ninobino Posted July 19, 2007 Report Share Posted July 19, 2007 Boas ppl, isto pode parecer um pouco estranho mas tenho-me debatido com um problema, um pouco manhoso, nao consigo colocar imagens viz no 3ds (neste caso arvores e pessoas), visto ter tido isto tudo em 3d, mas cheguei a conclusão que era impossivel renderizar isto, tratando-se de uma urbanização de 40 casas, uma piscina, um balneario e um restaurante, tudo muito pesado (como podem calcular). Visto isto pensei em aligeirar os arranjos exteriores para nao aumentar o peso do ficheiro em questao, so que como nunca fiz isto desta maneira gostaria de saber se alguém me podia dar uma ajudazinha neste caso em concreto. OBRIGADO!!!!!! :icon14: :icon_pistoles:Ninobino:icon_pistoles: Link to comment Share on other sites More sharing options...
lllARKlll Posted July 19, 2007 Report Share Posted July 19, 2007 Rendariza as árvores e pessoas em Planos acultos: Aplicar num plano, com uma altura/largura igual à do objecto pretendido, duas texturas, uma a cores, outra o negativo/positivo, a primeira vai para a slot do difuse, a segunda vai para o slot do opacity (posto a 100%), o positivo/negativo corta a textura a cores, ficanda a restante parte invisível. Muito mais leve e com resultados excelentes, já que produz sombra e mantém as cores com elevado detalhe. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ninobino Posted July 19, 2007 Author Report Share Posted July 19, 2007 Mas |||ARK|||, agora estou com 2 problemas, a mancha preta nao sai e o ao renderizar aparece-me o espelho da imagem em si, por exemplo experimentei com uma arvore e aparece-me espelhada de um dos lados e a tal mancha preta nao desaparece, será pelo estilo de material que escolhi, é que nao consigo resolver a situação. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ninobino Posted July 20, 2007 Author Report Share Posted July 20, 2007 Bem apos alguma tentativa e leitura de alguns tutoriais (diga-se que são poucos), consegui fazer com nao ficassem espelhados, so que o fundo preto continua, nao consego perceber porquê. Link to comment Share on other sites More sharing options...
lllARKlll Posted July 20, 2007 Report Share Posted July 20, 2007 O Fundo preto deve desaparecer, já que o preto corta, o branco permanece, é esta a função do bitmap preto/branco no opacity. Coloca a slot difuse a ver-se no viewport. Está aqui um trabalho meu onde podemos ver este tipo de acabamento com árvores e pessoas... E anexo um tutorial que elucida bem como utilizar este método. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ninobino Posted July 20, 2007 Author Report Share Posted July 20, 2007 Obrigado |||ARK|||, mas nao consigo abrir o ficheiro que colocas-te em anexo, dá um problema de ficheiros corumpido, e estava esperançado que este tutorial me viesse ajudar é que eu ja fiz tudo e o fundo preto continua a aparecer. Link to comment Share on other sites More sharing options...
lllARKlll Posted July 20, 2007 Report Share Posted July 20, 2007 O ficheiro está bom, acabei de fazer download, descompactar para uma pasta a web page, tendo dado para visualizar o tutorial. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ricaxe Posted July 23, 2007 Report Share Posted July 23, 2007 Ajudava se explicasses , que renderizador estas a usar ex. Scanlinerender, Mentalray e que tipo de shader utilizaste. Também podes resolver o problema com RPC's são imagens bidimencionais que simulam todas as premissas do tridimensional. Desligar os layers de paredes interiores e mobiliário ajudam muito na altura de processamento de imagens (mesmo que estas não sejam visíveis o programa processa todos os poligonos). Link to comment Share on other sites More sharing options...
