Jump to content
Arquitectura.pt

Salario de um Meteorologista

Recommended Posts

Adoraria saber quanto ganha um meteorologista. Isto porque apesar de eles na sua maioria poderem ser incompetentes continuam a ganhar o salario deles no dia 23 de cada mes.. portanto eu gostava de saber quanto e que cada um deles ganha por mes. Mera curiosidade.:D

Penso ser um pouco injusto reclamar honorários e comparar trabalho entre profissões. Existem incompetentes em todas as profissões, como pessoas que merecem todos os cêntimos que ganham, outros que talvez mereçam bem mais. Como ninguém sabe o que é ser-se meteorologista chamar-lhes de "sortudos incompetentes" é um pouco limitador.

Realmente ele há cada discussão... Se o meteorologista tem mercado e ganha bem parabéns a todos...não faz sentido procurar nivelar isto ainda mais por baixo.... a questão não é acerca da profissão, é acerca do país mesmo! Se já tivesse concluído o meu estágio onde já estava eu... onde me pagassem o devido ordenado para aquilo que faço e só o vejo acontecer bem longe daqui. O problema da arquitectura neste país dificilmente se resolve, está totalmente intrincado num sistema abusivo de maçons e gente rica e digo sem pudor que isto só se resolve com uma revolução tal que mudasse por completo as mentalidades politicas e sociais deste país. Ainda na passada quinta feira estava numa camara municipal aqui para os lados da grande lisboa um engenheiro a barafustar porque lhe estavam a recusar a entrega do projecto...... porque lhe faltava uma colecção de desenhos (são necessárias 3) e o senhor atira: "Qualquer dia já não nos deixam assinar projectos, é uma vergonha". :D Tão insólito que tocou o caricato.

Com 1 ano de prática (a decorrer) mais 3 anos de trabalho desde o 2º ano do curso só consigo ser junior no UK, ainda assim o minimo para Junior Architect está no escalão das 28.000 a 32.000 pounds (40.000 a 45.000 Eur). Se o mereço? Every single penny... e gostava muito que mais pessoas pensassem assim e que não permitissem que o sistema lhes formate a cabeça como formata. Haver o discurso de que quando se acaba o curso, ficar a ganhar 600 euros é uma maravliha, uma verdadeira dádiva do senhor, é algo de abominável.

Oh my God... Nao perdcebi esta. Porque é que os metereologistas não podem ganhar muito dinheiro? Sim, muitas vezes as previsões são erradas... Mas ás vezes os médicos também deixam os doentes morrer, os arquitectos continuam a construir edifícios sem nexo... Mas todos ganham dinheiro.

Pois a mim interessa-me... eh preciso ver e saber o que se estah a passar... por exemplo muitos de voces sao favor de continuar a haver 500 cursos de arquitectura, que toda a gente entre na Ordem sem exames e sem estagios profissionais e depois ficamos todos no desemprego ou a ganhar mal... porem tentem ir dar aulas e verao o que se estah a passar no Ministerio da Educacao!!! Pois eh... voces nao sabem nada de nada do que se passa la fora. Soh querem saber de voces proprios quanto mais dos outros arquitecto e muito menos dos outros todos.... alguem sabe o que o Ministerio de Educacao acabou de fazer? Pois bem. FECHOU AS PORTAS!!!! Nao ha mais vagas para novos professores nem oportunidades para ter formacao profissional para poder concorrer a concursos. Eu compreendo perfeitamente e adorava que a Ordem dos Arquitecto fizesse o mesmo. Que a Ordem dos Arquitectos escolhesse entre os 12 cursos de arquitectura de Lisboa 3 cursos e impusse um numero restrito de vagas... porque ja nao sao precisos arquitectos, a Europa estah a abarrotar de arquitectos por todos os lados. Eh tempo de fechar as torneiras. Eh tempo das privadas terem um numero clausus... A Ordem devia fazer um estudo de quantos arquitectos portugal precisa dentro de xis anos e criar um numero de vagas a nivel nacional. Eh por isto e por outras que devemos comparar salarios e condicoes de trabalho e nao ficar a olhar para o umbigo como o colega Joao Pedro Silva. E mais eh por este exemplo de colega que a nossa Ordem nao tem qualquer caracter sindical. Nos, arquitectos, nao temos qualquer sindicato. Porque? A resposta esta no colega Joao Pedro Silva. Porque nao queremos saber dos outros colegas arquitectos para nada. Arquitectos e futuros arquitectos: ACORDEM!!!

