Jump to content
Arquitectura.pt


Universidade Autónoma


Recommended Posts

ola a todos.... Eu tive aqui a dar uma vista de olhos ás universidades que sao referenciadas como "duvidas" e encontram-se Lusiada lusofona Faul Faup... etc etc.... mas n vi nenhuma sobre a autónoma...... Gostaria de ouvir da parte de quem anda na autonoma o que acham dos professores, se realmente é interessante ter mestres como o Manuel Aires Mateus, Carrilho da Graça, inês Lobo..... Eu ando na universidade lusiada de lisboa e ando um pouco desapontado com a maneira como nos tratam..... quer da parte da direcçao ( n, nos ouvem...... ) quer das instalaçoes ( pessimas..... nas frequencias de projecto, que consiste na entrega das maquetes, portfolio , paineis, dêem salas minusculas para 30 maquetes)..... quer por vezes do proprio ciclo de frequencias e exames que consistem apenas em nos lixar pa n obtermos a tal media de 16..... ..... e agr, voltando ao inicio da conversa, ponderei a hipotese de vir a concluir a licenciatura na universidade lusiada e vir a fazer o mestrado na universidade autonoma, visto as 2 ja terem aderido, neste ponto, ao processo de bolonha. Entao era para perguntar o que acham da autonoma....

Link to comment
Share on other sites

Ôlá Mario Serrano, eu andei lá no meu primeiro ano, foi um ano muito bom e muito cansativo, pois quando lá estive o curso so tinha na altura ate ao 4º ano ainda nao havia o 5º pois estava no inicio...há em todos os anos do curso um a dois prof "intitulados como estrelas da arquitectura portuguesa" no meu primeiro ano tive como profs de projecto Graça dias, Flavio Barbini, Margarida Nunes, em tecnologias tive o João Santa Rita entre outros...realmente aprende-se qq coisa...o curso ocupa-te o dia todo ou seja entras de dia e so sais de la a noite. Ficas de certa parte sem vida social apenas vives aquele ambiente(Saudavel???é descutivel)...e na altura o meu conhecimento em arquitectura era nulo ou quase nulo...ainda tenho alguns colegas lá na Autonoma tambem estao a acabar o curso este ano...bem se fosse hoje com os conhecimentos que tenho nao teria saido da autonoma teria ficado lá mas tb acho positivo a minha mudança pois hoje aprendi muito arquitectura por iniciativa propria...quanto em teres profs com nomes sonantes nao sei se isso é bom ou mau...mas uma coisa eu acho ficas preso nas formas arquitectonicas desse prof. pois sei que eles nas aulas gostam muito de dizer" vejam as minhas obras sao um bom exemplo de arquitectura" será isso positivo??????Até que ponto sera bom para um estudante de arquitectura?mas por outro lado deve ser bom pois estas a aprender com alguem que ja deu provas e isso ajuda ...bem nao vou falar mais vai ao site da Autonoma e vê la a descrição do curso...é muito interessante e esta bem estruturado...abraços

Link to comment
Share on other sites

Obrigado por teres respondido á minha questao..... em relaçao aos horarios...... isso ja estou mais que calejado com a universidade lusiada.... e para quem teve ( nos 2 anos ja concluidos) as melhores notas da turma a projecto é porque n andei a brincar de todo. No entanto, o 2º ano foi um ano complicado, dormir era 3 horas se tanto por dia..... e era se dormia.... e vida social..... ja morreu á mto.... enfim... Mas indo novamente á questao da autonoma, eu tenho vindo a informar-me tanto quanto possivel, embora experiencias pessoais infelizmente n tenha conhecido nenhuma. Pelo que vejo, e agr com o lançamento do livro por parte do teu colega miguel marcelino com as piscinas do beato ( premio secil universidades), pareceu-me haver um grande empenho por parte dos professores ( carrilho da graça e ines lobo) sendo o livro lançado por esta ultima, na ordem dos arquitectos..... Acho que este exemplo de "preocupaçao" de ajudar o (actualmente arq.) miguel marcelino a chegar longe, e acredito que va conseguir, é uma preocupaçao que sinceramente n vejo por parte dos professores na universidade lusiada de lisboa ( posso estar enganado, mas é a impressao que tenho). Eu devo admitir que tenho como referencia mtos dos professores actualmente a lecionar na universidade autonoma, por isso essa ideia que referiste de que temos de "fazer á maneira de..." n explorando o nosso proprio caminho, acredito que tem um lado negativo tb, no entanto a verdade é que aquilo que eles produzem é na maioria das vezes "um exemplo a seguir". Abraços. Sera que consegues saber alguma coisa por parte das pessoas que concluiram agr o 5ºano? do que acharam...? Agradeço novamente.

Link to comment
Share on other sites


Pelo que vejo, e agr com o lançamento do livro por parte do teu colega miguel marcelino com as piscinas do beato ( premio secil universidades)

Por acaso conheço-o de vista ele nao foi meu colega de sala :p eu quando estava no 1º ele tava no 2º ano...uma coisa fixe que a Autonoma tem é que as salas estao todas juntas e tu podes ver os trabalhos dos outros anos e isso é mto bom para um estudante...afinal aprendemos em comunidade e nao isolados....
Link to comment
Share on other sites

Concordo inteiramente contigo... essa foi outro ponto que notei no outro dia que andei a andar la pela universidade autonoma.... fui la saber do workshop que iam organizar, e aproveitei pa andar la a espreitar :p Na autonoma como é uma zona fechada com corredor central. E como és capaz de saber, na lusiada, aquilo é gente a dar com um pau..... por isso o cruzar informaçao inter turmas é possivel, agr "inter anos" nada mesmo...... os professores se tiverem nas salas começam a ficar desconfiados se qualquer "estranho" entre na sala ( eu ja tentei fazer isso pa ir espreitar os trabalhos dos outros anos.... pa saber o que andam a fazer..... mas se o prof esta na sala.... mm sendo intervalo ..... começam a olhar com olhar desconfiado..... e nesse aspecto axo mal..... ás vezes cada turma vive um pouco isolada..... infelizmente! Embora vá espreitando mtas vezes as salas do 5ºano..... ( sao mais faceis de la entrar) lol Só mais uma questao.... mudaste para que universidade no 2ºano?

Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...

Olá.. eu ando na Universidade Autonoma e devo dizer... é um curso para quem gosta mesmo de arquitectura. é como o amigo Koolhas diz: "Perdes a Vida social"... mas a meu ver é absolutamente perfeito o que se ganha em termos de cultura e arquitectura. Eles são "estrelas" da arquitectura mas dou-te a minha palavra em como não é por acaso.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.