lllARKlll Posted July 23, 2007 Report Share Posted July 23, 2007 Eu não recomendo utilizar RPC´S a não ser que seja necessário, eu só utilizo RPC´S nos carros, já que não consigo de outra forma simular tão bem esta volumetria. Os RPC´S consomem imenso tempo de render e tornam o ficheiro demasiado pesado, imaginem uma floresta de RPC´S, coisas assim por exemplo... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ricaxe Posted July 23, 2007 Report Share Posted July 23, 2007 Eu não recomendo utilizar RPC´S a não ser que seja necessário, eu só utilizo RPC´S nos carros, já que não consigo de outra forma simular tão bem esta volumetria. Os RPC´S consomem imenso tempo de render e tornam o ficheiro demasiado pesado, imaginem uma floresta de RPC´S, coisas assim por exemplo... Estaremos a falar do mesmo... ?? Eu tenho utilizado e não me parecem pesados até pelo contrario, o unico problema dos rpc's e que por vezes as perspectivas ficam deformadas porque eles não suportam muito bem. Mas que Assing render utilizas?http://www.archvision.com/ Se fores a esse site ja diz que são óptimos para mass populate. Informa-te pode ser má configuração dos mesmos. Ate utilizo carros para as minhas animações porque desde que não apareçam grandes planos sem problema. ps. o ninobino tem razão o ficheiro da mensagem de corrompido. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ninobino Posted July 24, 2007 Author Report Share Posted July 24, 2007 Ok, eu vou tentar me safar com as imagens viz, nao estou muito a vontade com os rpc's, mas a minha duvida é quando for a fazer uma animação com as imagens viz terei uma certa dificuldae em faze-la, nao é, pois ao virar em certos sitios a camara ira apanhar somente planos e nao volumetria, como posso resolver isso com este tipo de imagens, é que eu realmente sinto uma diferença abismal no render, apesar de parecer um pouco mais plastico, mas isso é o menos. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ricaxe Posted July 24, 2007 Report Share Posted July 24, 2007 exatamente o problema e mesmo esse com os rpcs e muito simples. A sua utilização e fácil, e funcionam a 360 º. Sendo assim não sei o ke podes fazer, embora existe um comando que faz esses planos rodarem em relação a câmara, mas se deres a volta vais ver sempre o mesmo lado da imagem. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ninobino Posted July 24, 2007 Author Report Share Posted July 24, 2007 Entao Ricaxe, sabes onde posso arranjar uns tuto sobre isso, é que eu ja tentei trabalhar com eles e nao consigo, ou seja no manager tudo fixe aparecem na boa (depois de colocados na pasta rpc no c: por ex.), mas depois quando corro o plugin no max nao consigo fazer aparecer nenhum dos rpc's existentes na pasta. Eu trabalho com o max 9 32bit descarreguei o plugin do site da archvision para o max 9 32bit, por isso o plugin está certo e nao deve ser por causa disso. Se me puderes ajudar, o meu obrigado desde já. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ricaxe Posted July 24, 2007 Report Share Posted July 24, 2007 Não tenho isso instalado neste momento, mas vamos ver se logo ja te tenho isso a funcinar .. espera. Link to comment Share on other sites More sharing options...
lllARKlll Posted July 24, 2007 Report Share Posted July 24, 2007 Tentem lá o meu tutorial novamente, refiz outra vez o *.zip. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ninobino Posted July 24, 2007 Author Report Share Posted July 24, 2007 Obrigado |||ARK|||, já consegui abrir o teu tuto, muito fixe. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ricaxe Posted July 25, 2007 Report Share Posted July 25, 2007 http://www.arquitectura.pt/forum/f52/tutorial-rpc-instalar-utilizar-7214.html aqui esta Link to comment Share on other sites More sharing options...
ninobino Posted July 25, 2007 Author Report Share Posted July 25, 2007 Ricaxe, obrigado pelo teu tuto, finalmente agora ja consegui perceber a filosofia dos rpc's, muito bom mesmo e tinhas razão são muito melhores que as images viz pelo menos estou a gostar bastante do resultado final, mas olha agora queria pedir so mais um favorzinho, como é que eu consigo por a sombra nas arvores por exemplo, é que tudo ficam com sombra menos as árvores, as pesooas, etc.... Obrigado Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ricaxe Posted July 25, 2007 Report Share Posted July 25, 2007 Ricaxe, obrigado pelo teu tuto, finalmente agora ja consegui perceber a filosofia dos rpc's, muito bom mesmo e tinhas razão são muito melhores que as images viz pelo menos estou a gostar bastante do resultado final, mas olha agora queria pedir so mais um favorzinho, como é que eu consigo por a sombra nas arvores por exemplo, é que tudo ficam com sombra menos as árvores, as pesooas, etc.... Obrigado pois normalmente, e um problema pois tens que usar um prog adicional ao qual eu nunca usei, porque normalmente so uso RPCs para pessoas.http://www.archvision.com/CompanionTools.cfm tenta arranjar mais documentação, se possível diz como resolveste o problema. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ninobino Posted July 26, 2007 Author Report Share Posted July 26, 2007 Pois bem Ricaxe, so far so good, está tudo a correr muito bem (mais uma vez obrigado pela tua ajuda), só que estou a ter um certo problema com a colocação de viatura, ou seja elas inserem-se na boa, tudo muito bem, so que na hora do render, aparecem todas distorcidas, nao sei o que se passa, ainda por cima tenho dá-me um erro de path, isto porque nao quis criar o caminho para a viatura andar, já agora como é que isso funciona, é para quando fizer a animação? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ricaxe Posted July 26, 2007 Report Share Posted July 26, 2007 Como ja te tinha dito e preciso ter cuidado com grandes planos. Em relação a animação, a path cerve par determinares o caminho que a viatura vai percorrer, da para controlares mais o rpc se o seleccionares e fores ao modificador. Link to comment Share on other sites More sharing options...
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