Mas quem é que disse que Portugal não precisa de arquitectos, eu nem conheço assim tantos arquitectos no desemprego quanto isso (e desemprego há em todo o lado, não é exclusivo da profissão arquitecto), nunca tive mais de um mês à procura de trabalho, somos só 15000 ou 16000, comparem com o número de Engenheiros que existem em Portugal, há 20 anos eram cerca de 17000 Engenheiros inscritos na Ordem.

O nosso problema não é competição dentro da profissão, é fora da profissão, desde Eng. a desenhadores à "assinatura por favor..."

1º Ponto

Há falta de arquitectos em Portugal, principalmente nas câmaras municipais do interior.

2º Ponto

O salário de um Arquitecto no UK, está indexado a um custo de vida astronomicamente superior, há quem não repara nisso quando vem para aqui falar de salário bruto por ano.

3º Ponto

O mercado de trabalho só estará correctamente regulado quando a Arquitectura pertencer aos Arquitectos, aí deixará de haver Arquitectos no desemprego, devido ao facto de ilegitimamente roubarem um exercício da profissão que compete a um Arquitecto em exclusivo.

Pois eh... voces nao sabem nada de nada do que se passa la fora. Soh querem saber de voces proprios quanto mais dos outros arquitecto e muito menos dos outros todos.... alguem sabe o que o Ministerio de Educacao acabou de fazer?

Pois bem. FECHOU AS PORTAS!!!!

Nao ha mais vagas para novos professores nem oportunidades para ter formacao profissional para poder concorrer a concursos. Eu compreendo perfeitamente e adorava que a Ordem dos Arquitecto fizesse o mesmo.

Que a Ordem dos Arquitectos escolhesse entre os 12 cursos de arquitectura de Lisboa 3 cursos e impusse um numero restrito de vagas... porque ja nao sao precisos arquitectos, a Europa estah a abarrotar de arquitectos por todos os lados. Eh tempo de fechar as torneiras. Eh tempo das privadas terem um numero clausus...

A Ordem devia fazer um estudo de quantos arquitectos portugal precisa dentro de xis anos e criar um numero de vagas a nivel nacional. Eh por isto e por outras que devemos comparar salarios e condicoes de trabalho e nao ficar a olhar para o umbigo como o colega Joao Pedro Silva.

E mais eh por este exemplo de colega que a nossa Ordem nao tem qualquer caracter sindical. Nos, arquitectos, nao temos qualquer sindicato. Porque? A resposta esta no colega Joao Pedro Silva. Porque nao queremos saber dos outros colegas arquitectos para nada.

Arquitectos e futuros arquitectos:

ACORDEM!!!

1- para haver mais professores logicamente tem de haver mais alunos! se os alunos estao a diminuir, para quem mais professores? as escolas fecham, os professores trabalham até aos 65 anos...pois...

2- desde quando o ministerio é garantia de emprego seja para quem for?! cai na real.... formação é para aqueles que já la estão nao para aqueles que tem pretenções a entrar...pois...

3- estas alterações que agora nao agradam foram exactamente copiadas dos outros paises...por uma questao de aproximação à europa...pois...

4- talvez quando a reforma voltar para os 32 anos de serviço e 52 anos de idade, as coisas ganhem mais rotatividade e ai entao haja lugar para os mais novos...:tired:

concordo perfeitamente contigo quando dizes que deveria haver exame para entrar na ordem dos arquitectos..separar o trigo do joio!
tambem concordo quando dizes que deveria haver menos cursos de arquitectura (embora na realidade nao sejam 500 como dizes..:D sei que foi por ironia que o disseste (?)) e ainda mais quando referes os numeros clausus das privadas. embora deixa-me acrescentar que das 300 vagas que por exemplo a lusiada poem para entrada (plo menos quando eu entrei) quantos é que depois saem ao fim dos 5 anos? 300?...pois....nem por isso... metade? pois....talvez...na realidade menos de metade!bem menos...
nao esqueçamos os que desistem, os que descobrem que nao gostam, os que estao a marcar passo, os que mudam de curso, os que nao podem suportar mais os custos do curso, etc, etc...

