Jump to content
Arquitectura.pt


Viz image


ninobino

Recommended Posts

Boas ppl, isto pode parecer um pouco estranho mas tenho-me debatido com um problema, um pouco manhoso, nao consigo colocar imagens viz no 3ds (neste caso arvores e pessoas), visto ter tido isto tudo em 3d, mas cheguei a conclusão que era impossivel renderizar isto, tratando-se de uma urbanização de 40 casas, uma piscina, um balneario e um restaurante, tudo muito pesado (como podem calcular). Visto isto pensei em aligeirar os arranjos exteriores para nao aumentar o peso do ficheiro em questao, so que como nunca fiz isto desta maneira gostaria de saber se alguém me podia dar uma ajudazinha neste caso em concreto. OBRIGADO!!!!!! :icon14: :icon_pistoles:Ninobino:icon_pistoles:

Link to comment
Share on other sites

Rendariza as árvores e pessoas em Planos acultos: Aplicar num plano, com uma altura/largura igual à do objecto pretendido, duas texturas, uma a cores, outra o negativo/positivo, a primeira vai para a slot do difuse, a segunda vai para o slot do opacity (posto a 100%), o positivo/negativo corta a textura a cores, ficanda a restante parte invisível. Muito mais leve e com resultados excelentes, já que produz sombra e mantém as cores com elevado detalhe.

Link to comment
Share on other sites

Mas |||ARK|||, agora estou com 2 problemas, a mancha preta nao sai e o ao renderizar aparece-me o espelho da imagem em si, por exemplo experimentei com uma arvore e aparece-me espelhada de um dos lados e a tal mancha preta nao desaparece, será pelo estilo de material que escolhi, é que nao consigo resolver a situação.

Link to comment
Share on other sites

O Fundo preto deve desaparecer, já que o preto corta, o branco permanece, é esta a função do bitmap preto/branco no opacity. Coloca a slot difuse a ver-se no viewport.

Está aqui um trabalho meu onde podemos ver este tipo de acabamento com árvores e pessoas...

E anexo um tutorial que elucida bem como utilizar este método.

Link to comment
Share on other sites

Ajudava se explicasses , que renderizador estas a usar ex. Scanlinerender, Mentalray e que tipo de shader utilizaste. Também podes resolver o problema com RPC's são imagens bidimencionais que simulam todas as premissas do tridimensional. Desligar os layers de paredes interiores e mobiliário ajudam muito na altura de processamento de imagens (mesmo que estas não sejam visíveis o programa processa todos os poligonos).

Link to comment
Share on other sites

Eu não recomendo utilizar RPC´S a não ser que seja necessário, eu só utilizo RPC´S nos carros, já que não consigo de outra forma simular tão bem esta volumetria. Os RPC´S consomem imenso tempo de render e tornam o ficheiro demasiado pesado, imaginem uma floresta de RPC´S, coisas assim por exemplo...

Link to comment
Share on other sites

Eu não recomendo utilizar RPC´S a não ser que seja necessário, eu só utilizo RPC´S nos carros, já que não consigo de outra forma simular tão bem esta volumetria. Os RPC´S consomem imenso tempo de render e tornam o ficheiro demasiado pesado, imaginem uma floresta de RPC´S, coisas assim por exemplo...


Estaremos a falar do mesmo... ?? :p
Eu tenho utilizado e não me parecem pesados até pelo contrario, o unico problema dos rpc's e que por vezes as perspectivas ficam deformadas porque eles não suportam muito bem.
Mas que Assing render utilizas?

http://www.archvision.com/

Se fores a esse site ja diz que são óptimos para mass populate.
Informa-te pode ser má configuração dos mesmos.
Ate utilizo carros para as minhas animações porque desde que não apareçam grandes planos sem problema.

ps. o ninobino tem razão o ficheiro da mensagem de corrompido.
Link to comment
Share on other sites

Ok, eu vou tentar me safar com as imagens viz, nao estou muito a vontade com os rpc's, mas a minha duvida é quando for a fazer uma animação com as imagens viz terei uma certa dificuldae em faze-la, nao é, pois ao virar em certos sitios a camara ira apanhar somente planos e nao volumetria, como posso resolver isso com este tipo de imagens, é que eu realmente sinto uma diferença abismal no render, apesar de parecer um pouco mais plastico, mas isso é o menos.

Link to comment
Share on other sites

exatamente o problema e mesmo esse com os rpcs e muito simples. A sua utilização e fácil, e funcionam a 360 º. Sendo assim não sei o ke podes fazer, embora existe um comando que faz esses planos rodarem em relação a câmara, mas se deres a volta vais ver sempre o mesmo lado da imagem.

Link to comment
Share on other sites

Entao Ricaxe,
sabes onde posso arranjar uns tuto sobre isso, é que eu ja tentei trabalhar com eles e nao consigo, ou seja no manager tudo fixe aparecem na boa (depois de colocados na pasta rpc no c: por ex.), mas depois quando corro o plugin no max nao consigo fazer aparecer nenhum dos rpc's existentes na pasta.
Eu trabalho com o max 9 32bit descarreguei o plugin do site da archvision para o max 9 32bit, por isso o plugin está certo e nao deve ser por causa disso.
Se me puderes ajudar, o meu obrigado desde já.

Link to comment
Share on other sites

Ricaxe,
obrigado pelo teu tuto, finalmente agora ja consegui perceber a filosofia dos rpc's, muito bom mesmo e tinhas razão são muito melhores que as images viz pelo menos estou a gostar bastante do resultado final, mas olha agora queria pedir so mais um favorzinho, como é que eu consigo por a sombra nas arvores por exemplo, é que tudo ficam com sombra menos as árvores, as pesooas, etc....
Obrigado
Link to comment
Share on other sites

Ricaxe,
obrigado pelo teu tuto, finalmente agora ja consegui perceber a filosofia dos rpc's, muito bom mesmo e tinhas razão são muito melhores que as images viz pelo menos estou a gostar bastante do resultado final, mas olha agora queria pedir so mais um favorzinho, como é que eu consigo por a sombra nas arvores por exemplo, é que tudo ficam com sombra menos as árvores, as pesooas, etc....
Obrigado


pois normalmente, e um problema pois tens que usar um prog adicional ao qual eu nunca usei, porque normalmente so uso RPCs para pessoas.

http://www.archvision.com/CompanionTools.cfm

tenta arranjar mais documentação, se possível diz como resolveste o problema.
Link to comment
Share on other sites

Pois bem Ricaxe,
so far so good, está tudo a correr muito bem (mais uma vez obrigado pela tua ajuda), só que estou a ter um certo problema com a colocação de viatura, ou seja elas inserem-se na boa, tudo muito bem, so que na hora do render, aparecem todas distorcidas, nao sei o que se passa, ainda por cima tenho dá-me um erro de path, isto porque nao quis criar o caminho para a viatura andar, já agora como é que isso funciona, é para quando fizer a animação?

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.