Jump to content
Arquitectura.pt


Habitação para estudantes/.Alfama


Koolhas

Recommended Posts

Olá, É de louvar este tipo de participacoes ao publicar alguns trabalhos pessoais. Volumétricamente entende-se o projecto, um pouco com as maquetes e alguns esbocos. Fiquei um pouco decepcionado com o nivel de desenvolvimento apresentado para este trabalho e penso que para um trabalho de 4 ano poderia ter ido mais além...O unico corte que colocaste também foi pouco expressivo para o entendimento do mesmo. Se tiveres mais material coloca-o para perceber melhor o projecto, fiquei bastante curioso. Abracos

Link to comment
Share on other sites

Talvez nao tenha sido eficaz na comunicação do meu projecto com as imagens que pus, certamente nao explicam bem o projecto. Este projecto basea-se na fragmentação do lugar, é mais um projecto de escala e de relação com o lugar do que outra coisa. Deu-me muito gozo fazer este projecto pois foi muito complicado resolver, porque o lugar em si é de uma forte presença historica e de cargas emocionais bastante elevada e tambem de forte inclinação do terreno.
Como este projecto é para a criação de habitação para estudantes, utilizei o conceito de fragmentação de peças onde essas peças fragmentadas seriam os quartos dos estudantes, o que permitia fazer uma "reciclagem" ou seja esses volumes poderiam ser substituidos por outros assim sucessivamente (mudam-se os tempos, mudam-se as vontades), criando uma certa dinamica no espaço e tambem criando de certa forma uma identidade individual de cada volume(quartos).
Irei acrescentar mais elementos para melhor explicação.

Imagem colocada

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 2 years later...

Deves ter cuidado a estudar mais o terreno, o pátio D. fradique, pois apesar de ser uma zona em Alfama degradada, tem muita historia e pormenores que nao resolves.... exemplo junto a um dos volumes situados a oeste, existe uma encostra gigante com 12 metros de altura, que tu nâo resolves... encosta, mas nao encosta..... e nao te esqueças de resolver os alçados das casas que estam em comfrotaçao com o Pátio, visto que fizeste uma limpeza do que lá está. algo que eu acho bem... a unica coisa que nao deves retirar de lá é o palcio que se situa a sul. Palacio Bel monte. Tenta é fazer maquetes boas, e cortes de 4 ano.... o corte está muito fraquinho... já agora se quiseres dizer, em que faculdade andas? abraços

Link to comment
Share on other sites

Para além de tudo o que já aqui foi dito, parece-me importante salientar a distância que existe entre o teu discurso e a maquete, que me parece o elemento que, dentro do do material que postaste, melhor explica o projecto. A desfragmentação e esse carácter efémero e de permanente mutação, que me parece uma ideia interessante, não está presente nos elementos que até agora apresentaste. A montagem que apresentaste é bastante curiosa e interessante. bons projectos

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Olá, espero poder ver mais deste projecto aqui, pois acho que faltam peças essenciais para a compreensão do mesmo. As peças que vi (maquete & corte), não me dizem muita coisa, por ser um projecto do 4º Ano acho que até a apresentação das primeiras ideias e conceitos deve comunicar mais, quer seja no campo de representação grafica, quer no campo teórico-conceptual. Bons projectos.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.