em relação aos sindicatos....sao como os deputados: degladiam-se em praça publica mas no fim vao almoçar todos uns com os outros... achas que é algo que funciona bem? nem por isso...
hoje em dia nao vale a pena fazer parte de um sindicato. no que diz respeito aos professores (ja que falamos disso aqui) mais depressa o/a ministro/a defende os direitos dos pais (vejamos o exemplo das ferias escolares) do que os direitos dos professores....:tired:

margarida duarte

Pois a mim interessa-me... eh preciso ver e saber o que se estah a passar... por exemplo muitos de voces sao favor de continuar a haver 500 cursos de arquitectura, que toda a gente entre na Ordem sem exames e sem estagios profissionais e depois ficamos todos no desemprego ou a ganhar mal... porem tentem ir dar aulas e verao o que se estah a passar no Ministerio da Educacao!!!

Pois eh... voces nao sabem nada de nada do que se passa la fora. Soh querem saber de voces proprios quanto mais dos outros arquitecto e muito menos dos outros todos.... alguem sabe o que o Ministerio de Educacao acabou de fazer?

Pois bem. FECHOU AS PORTAS!!!!

Nao ha mais vagas para novos professores nem oportunidades para ter formacao profissional para poder concorrer a concursos. Eu compreendo perfeitamente e adorava que a Ordem dos Arquitecto fizesse o mesmo.

Que a Ordem dos Arquitectos escolhesse entre os 12 cursos de arquitectura de Lisboa 3 cursos e impusse um numero restrito de vagas... porque ja nao sao precisos arquitectos, a Europa estah a abarrotar de arquitectos por todos os lados. Eh tempo de fechar as torneiras. Eh tempo das privadas terem um numero clausus...

A Ordem devia fazer um estudo de quantos arquitectos portugal precisa dentro de xis anos e criar um numero de vagas a nivel nacional. Eh por isto e por outras que devemos comparar salarios e condicoes de trabalho e nao ficar a olhar para o umbigo como o colega Joao Pedro Silva.

E mais eh por este exemplo de colega que a nossa Ordem nao tem qualquer caracter sindical. Nos, arquitectos, nao temos qualquer sindicato. Porque? A resposta esta no colega Joao Pedro Silva. Porque nao queremos saber dos outros colegas arquitectos para nada.

Arquitectos e futuros arquitectos:

ACORDEM!!!

Calminha amigo, eu só disse que não me interessava a vida dos outros no âmbito do tópico. Tanto me faz quanto ganha um metereologista e acho bastante mesquinho cobiçar ou invejar esse salário... Se querias ganhar muito bem não vinhas para arquitectura. Obviamente preocupo-me com o futuro dos arquitectos e concordo com muito do que tem sido dito nos últimos posts. Nem que seja, já que só olho para o meu umbigo, para assegurar o meu próprio futuro.

Já agora... Antes de começar a abrir vagas para professores o ministério tem de corrigir muitos erros, assim como descongelar os aumentos de salários de quem já é professor. Pois é, os professores neste momento não estão sequer possibilitados a subir na carreira e tu preocupas-te com a abertura de mais vagas para sobrelotar mais as escolas de professores...

Antes de começar a abrir vagas para professores o ministério tem de corrigir muitos erros, assim como descongelar os aumentos de salários de quem já é professor. Pois é, os professores neste momento não estão sequer possibilitados a subir na carreira

esqueci me de referir isso tambem! agora a moda é ser professor titular! nao esquecendo que para isso é necessario estar-se no 10 escalao e somar no total 95 pontos (salvo erro) onde sao contabilizadas as faltas, o tipo de encargos que ja se teve, etc... mas claro, ironia do destino, apenas os ultimos 7 anos é que contam para contabilizar tudo isso....resultado, a maioria so conseguia juntar cerca de 89/90 pontos... (se se tiver sido um professor dito normal, daqueles que cumprem o seu trabalho, que nao faltm e fazem o percurso casa-trabalho, trabalho-casa)
ah! e juntar na mesma "categoria" professores de musica, de evt, de ginastica e do ensino especial....é uma atitude super inteligente nao haja duvida..creio que lhe chamam a categoria das artes, ou algo parecido (nao tenho a certeza do nome)

por isso....como vez....estamos mais por dentro do assunto do que aquilo que tu julgas :D

margarida duarte

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.