Jump to content
Arquitectura.pt


Salario de um Meteorologista


Recommended Posts

Adoraria saber quanto ganha um meteorologista. Isto porque apesar de eles na sua maioria poderem ser incompetentes continuam a ganhar o salario deles no dia 23 de cada mes.. portanto eu gostava de saber quanto e que cada um deles ganha por mes. Mera curiosidade.:D

Link to post
Share on other sites

Penso ser um pouco injusto reclamar honorários e comparar trabalho entre profissões. Existem incompetentes em todas as profissões, como pessoas que merecem todos os cêntimos que ganham, outros que talvez mereçam bem mais. Como ninguém sabe o que é ser-se meteorologista chamar-lhes de "sortudos incompetentes" é um pouco limitador.

Link to post
Share on other sites

Realmente ele há cada discussão... Se o meteorologista tem mercado e ganha bem parabéns a todos...não faz sentido procurar nivelar isto ainda mais por baixo.... a questão não é acerca da profissão, é acerca do país mesmo! Se já tivesse concluído o meu estágio onde já estava eu... onde me pagassem o devido ordenado para aquilo que faço e só o vejo acontecer bem longe daqui. O problema da arquitectura neste país dificilmente se resolve, está totalmente intrincado num sistema abusivo de maçons e gente rica e digo sem pudor que isto só se resolve com uma revolução tal que mudasse por completo as mentalidades politicas e sociais deste país. Ainda na passada quinta feira estava numa camara municipal aqui para os lados da grande lisboa um engenheiro a barafustar porque lhe estavam a recusar a entrega do projecto...... porque lhe faltava uma colecção de desenhos (são necessárias 3) e o senhor atira: "Qualquer dia já não nos deixam assinar projectos, é uma vergonha". :D Tão insólito que tocou o caricato.

Link to post
Share on other sites

Com 1 ano de prática (a decorrer) mais 3 anos de trabalho desde o 2º ano do curso só consigo ser junior no UK, ainda assim o minimo para Junior Architect está no escalão das 28.000 a 32.000 pounds (40.000 a 45.000 Eur). Se o mereço? Every single penny... e gostava muito que mais pessoas pensassem assim e que não permitissem que o sistema lhes formate a cabeça como formata. Haver o discurso de que quando se acaba o curso, ficar a ganhar 600 euros é uma maravliha, uma verdadeira dádiva do senhor, é algo de abominável.

Link to post
Share on other sites

Oh my God... Nao perdcebi esta. Porque é que os metereologistas não podem ganhar muito dinheiro? Sim, muitas vezes as previsões são erradas... Mas ás vezes os médicos também deixam os doentes morrer, os arquitectos continuam a construir edifícios sem nexo... Mas todos ganham dinheiro.

Link to post
Share on other sites

Pois a mim interessa-me... eh preciso ver e saber o que se estah a passar... por exemplo muitos de voces sao favor de continuar a haver 500 cursos de arquitectura, que toda a gente entre na Ordem sem exames e sem estagios profissionais e depois ficamos todos no desemprego ou a ganhar mal... porem tentem ir dar aulas e verao o que se estah a passar no Ministerio da Educacao!!! Pois eh... voces nao sabem nada de nada do que se passa la fora. Soh querem saber de voces proprios quanto mais dos outros arquitecto e muito menos dos outros todos.... alguem sabe o que o Ministerio de Educacao acabou de fazer? Pois bem. FECHOU AS PORTAS!!!! Nao ha mais vagas para novos professores nem oportunidades para ter formacao profissional para poder concorrer a concursos. Eu compreendo perfeitamente e adorava que a Ordem dos Arquitecto fizesse o mesmo. Que a Ordem dos Arquitectos escolhesse entre os 12 cursos de arquitectura de Lisboa 3 cursos e impusse um numero restrito de vagas... porque ja nao sao precisos arquitectos, a Europa estah a abarrotar de arquitectos por todos os lados. Eh tempo de fechar as torneiras. Eh tempo das privadas terem um numero clausus... A Ordem devia fazer um estudo de quantos arquitectos portugal precisa dentro de xis anos e criar um numero de vagas a nivel nacional. Eh por isto e por outras que devemos comparar salarios e condicoes de trabalho e nao ficar a olhar para o umbigo como o colega Joao Pedro Silva. E mais eh por este exemplo de colega que a nossa Ordem nao tem qualquer caracter sindical. Nos, arquitectos, nao temos qualquer sindicato. Porque? A resposta esta no colega Joao Pedro Silva. Porque nao queremos saber dos outros colegas arquitectos para nada. Arquitectos e futuros arquitectos: ACORDEM!!!

