites

Eu sei q a conversa já vai longa, mas aqui fica o meu comentário para juntar à "molhada". Sem dúvida que não se percebe a falta de ortogonalidade uma vez que o contexto previa uma atitute rectilinea, mas não deixa de ser importante o esforço para chegar a esta opção e fazer com que isto funcione (se é que funciona). Eu acho que a equipa projectista deve ter chegado a um ponto de total caos na fase de projecto, mas o risco revelou-se compensatório, não deixa de ser uma peça abstracta com espacialidades bastante ricas e por acaso mora lá alguém.

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...

olá sou o José Carlos Nunes de Oliveira, ...o autor do projecto em causa,é uma casa unifamiliar (mas não título) - CASA DO CRISTO, Abelheira-Trofa 1998-2002. Encontrei aqui, há algum tempo, o meu trabalho publicado, ao fazer uma pesquisa lateral na net, pelo que agradeço aos editores, mas recomendo pelo menos o aviso prévio aos autores. Continuo achar o formato do site complexo, dificilmente consgui aceder a esta página... A TODOS SAÚDO e agradeço a critica feita, é divertido e cristalino. :gogogo: ... aproveito para deixar outras referencias minhas em anexo

Link to comment
Share on other sites

Antes de mais bem vindo José Carlos Nunes de Oliveira, é um prazer ter o próprio autor a falar da sua obra aqui no nosso espaço... As referências que apresenta são interessantes, talvez possa perder algum tempo criando tópicos sobre estas obras. Obrigado desde já...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...
  • 1 month later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.