Link to post
Share on other sites

Mas quem é que disse que Portugal não precisa de arquitectos, eu nem conheço assim tantos arquitectos no desemprego quanto isso (e desemprego há em todo o lado, não é exclusivo da profissão arquitecto), nunca tive mais de um mês à procura de trabalho, somos só 15000 ou 16000, comparem com o número de Engenheiros que existem em Portugal, há 20 anos eram cerca de 17000 Engenheiros inscritos na Ordem.

O nosso problema não é competição dentro da profissão, é fora da profissão, desde Eng. a desenhadores à "assinatura por favor..."

1º Ponto

Há falta de arquitectos em Portugal, principalmente nas câmaras municipais do interior.

2º Ponto

O salário de um Arquitecto no UK, está indexado a um custo de vida astronomicamente superior, há quem não repara nisso quando vem para aqui falar de salário bruto por ano.

3º Ponto

O mercado de trabalho só estará correctamente regulado quando a Arquitectura pertencer aos Arquitectos, aí deixará de haver Arquitectos no desemprego, devido ao facto de ilegitimamente roubarem um exercício da profissão que compete a um Arquitecto em exclusivo.

Link to post
Share on other sites

Pois eh... voces nao sabem nada de nada do que se passa la fora. Soh querem saber de voces proprios quanto mais dos outros arquitecto e muito menos dos outros todos.... alguem sabe o que o Ministerio de Educacao acabou de fazer?

Pois bem. FECHOU AS PORTAS!!!!

Nao ha mais vagas para novos professores nem oportunidades para ter formacao profissional para poder concorrer a concursos. Eu compreendo perfeitamente e adorava que a Ordem dos Arquitecto fizesse o mesmo.

Que a Ordem dos Arquitectos escolhesse entre os 12 cursos de arquitectura de Lisboa 3 cursos e impusse um numero restrito de vagas... porque ja nao sao precisos arquitectos, a Europa estah a abarrotar de arquitectos por todos os lados. Eh tempo de fechar as torneiras. Eh tempo das privadas terem um numero clausus...

A Ordem devia fazer um estudo de quantos arquitectos portugal precisa dentro de xis anos e criar um numero de vagas a nivel nacional. Eh por isto e por outras que devemos comparar salarios e condicoes de trabalho e nao ficar a olhar para o umbigo como o colega Joao Pedro Silva.

E mais eh por este exemplo de colega que a nossa Ordem nao tem qualquer caracter sindical. Nos, arquitectos, nao temos qualquer sindicato. Porque? A resposta esta no colega Joao Pedro Silva. Porque nao queremos saber dos outros colegas arquitectos para nada.

Arquitectos e futuros arquitectos:

ACORDEM!!!



1- para haver mais professores logicamente tem de haver mais alunos! se os alunos estao a diminuir, para quem mais professores? as escolas fecham, os professores trabalham até aos 65 anos...pois...

2- desde quando o ministerio é garantia de emprego seja para quem for?! cai na real.... formação é para aqueles que já la estão nao para aqueles que tem pretenções a entrar...pois...

3- estas alterações que agora nao agradam foram exactamente copiadas dos outros paises...por uma questao de aproximação à europa...pois...

4- talvez quando a reforma voltar para os 32 anos de serviço e 52 anos de idade, as coisas ganhem mais rotatividade e ai entao haja lugar para os mais novos...:tired:

concordo perfeitamente contigo quando dizes que deveria haver exame para entrar na ordem dos arquitectos..separar o trigo do joio!
tambem concordo quando dizes que deveria haver menos cursos de arquitectura (embora na realidade nao sejam 500 como dizes..:D sei que foi por ironia que o disseste (?)) e ainda mais quando referes os numeros clausus das privadas. embora deixa-me acrescentar que das 300 vagas que por exemplo a lusiada poem para entrada (plo menos quando eu entrei) quantos é que depois saem ao fim dos 5 anos? 300?...pois....nem por isso... metade? pois....talvez...na realidade menos de metade!bem menos...
nao esqueçamos os que desistem, os que descobrem que nao gostam, os que estao a marcar passo, os que mudam de curso, os que nao podem suportar mais os custos do curso, etc, etc...

em relação aos sindicatos....sao como os deputados: degladiam-se em praça publica mas no fim vao almoçar todos uns com os outros... achas que é algo que funciona bem? nem por isso...
hoje em dia nao vale a pena fazer parte de um sindicato. no que diz respeito aos professores (ja que falamos disso aqui) mais depressa o/a ministro/a defende os direitos dos pais (vejamos o exemplo das ferias escolares) do que os direitos dos professores....:tired:

margarida duarte

Link to post
Share on other sites

Pois a mim interessa-me... eh preciso ver e saber o que se estah a passar... por exemplo muitos de voces sao favor de continuar a haver 500 cursos de arquitectura, que toda a gente entre na Ordem sem exames e sem estagios profissionais e depois ficamos todos no desemprego ou a ganhar mal... porem tentem ir dar aulas e verao o que se estah a passar no Ministerio da Educacao!!!

Pois eh... voces nao sabem nada de nada do que se passa la fora. Soh querem saber de voces proprios quanto mais dos outros arquitecto e muito menos dos outros todos.... alguem sabe o que o Ministerio de Educacao acabou de fazer?

Pois bem. FECHOU AS PORTAS!!!!

Nao ha mais vagas para novos professores nem oportunidades para ter formacao profissional para poder concorrer a concursos. Eu compreendo perfeitamente e adorava que a Ordem dos Arquitecto fizesse o mesmo.

Que a Ordem dos Arquitectos escolhesse entre os 12 cursos de arquitectura de Lisboa 3 cursos e impusse um numero restrito de vagas... porque ja nao sao precisos arquitectos, a Europa estah a abarrotar de arquitectos por todos os lados. Eh tempo de fechar as torneiras. Eh tempo das privadas terem um numero clausus...

A Ordem devia fazer um estudo de quantos arquitectos portugal precisa dentro de xis anos e criar um numero de vagas a nivel nacional. Eh por isto e por outras que devemos comparar salarios e condicoes de trabalho e nao ficar a olhar para o umbigo como o colega Joao Pedro Silva.

E mais eh por este exemplo de colega que a nossa Ordem nao tem qualquer caracter sindical. Nos, arquitectos, nao temos qualquer sindicato. Porque? A resposta esta no colega Joao Pedro Silva. Porque nao queremos saber dos outros colegas arquitectos para nada.

Arquitectos e futuros arquitectos:

ACORDEM!!!

Calminha amigo, eu só disse que não me interessava a vida dos outros no âmbito do tópico. Tanto me faz quanto ganha um metereologista e acho bastante mesquinho cobiçar ou invejar esse salário... Se querias ganhar muito bem não vinhas para arquitectura. Obviamente preocupo-me com o futuro dos arquitectos e concordo com muito do que tem sido dito nos últimos posts. Nem que seja, já que só olho para o meu umbigo, para assegurar o meu próprio futuro.

Já agora... Antes de começar a abrir vagas para professores o ministério tem de corrigir muitos erros, assim como descongelar os aumentos de salários de quem já é professor. Pois é, os professores neste momento não estão sequer possibilitados a subir na carreira e tu preocupas-te com a abertura de mais vagas para sobrelotar mais as escolas de professores...
Link to post
Share on other sites

Antes de começar a abrir vagas para professores o ministério tem de corrigir muitos erros, assim como descongelar os aumentos de salários de quem já é professor. Pois é, os professores neste momento não estão sequer possibilitados a subir na carreira


esqueci me de referir isso tambem! agora a moda é ser professor titular! nao esquecendo que para isso é necessario estar-se no 10 escalao e somar no total 95 pontos (salvo erro) onde sao contabilizadas as faltas, o tipo de encargos que ja se teve, etc... mas claro, ironia do destino, apenas os ultimos 7 anos é que contam para contabilizar tudo isso....resultado, a maioria so conseguia juntar cerca de 89/90 pontos... (se se tiver sido um professor dito normal, daqueles que cumprem o seu trabalho, que nao faltm e fazem o percurso casa-trabalho, trabalho-casa)
ah! e juntar na mesma "categoria" professores de musica, de evt, de ginastica e do ensino especial....é uma atitude super inteligente nao haja duvida..creio que lhe chamam a categoria das artes, ou algo parecido (nao tenho a certeza do nome)

por isso....como vez....estamos mais por dentro do assunto do que aquilo que tu julgas :D

margarida duarte

Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.